Skip to main content

Memorando da reunião plenária do CTC de 17 de setembro de 2015

Foi aprovada a ata de 15 de julho de 2015.

Aprovou-se a última versão da distribuição de serviço docente.

Foram aprovadas as contratações em tempo parcial de: João Sardinha, Teresa Lima, Luís Mendes (DCHS); Bianor Valente e André Pombo (DEMCT); Ana Cláudia Almeida, Ana Cristina Loureiro, Arnaldo Abrantes, Fernando Galrito Domingues, Filipa de Burgo Ramos, Joana Matos, Mónica Falcão, Nuno Monge da Silva, Suzana Barros, Maria do Rosário Cadete, Maria José Nobre, Maria Madalena Campos, Luís Vieira, Rute Ribeiro, Miguel Seabra (DELCA) e Susana Martins (DELCA e DCHS). Aprovou-se ainda a contratação em tempo integral de Sílvia Castro (DELCA) e a contratação sem remuneração dos professores aposentados José Orlando Ribeiro e Ana Bela Mendes. Devido ao elevado número de estudantes inscritos, foram ainda aprovadas as contratações de Mariana Pinto e Sandrina Esteves para a lecionação de Português Língua Estrangeira.

Para finalização de doutoramento, aprovou-se a dispensa de serviço não letivo de Ana Caseiro e Pedro Almeida e a prorrogação da dispensa de Pedro Sarreira.

Aprovou-se a equipa coordenadora da nova licenciatura em Mediação Artística e Cultural e criaram-se grupos de trabalho para a elaboração de novos planos de estudo para os mestrados em: Play, Education, Toys and Languages; Educação Ambiental.

Foi apreciada a relevância dos curricula vitae de Sara Cipriano e Paulo Quaresma, candidatos respetivamente aos mestrados em Educação Artística e Educação Social e Intervenção Comunitária.

Divulgou-se o plano operacional do grupo de I&D do IPL. Apreciou-se a carta aberta ao CTC da coordenadora do CIED.

Aprovou-se a constituição do júri de provas públicas de mestrado de Tânia Marisa Temudo.

Foram apresentados os relatórios da prova de LP de acesso aos mestrados profissionalizantes, da prova de LP para M23 e do seminário de LP realizado em julho de 2015.

Depois de lido e aprovado, este memorando serve de minuta pública das decisões do plenário do CTC de 17 de setembro de 2015.

Memorando da reunião plenária extraordinária do CTC de 7 de outubro de 2015

Foram aprovados os planos de estudo do mestrado em Educação Ambiental e do mestrado Toy, Education, Play and Language. Aprovou-se a proposta de coordenação do curso de mestrado em Educação Ambiental.

Aprovaram-se as contratações de: Helena Gregório (DEMCT), Joana Inácio, Ana Veríssimo, Inês Valente Rosa, José Hipólito Lopes (DCHS) e Ana Espírito Santo (DELCA) e adendas às contratações de Sandrina Esteves, Carmo Isabel Aleixo e Maria José Nobre.

Aprovou-se a contratação de Catarina Tomás em regime de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado.

Depois de lido e aprovado, este memorando serve de minuta pública das decisões da reunião plenária extraordinária do CTC de 7 de outubro de 2015.

 

Memorando da reunião plenária do CTC de 28 de outubro de 2015

Foram aprovadas as atas das reuniões do CTC de 14 e 17 de setembro e de 7 de outubro.

Aprovaram-se as contratações em regime de tempo parcial de Cláudia Oliveira (DEMCT) e Sandrina Esteves e a contratação em tempo integral por um semestre de Mariana Pinto (DELCA).

Foi aprovada a dispensa de serviço não letivo de Ana Gama (DCHS) e Patrícia Ferreira (DELCA) para finalização da tese de doutoramento.

Ratificou-se a coordenação das Unidades Curriculares do DEMCT.

Foi aprovada uma nova comissão Ad hoc para seleção de candidatos à frequência de unidades isoladas, a qual será constituída por Clarisse Nunes, Nuno Ferreira (DCHS) e Carlos Telo (DELCA).

Foi apreciado positivamente o CV de Susana Rodrigues, bacharel em Educação de Infância, candidata ao mestrado em Intervenção Precoce.

