A ESELx foi distinguida com o 1º prémio no escalão de ensino superior do projeto/desafio Eco-Escolas 2023/24, intitulado “A Bio e Geodiversidade da Minha Escola”. Esta iniciativa é promovida pela ABAAE | Eco-Escolas, em parceria com várias organizações não governamentais, incluindo Quercus, A Rocha, Aspea, FAPAS, Geota, LPN e a Sociedade Portuguesa de Botânica.
"O trabalho apresentado é uma seleção de 8 trabalhos, a partir de um conjunto de 13 trabalhos de grupo, realizados por duas turmas do 2º ano da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), na Unidade Curricular Mundo Vivo.
A planificação do trabalho pelas docentes foi realizada no decorrer da Unidade Curricular. Partiu do trabalho já realizado no ano anterior, nomeadamente da apresentação ppt sobre Biodiversidade Urbana disponibilizada por Ana Sofia Ribeiro (Liga para a Proteção da Natureza).
As docentes desafiaram todos os os grupos das turmas a, durante três semanas, exploraram os espaços exteriores da ESELx, fotografando a sua Biodiversidade, com base no que já tinha sido trabalhado na Unidade Curricular.
Foram, então, organizadas duas aulas, para que cada turma fizesse a observação caracterização e registo de espécies. Foram mobilizadas ferramentas, como caixas de Petri, "caça bicharocos", lupas de mão e binoculares, pás e frascos. Foram também dadas indicações sobre apps de identificação de plantas e animais. Os telemóveis dos grupos foram indicados pelas docentes como úteis, não só para uso das app, mas também do GPS, máquina fotográfica e motor de busca. Os resultados de Projetos anteriores de caracterização da flora ( site e Eco-trilhos) e Fauna do Campus foram disponibilizados às turmas.
As docentes disponibilizaram, ainda, um template que continha as características que os grupos de estudantes deveriam registar, sendo também pedidas fotos e ilustrações.
Os trabalhos produzidos foram revistos e posteriormente divulgados no site da ESELx e na vitrine do Programa Eco-Escolas ESELx."