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A formação avançada em "Preparação e ensino inicial da leitura e escrita" surge no âmbito do Projeto Literacia para o 1.º ciclo proposto pela Fundação Belmiro de Azevedo em parceria com diferentes instituições de ensino superior. O projeto visa ações formativas e de investigação por forma a contribuir para uma melhor aprendizagem da leitura e escrita.

Os resultados dos estudos internacionais em que Portugal tem participado (PIRLS e PISA) mostram que embora o índice de literacia dos alunos portugueses se situe dentro da média dos demais países, nos últimos anos, o seu nível de desempenho tem vindo progressivamente a baixar. Atualmente, um em cada quatro jovens do ensino básico não alcança um nível elementar em leitura (e.g., IAVE, 2023; OCDE, 2023). Discute-se que estas dificuldades já surgem na fase inicial de aprendizagem, pois salvo muito raras exceções, nenhum aluno se torna um mau leitor apenas aos 9/10 ou aos 15 anos de idade.

Nesta ação formativa que funcionará também na modalidade de Oficina CCPFC, focam-se os aspetos da língua, do sistema de escrita, da ortografia, e os processos envolvidos na aprendizagem da leitura, cujo domínio científico se tem revelado determinante para os educadores e os professores poderem tomar opções pedagógicas mais informadas na evidência. Vários estudos têm mostrado que não só é indispensável os professores dominarem bem a língua em que vão ensinar a ler e escrever, como têm posto em evidência que uma instrução dirigida aos processos cognitivos específicos de leitura/escrita e da sua aprendizagem, e atenta aos fatores que a podem comprometer, promovem o sucesso da maioria dos estudantes e ajudam a reduzir dificuldades (e.g., nos E.U.A., NRP, 2000; no R.U., EEF, 2018, 2021; na Australia, Rowe, 2005; Castles, Rastle & Nation, 2018). Considerando também as fragilidades encontradas nos cursos de referência de formação inicial de professores quer no campo das neurociências cognitivas (Rato et al., 2023), quer na ciência da leitura e escrita (Silva et al., 2024), surge esta proposta de formação contínua, enriquecida pela participação de vários especialistas de diferentes instituições de ensino superior, ciente de que para induzir a mudança é necessário contribuir para a atualização do conhecimento científico e pedagógico dos professores com responsabilidades no ensino inicial da língua portuguesa. Este curso está acreditado como Oficina de formação pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (Ref. CCPFC/ACC-130217/24).


A coordenação na ESELx, está a cargo da Professora Otília Sousa e a Professora Isabel Leite.

 

 

Corpo Docente e Coordenação

Coordenação Científica

Joana Rato, Psicologia, FCSE-UCP
Isabel Leite, Psicologia, Universidade de Évora

Corpo Docente

Ana Cristina Silva, Psicologia, ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Ana Paula Vale, Psicologia, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)
Gina Cláudia Lemos, Psicologia, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
Isabel Leite, Psicologia, Departamento de Psicologia da Universidade de Évora e Fundação Belmiro de Azevedo
Joana Rato, Psicologia, Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem, Universidade Católica Portuguesa
Otília Sousa, Linguística, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa
São Luís Castro, Psicologia, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

Destinatários

A formação avançada em Preparação e ensino inicial da leitura e escrita trata-se de uma formação customizada de acordo com o Projeto Literacia para o 1.º ciclo, numa parceria com a Fundação Belmiro de Azevedo e outras instituições de ensino superior, cujo projeto assume duas dimensões: i) a avaliação do desempenho dos alunos na leitura e escrita nas etapas iniciais da aprendizagem (pré-escolar, 1.º e 2.º ano); e ii) a formação dos educadores e professores, cujos efeitos na aprendizagem dos seus alunos poderão ser monitorizados a partir dos resultados da avaliação dos alunos. Desta forma, a primeira edição terá como destinatários os Educadores de Infância e Professores do 1.º ciclo alocados ao presente projeto (de acordo com a seleção prévia dos agrupamentos de escola participantes).

Metodologia e Avaliação

A Formação Avançada Preparação e ensino inicial da leitura e da escrita tem uma frequência obrigatória mínima de 17 horas das 26 horas letivas e a metodologia de avaliação consiste no seguinte:

Realização de três testes de avaliação (40%) Seleção ou criação de uma atividade pedagógica com vista a resolver um problema concreto e devidamente identificado ao nível da escola e/ou da sala de aula (10%) – Rigor científico e coerência da atividade proposta (10 %); Qualidade dos materiais associados (10 %) Evidências de aplicação de tais metodologias/materiais (15%) e (ii) desenvolvimento de uma análise do desempenho dos alunos e reflexão crítica (15%)

Esta formação está acreditada como Oficina de Formação do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.

(ref. CCPFC/ACC-130217/24)

Objetivos

A formação avançada em Preparação e ensino inicial da leitura e escrita tem como principais objetivos:

Conhecer os contributos das ciências cognitivas para a compreensão da literacia e da sua aquisição; Conhecer as características fonológicas do Português Europeu; Conhecer os desafios que os sistemas de escrita e a complexidade ortográfica colocam à aprendizagem da leitura escrita; Conhecer os processos implicados na aprendizagem da leitura e escrita e reconhecer os fatores que a influenciam; Distinguir métodos de preparação e ensino da leitura e escrita e avaliá-los criticamente; Aplicar o conhecimento na seleção e produção de recursos pedagógicos; Aplicar o conhecimento na análise do desempenho na leitura e escrita e na elaboração de propostas de intervenção; Desenvolver a capacidade de refletir sobre situações específicas derivadas da sua experiência.

Organização e Estrutura

Com uma carga de trabalho total de 104 horas (juntando as horas letivas e de estudo autónomo e orientação tutorial), correspondendo a 4 ECTS, a formação avançada assume também a modalidade de Oficina de Formação acreditada pelo Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua de professores, em formato B-Learning (a aguardar parecer).

Esta formação avançada tem 26 horas horas de contacto (12 presenciais, 8 online síncronas e 6 online assíncronas) e 78 horas de estudo autónomo para a concretização da modalidade de avaliação.

O curso terá lugar entre novembro de 2024 a janeiro de 2025, com aulas à sexta-feira na janela horária entre as 17h00 e as 20h00, e ao sábado entre as 9h00 e as 13h30.
 

Plano Curricular 

Módulo I: Conceitos introdutórios
Módulo II: Estudo da língua, do sistema de escrita e da ortografia do português europeu
Módulo III: Processos envolvidos na leitura e escrita
Módulo IV: Preparação para o ensino da leitura e escrita
Módulo V: Ensino inicial da leitura e escrita

Calendário

Aulas Presenciais: 5, 8 e 9 de novembro 2024 e 10 e 11 de janeiro de 2025
Aulas Online síncronas: 15, 16 e 30 de novembro (2h cada sessão)
Aulas Online assíncronas: 6h em novembro

Preço e Inscrição

Limite de 20 vagas. Vagas preenchidas por ordem de chegada (exclusivo aos Agrupamentos de escola participantes no Projeto Literacia para o 1.º ciclo previamente selecionados).

Para proceder à inscrição na Formação Avançada terá de enviar os seguintes documentos para o e-mail: saude.sede@ucp.pt

Documentos:

  • Documento de identificação    

  • Certificado de Habilitações

*e preencher o formulário de inscrição ONLINE
 

Formulário de Inscrição Online
 

Valores da formação:

  • Inscrição : GRATUITA*

  • Propina total do curso: GRATUITA*   

  • Certificado: GRATUITA*

 

*Formação Avançada totalmente financiada pela Fundação Belmiro de Azevedo.

 

Apoio

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