As provas públicas para obtenção do grau de mestre em educação artística, tiveram início em dezembro de 2012.
Data |
Dissertação/ Projeto / Autor |
Júri |
---|---|---|
27/12/19 |
Maria Luisa Luis Duarte |
Professor Doutor Miguel Falcão Professor Doutor Aldo Manuel Serra Passarinho Professor Doutor Leonardo Charréu |
27/12/19 |
Patrícia Margarida Mourato Videira Cotão |
Professora Doutora Teresa Maria de Sousa Santos Leite Professora Doutora Maria João Monteiro Brilhante Professor Doutor Miguel Falcão |
27/12/19 |
Projeto “Boca Aberta” do Teatro Nacional D. Maria II: Conceções e processos de criação relativos a espetáculos teatrais para a Infância |
Professora Doutora Teresa Maria de Sousa Santos Leite (presidente / ESELx) Professora Doutora Maria João Monteiro Brilhante (arguente/ Faculdade de Letras da Universidade Lisboa) Professor Doutor Miguel Falcão (orientador / ESELx) |
19/12/19 |
O teatro no percurso dos “Guardiões”: Formação interpares para professores de diferentes disciplinas Ana Luísa Alexandre da Silva Bento Miranda |
Professora Doutora Teresa Isabel Matos Pereira (presidente / ESELx) Professora Doutora Carla Maria Faria Alves Pires Antunes (arguente/ Instituto de Educação da Universidade do Minho) Professor Doutor Miguel Falcão (orientador / ESELx) |
29/07/2019 |
A metáfora da viagem para uma visão artística do currículo do ensino profissional: Experiências artísticas integradas em cursos de cuidados sociais Maria Madalena Figueira Coelho e Campos Ghira |
Miguel Falcão Paulo Pires do Vale Leonardo Charréu |
14/09/2018 |
O teatro como descodificador do espaço museológico: uma abordagem no Museu do Oriente Susana Mendes Mendonça |
Teresa Maria de Sousa Santos Leite David Santos Miguel Falcão |
11/07/2018 |
Conferência Mundial de Educação Artística (2006), dez anos depois: conceções e expectativas sobre as artes na educação e o perfil do professor de Teatro Rita Maria Bandeira Afonso Durão |
Teresa Pereira Miguel Falcão |
28/05/2018 |
O teatro como estratégia facilitadora das relações interpessoais: um projeto com jovens em risco numa casa de acolhimento Crispim Gregório Salgado Santos Rodrigues |
Miguel Falcão Teresa Maria de Sousa Santos Leite |
26/03/2018 |
Desvendar’te – Projeto de Animação Teatral com idosos: contributo para o envelhecimento ativo Laura Fernandes |
Miguel Falcão Rita Wengorovius Teresa Maria de Sousa Santos Leite |
21/12/2017 |
Lugares de memória: projeto de educação artística em contexto não formal em Alhos Vedros Sílvia da Conceição Ferreira Viola |
Miguel Falcão Mário Caeiro Cátia Sofia Tiago Duarte Rijo |
21/12/2017 |
O papel das artes plásticas no desenvolvimento da inteligência emocional em adolescentes Diogo Miguel Cordeiro Soares |
Miguel Falcão Maria Margarida Teixeira Barradas Calado José Pedro Rangel dos Santos Regatão |
20/12/2017 |
A educação artística em Portugal (2006-2016): estruturas curriculares e sistemas de apoios como espelhos das políticas educativas Ana Isabel Augusto Pires |
Teresa Maria de Sousa Santos Leite Jorge Ramos do Ó Miguel Falcão |
20/12/2017 |
Pensar a identidade: do museu à escola como experiência do tangível Ricardo José Farias Guerreiro Campos |
Miguel Falcão João Paulo Queirós Teresa Isabel Matos Pereira |
19/12/2017 |
Os museus e o público sénior: proposta de procedimentos para uma visita a um museu de arte para um público sénior de baixo nível de escolaridade Ana Lúcia de Barros Guarita |
Teresa Isabel de Matos Pereira Ana Cristina Batalha Bernardo Gama Ana Bela Figueiredo Mendes |
19/12/2017 |
Educação artística e matemática: uma experiência no 1.º ciclo do ensino básico Ana Margarida Bastos Gonçalves |
Miguel Falcão José Pedro Rangel dos Santos Regatão Silvia Raquel Carvalho de Castro |
15/11/2017 |
A tridimensionalidade nas artes plásticas em Jardim de Infância Mónica Bastos Bate |
Miguel Falcão Ana Bela Mendes Teresa Maria de Sousa Santos Leite |
18/12/2015 |
Formar o «Leitor Público»: Contributos do teatro para o desenvolvimento da leitura em voz alta Duarte Victor |
Teresa Leite Miguel Falcão Maria Helena Serôdio |
17/12/2015 |
Grandes obras, grandes artistas: Abordagem da obra de arte em jardim-de-infância, 5-6 anos Rita Rovisco |
Miguel Falcão (presidente/ ESELx) Ana Bela Mendes Teresa Pereira |
17/12/2015 |
Conceções e práticas sobre emoções no faz-de-conta em jardim-de-infância Filipa Pereira |
Teresa Leite (presidente/ ESELx) Miguel Falcão Catarina Tomás |
16/12/2015 |
O teatro como lugar de reinvenção de públicos: Conceções sobre a formação do espectador Ana Rita Nabais |
