Número 17
Nome(s) Comum(uns)
Sobreiro
Autor/data Carl Linnaeus (1753)
Origem Essencialmente Península Ibérica
- Classificação Científica
-
Reino: Plantae
Filo: Tracheophyta
Classe: Magnoliopsida (Angiospérmica)
Sub-classe: Magnoliidae (Dicotiledóneas)
Ordem: Fagales
Família: Fagaceae
Género: Quercus
Espécie: Quercus suber - Características gerais da espécie
-
- Dimensões: Pode crescer atá aos 15-20 metros de altura
- Espécie Perenifólia (Folhagem persistente)
- Folha simples, pequena, de cor verde-escuro na página superior e acinzentada na página inferior, com nervação peninérvea e com margens serradas ou dentadas.
- Espécie monoica, com flores unissexuais.
- Época de floração: abril/maio
- Polinização: anemófila
- Tronco: Os seus troncos são cobertos por uma casca muito espessa, leve e muito isolante, a cortiça. A cortiça obtém as suas propriedades devido à presença de grandes quantidades de suberina, um material de natureza lipídica, produzido pelas paredes celulares das células do tronco.
- Fruto: o fruto do sobreiro é uma bolota, também conhecida como glande, muito utilizada na alimentação dos porcos pretos.
- Maturação do fruto: setembro a janeiro
- Ecologia: encontra-se em montados, bosques com clima mediterrânico temperado. Esta espécie precisa de muita luz. A cortiça presente nos seus troncos, confere a esta árvore uma boa proteção contra incêndios.
- Estatuto de conservação
-
- Localização no Campus
-
- Curiosidades
-
- Em 21 de dezembro de 2011 a Assembleia da República aprovou um projeto de resolução que declarou o sobreiro como “árvore nacional” de Portugal.
- O sobreiro pode ser considerado como a árvore mais importante da floresta portuguesa: mais de um terço da área ocupada pelo sobreiro situa-se em Portugal e mais de metade da produção de cortiça é portuguesa.
- A cortiça é utilizada no fabrico de isolantes térmicos, materiais de isolamento sonoro, na produção de materiais da indústria aeronáutica, automobilística e até aeroespacial, mas sobretudo é utilizada na produção de rolhas para engarrafamento de vinhos e outros líquidos.
Ficha da planta Quercus suber | Descarregar