Skip to main content

Arte e Design

Esta linha de investigação visa integrar investigadores nos diversos âmbitos disciplinares: das Artes e do Design.

Nesta linha procura-se incentivar o desenvolvimento de projetos de investigação e intervenção das diversas áreas disciplinares envolvidas, desenvolvendo esforços conjuntos no sentido do debate e da análise de modus operandi e resultados obtidos pela adoção de novas metodologias de ensino e práticas projetuais interdisciplinares. Práticas no plano artístico, no design e na educação através da exploração de metodologias centradas e conduzidas pela ação prática – investigação baseada na prática practice based research – firmada em processos colaborativos, desenvolvida pelo diálogo interdisciplinar em contextos de educação formal, informal, geracional e culturalmente plurais.

Propõe-se por esta via, a criação de um espaço de pesquisa, ação e reflexão, que multidisciplinarmente integre as diversas áreas abrangidas pelas Artes, o Design e a Educação, nas suas grandes esferas, considerando as transversalidades entre os diversos domínios envolvidos, bem como as grandes linhas orientadoras que as norteiam, proporcionando novas ideias e caminhos futuros para futuras realidades as áreas em questão.

Pretende-se com esta linha de investigação promover a adequação, reflexão e avaliação de práticas, no sentido do seu melhoramento, considerando a natureza e as especificidades de cada uma das áreas e a sua integração nas grandes linhas orientadoras dos diversos cursos existentes na ESELx.


Currículo e Didáticas

Esta linha de investigação propõe-se integrar as equipas dos projetos de investigação que incidem sobre problemáticas relacionadas com o Currículo e as diferentes didáticas, no âmbito dos cursos de formação inicial e contínua de professores, assim como na formação de outros agentes educativos.

No âmbito desta linha, por um lado, reconhece-se a importância de projetos de investigação que promovam (a) a construção do conhecimento pedagógico; (b) o estudo das relações entre conceções e práticas de currículo e de didática, dentro da sua pluralidade e, (c) a investigação das didáticas específicas, promovendo, também, projetos que fundamentem práticas de caráter interdisciplinar que se traduzam numa abordagem integrada do currículo.

Assim, na linha de investigação Currículo e Didáticas espera-se garantir um espaço/tempo de diálogo multi-interdisciplinar que (i) reforce o trabalho desenvolvido em cada projeto, (ii) promova práticas colaborativas inter-projetos; e, (iii) incentive a criação de projetos interdisciplinares, visando uma abordagem integrada do currículo.

Nesta linha de investigação espera-se ainda a integração e o desenvolvimento de projetos sobre a supervisão das práticas pedagógicas e a reflexão crítica sobre a iniciação à prática profissional.


Educação e Desenvolvimento

Esta linha de investigação, visa a construção de conhecimento teórico e prático que apoie políticas e abordagens inovadoras e socialmente relevantes no âmbito da Educação e do Desenvolvimento. Nesta linha procura-se incentivar o desenvolvimento de projetos de investigação e intervenção nos diversos domínios da Educação e do Desenvolvimento, promovendo a sua articulação com os cursos da Escola Superior de Educação de Lisboa e com a comunidade.

A investigação desenvolvida nesta linha agrega uma diversidade de tópicos, nomeadamente: o desenvolvimento humano; desenvolvimento profissional; as políticas e organizações educativas; as dimensões da ação docente; os processos e as práticas da educação (formais e não formais); e da formação escolar e não-escolar; a diversidade e inclusão bem como na intervenção educativa, social e comunitária.

Espera-se que a investigação desenvolvida nesta linha fomente o debate e a reflexão no âmbito das várias áreas disciplinares envolvidas e promova o desenvolvimento de estudos interdisciplinares que contribuam para aprofundar e internacionalizar o conhecimento científico sobre a Educação e o Desenvolvimento.