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Sinopse

A adesão crescente dos seniores às novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e, em particular às redes sociais digitais, ao mesmo tempo que tem sido encarada como um sinal positivo de inclusão e de literacia digital, obriga as marcas a encetar um processo apurado de compreensão dos interesses, motivações e perfil desses utilizadores, tal como a desenvolver estratégias de comunicação e ligação consentâneas com as suas especificidades. Porém, existe um grande desconhecimento do segmento senior (60+, Organização Mundial de Saúde), nomeadamente no que tange à compreensão dos drivers e motivações pelos quais navegam nos social media, como interagem com as marcas, e das estratégias e processos comunicacionais que as marcas utilizam para com eles criar ligação e engagement nas redes sociais online.

Este projeto tem como objetivo geral a aferição e a compreensão das razões e drivers de engagement dos seniores para com as páginas de marcas do Facebook. Para a recolha de dados foi utilizada a netnografia, o focus group e a recolha de dados primários (posts, gostos, partilhas e comentários e reviews publicados nas páginas de marca do Facebook em análise)

 

Instituição Coordenadora

Escola Superior de Comunicação Social - ESCS/IPL

 

Equipa

Sandra Miranda (ESCS) – coordenação do projeto
Ana Cristina Antunes (ESCS)
Ana Gama (ESElx)
Ana Teresa Machado (ESCS)
Carla Rocha (ESELx)
Javier Trabadela (Faculdade de Ciências de Documentação e Comunicação, Universidade da Extremadura)
Maria Rosário Fernández Falero (Faculdade de Ciências de Documentação e Comunicação,Universidade da Extremadura)
Soledad Ruano (Faculdade de Ciências de Documentação e Comunicação, Universidade da Extremadura)
Victoria Carrillo ((Faculdade de Ciências de Documentação e Comunicação, Universidade da Extremadura)

 

Entidades Parceiras

APODEMO
Universidade Terceira Idade
LAB 40+
e restantes instituições de Ensino Superior

 

Programa | Concurso

ID&CA IPL  (junho de 2019 a junho de 2020)