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 A produção de conhecimento ocorre em múltiplos contextos, nos contextos científicos mais tradicionais, como os laboratórios; nos ambientes naturais e sociais, onde se desenvolve trabalho de campo; nos contextos de prática, incluindo de prática profissional, onde a referida produção de conhecimento tem usado novas, ou renovadas, técnicas e métodos de investigação e intervenção. A produção de conhecimento está atualmente não só nos laboratórios e centros de investigação, mas também nos diversificados contextos de educação, formação, intervenção social e profissional, de animação sociocultural, educação social, de mediação artística e cultural, assim como nos múltiplos contextos artísticos.

Neste 11º Encontro CIED, deseja-se equacionar, debater e disseminar reflexões e experiências de produção de conhecimento nas áreas de formação, intervenção e investigação que coexistem e interagem quotidianamente na nossa Escola, a ESELx, e na sua comunidade alargada, com quem desenvolve a sua formação e projetos. Convida-se, assim, à submissão de artigos no âmbito dos três seguintes eixos, que abarcam contextos, onde as práticas se centram respetivamente em objetivos de aprendizagem; objetivos de intervenção e objetivos culturais e artísticos.
 

  1. Produção de conhecimento em contextos de aprendizagem

A produção de conhecimento em contextos de educação e formação tem vindo a ser discutida nos últimos anos por diversas áreas científicas (Pedagogia, Psicologia, Sociologia, Ciências Sociais, Artes…). Esta produção de conhecimento está diretamente relacionada com os processos de aprendizagem realizados pelos sujeitos aprendentes em diferentes contextos, incluindo os formais (desde a valência de creche até ao ensino superior) e os não formais (bibliotecas, serviços educativos de museus, de hospitais e outros).

Pretende-se, assim, contribuir para a discussão pública da investigação realizada em torno da produção de conhecimento nos diferentes contextos de aprendizagem.

 

  1. Produção de conhecimento em contextos de intervenção social

A tarefa de construção de conhecimento sobre o mundo desafia-nos, hoje, a uma reflexão que permita não só compreender e explicar, mas, fundamentalmente, transformar. Neste processo de construção de conhecimento, problematizamos para compreender a sociedade, para construir o futuro e para ampliar expectativas, aprendendo a lidar com as incertezas e a transformá-las em oportunidades de aprendizagem.

O ato de conhecer associa-se, assim, ao ato de intervir sobre o mundo e, uma vez colocados neste, aumenta a heterogeneidade dos processos de construção de conhecimento. Neste âmbito, o conceito de construção e a forma como este é entendido, torna-se um recurso chave para o processo de produção do conhecimento.

Construir conhecimento — isto é, criar algo que não existia antes —, significa colocar em relação e em interação materiais, instrumentos, maneiras de fazer e de ver, bem como competências diversas. O conhecimento assim construído, a partir do diálogo, da crítica, do encontro de explicações e de consensos, permite refletir, questionar e integrar as posições de cada sujeito. Nesta construção, a centralidade do objeto de estudo é colocada no ser humano, nos conflitos e desafios em que este se move, objetivando a leitura crítica da realidade, a comunicação reflexiva, o questionamento, a autonomia, a democracia, a intervenção e a compreensão das relações sociais, sempre numa perspetiva de mudança.

 

  1. Produção de conhecimento em contextos culturais e artísticos

O olhar da reflexão contemporânea tem encontrado, na pluralidade de contextos artísticos e culturais, uma proliferação da ação investigativa. Estes territórios, oferecem um enorme potencial para uma pesquisa em contexto, ação e produção de conhecimento com base na práxis. A ligação às singularidades de cada contexto tem permitido práticas de investigação centradas num diagnóstico específico e na disseminação de conhecimento, em sistemas que abarcam a construção de metodologias e heurísticas próprias. Os modelos de investigação primam pela hibridez de técnicas, integrando as que bebem da essência científica e as que são próprias do desenvolvimento de processos criativos das artes e das culturas. 

O desenho de um corpo de investigação e produção, de/pela prática artística e cultural, revela a riqueza metodológica, nos processos e nos produtos gerados, construindo um corpo de conhecimento mais alargado. 

Neste eixo, convida-se à submissão de propostas de comunicação que se enquadrem em níveis de reflexão sobre produção de conhecimento em contextos culturais e artísticos diversos - espaços de mediação, museus, centros de arte, serviços educativos, residências artísticas, entre outros.

 

Contribuições

Convida-se à submissão de resumos alargados (até 1 de outubro de 2023), no âmbito dos eixos temáticos:
 

As propostas de artigos devem ser:

> Trabalhos originais;
> Redigidas em Português, Inglês ou Castelhano;
> Em formato Word;
> Máximo até 4 páginas (inclusive), incluindo todo o texto, nomeadamente referências, e figuras e tabelas, se necessário;
> Número máximo de duas submissões como 1.º autor;
> As comunicações aceites serão publicada num livro de resumos do Encontro.
> Os autores das comunicações aceites serão convidados a submeter o texto completo a uma revisão cega por pares para integrar um número da revista Da Investigação às Práticas (indexada na Scielo), do CIED, a sair em 2024.

Template Resumo -  Descarregar

Submetidas para o email: encontro.cied@gmail.com
 

Os/as autores/as das comunicações aceites serão convidados/as a submeter o texto completo a uma revisão cega por pares para publicação na revista Da Investigação às Práticas (indexada na Scielo), do CIED, a sair em 2024, em fluxo contínuo.