Teresa Pereira (presidente/ ESELx) Miguel Falcão Vera Amorim |
25/06/2015 |
Conceções dos professores sobre a disciplina de Interpretação do Curso Profissional de Artes do Espetáculo Alfredo Pereira Nunes |
Teresa Pereira (presidente/ ESELx) Miguel Falcão Carla Antunes |
22/12/2014 |
Centro Artístico Infantil da Fundação Calouste Gulbenkian Contributo para a Educação Artística em Portugal Dora Pacheco |
Miguel Falcão (presidente/ ESELx) Ana Bela Mendes (orientadora/ ESELx) Margarida Calado (arguente/ FBA-UL) |
22/12/2014 |
A Formação de Professores na Mostra de Teatro das Escolas de Sintra Sandra Gomes |
Teresa Leite (presidente/ ESELx) Miguel Falcão (orientador/ ESELx) Isabel Bezelga (arguente/ EA-UÉvora) |
19/12/2014 |
Programação em Artes Performativas para Idosos nos Serviços Educativos das Redes Culturais Sónia Dias |
Teresa Leite (presidente/ ESELx) Miguel Falcão (orientador/ ESELx) Eugénia Vasques (arguente/ ESTC-IPL) |
09/07/2014 |
A arte contemporânea enquanto elemento facilitador da autovalorização dos jovens perante as suas criações artísticas [especialização em artes plásticas na educação] Ana Clérigo |
Miguel Falcão (presidente/ ESELx) Ana Bela Mendes (orientadora/ ESELx) Constança Pignateli Vasconcelos (arguente/ ULusófona) |
31/01/2014 |
Ser mulher, aqui: Teatro, género, comunidade [especialização em teatro na educação] Susana Gaspar |
Teresa Leite (presidente/ ESELx) Miguel Falcão (orientador/ ESELx) Eugénia Vasques (coorientadora/ ESTC) Teresa Joaquim (arguente/ UAberta) |
20/12/2013 |
O impacto de um programa de estimulação em jogo dramático no desenvolvimento da linguagem em crianças pré-escolares [especialização em teatro na educação] Ana Pinto |
Miguel Falcão (presidente/ ESELx) João Rosa (orientador/ ESELx) João Menau (coorientador/ ESELx) Elisabete Gomes (arguente/ ESELx) |
19/12/2013 |
A Arte/Expressão Plástica numa inter-relação com a Matemática/Geometria: um projeto no Jardim de Infância [especialização em artes plásticas na educação] Cecília Guerra |
Miguel Falcão (presidente/ ESELx) Ana Bela Mendes (orientadora/ ESELx) Cristina Loureiro (coorientadora/ ESELx) Mário Kong (arguente/ FA-UL) |
18/12/2013 |
A Educação Artística e o desenvolvimento da Criatividade e Autonomia dos alunos de um curso profissional [especialização em artes plásticas na educação] Filomena Afonso |
Miguel Falcão (presidente/ ESELx) Teresa Leite (orientadora/ ESELx) Ana Bela Mendes (arguente/ ESELx) |
18/12/2013 |
Perceção da contemporaneidade pelos pré-adolescentes: o que se aprende com a obra de arte [especialização em artes plásticas na educação] Carla Pereira |
Miguel Falcão (presidente/ ESELx) Ana Bela Mendes (orientadora/ ESELx) Graça Carvalho (arguente/ ESELx) |
28/12/2012 |
O Teatro na comunidade de Torres Vedras: As práticas de criação e de fruição em torno do Grupo do Grémio Artístico Torreense [especialização em teatro na educação] Benedita Freitas |
Ana Bela Mendes (presidente/ ESELx) Miguel Falcão (orientador/ ESELx) Maria João Brilhante (arguente/ FL-UL) |
28/12/2012 |
O Teatro – Espaço de encontro de uma comunidade [especialização em teatro na educação] Cassilda Costa |
Teresa Leite (presidente/ ESELx) Miguel Falcão (orientador/ ESELx) Eugénia Vasques (arguente/ ESTC-IPL) |
20/12/2012 |
A Expressão Dramática/ Teatro no1º ciclo do ensino básico: Conceções e práticas de professores [especialização em teatro na educação] Berta Pereira |
Ana Bela Mendes (presidente/ ESELx) Teresa Leite (orientadora/ ESELx) João Menau (coorientador/ ESELx) Maria de São Pedro Lopes (arguente/ ESECS-IPLeiria) |
20/12/2012 |
As formas animadas e a criatividade [especialização em teatro na educação] Sónia Vieira |
Miguel Falcão (presidente/ ESELx) Ana Bela Mendes (orientadora/ ESELx) Maria de São Pedro Lopes (arguente/ ESECS-IPLeiria) |
19/12/2012 |
A educação do corpo na formação do ator [especialização em teatro na educação] Helena Vascon |
Miguel Falcão (presidente/ ESELx) Ana Bela Mendes (orientadora/ ESELx) Vanda Nascimento (coorientadora/ ESD-IPL) Maria João Alves (arguente/ FMH-UTL) |
18/12/2012 |
Teatro no 1º ciclo do ensino básico: Relação entre formação dos professores e práticas pedagógicas [especialização em teatro na educação] Luís António |
Ana Bela Mendes (presidente/ ESELx) Miguel Falcão (orientador/ ESELx) Teresa Leite (arguente/ ESELx) |
18/12/2012 |
O teatro de marionetas e o desenvolvimento da oralidade no 2º ciclo do ensino básico [especialização em teatro na educação] Ana Cláudio |
Teresa Leite (presidente/ ESELx) João Rosa (orientador/ ESELx) João Menau (coorientador/ ESELx) Miguel Falcão (arguente/ ESELx) |