Aprovou-se a coorientação do Relatório de Estágio de Simone Rodrigues (MEPE), bem como a constituição dos júris de provas públicas de mestrado de Inês Gamito Gonçalves, Liliana Isidoro Martins, Isabel Justo Fernandes, Isabel Santos Barroso, Andreia Gonçalves Ferreira, Íris Giusti Latino (Mestrado em Intervenção Precoce), Elisabete Pinto (Mestrado em Supervisão) e Helena Botelho (Mestrado em Didáticas Integradas). O plenário ratificou a autorização da Presidente para alteração de um júri, devido a baixa médica de um dos elementos. Foram ainda aprovados os orientadores de dissertação do mestrado Educação Matemática.

Foi pedido aos presidentes de Departamento que apresentassem, na próxima reunião plenária do CTC, as propostas de coordenação de UC dos diferentes domínios científicos, os relatórios de atividades 2014-15 e os planos de atividades 2015-16. Informou-se sobre a participação da ESELx na Comissão Organizadora do 3º Encontro de Prática profissional Supervisionada dos mestrados que habilitam para a docência.

A Presidente da ESElx informou que vai decorrer o pedido de candidatura a financiamento de deslocações a Encontros e Congressos no âmbito do CIED.

Este memorando serve de minuta pública das decisões do plenário do CTC de 28 de outubro de 2015.

Memorando da reunião do CTC de 25 de novembro de 2015

Foi aprovada a ata da reunião plenária de 28 de outubro de 2015.

Aprovou-se a contratação em regime de tempo parcial de Ana Sousa (DELCA).

Aprovaram-se novas unidades eletivas para a licenciatura em AVT: Ambientes Interativos, Dobragem em papel no Design e Fantástico na Arte. Aprovou-se também a alteração do plano de estudos da licenciatura em ASC.

O plenário ratificou a proposta de Reconhecimento de Habilitações do Grau de Licenciado de Mário Lomba, para efeito de Prossecução de Estudos no âmbito do mestrado em Administração Escolar desta escola.

Foram aprovadas as coordenações das unidades curriculares do DELCA e DCHS em funcionamento em 2015/16.

Aprovou-se o documento relativo às Linhas orientadoras da atividade científica da ESELx, integrado no plano operacional do SIGQ-IPL.

Foram aprovados os júris de provas públicas de mestrado de: João Condesso (M. em Educação Matemática), Ana Rita Nabais, Duarte Vitor, Filipa Pereira e Rita Rovisco (M. em Educação Artística). Autorizou-se a mudança de tema de dissertação de Catarina Lopes e aprovaram-se os orientadores das dissertações/projetos de intervenção dos mestrados em Educação Especial e Supervisão em Educação.

Criou-se um grupo de trabalho para a elaboração do plano de estudos de uma pós-graduação em Educação para a Saúde.

Foi analisado o Relatório de Atividades do CTC 2014/15 e aprovou-se o plano de trabalho 2015/16. Foram também apresentados e analisados os Relatórios e Planos de Atividade do DEMCT e DELCA e o Relatório do júri dos concursos especiais para acesso às licenciaturas.

O plenário apreciou positivamente pedidos de suspensão de prazos de mestrado.

Depois de lido e aprovado, este memorando serve de minuta pública das decisões do plenário do CTC de 25 de novembro de 2015.

 

Memorando da reunião extraordinária do CTC de 9 de dezembro de 2015

Foram aprovadas alterações na composição dos júris de provas públicas de mestrado em Educação Pré-Escolar de Carla Pereira, Tiago Seco, Mónica Félix, Joana Santos, Rafaela Móia, Madalena Silva, Simone Rodrigues e Marta Lopes.

Foi aprovada a composição dos júris de provas públicas de Luciana Gonçalves (M. em Didática da Língua Portuguesa), Sofia Castro e Ana Catarina Serradas (M. em Intervenção Precoce), Catarina Lopes, Marisa Fuentes e Mónica Apolinário (M. em Educação Especial).

Aprovou-se a alteração do tema de dissertação de mestrado de Susana Coelho (M. em Educação Matemática).

Aprovou-se a contratação em tempo parcial de Paulo Maurício (DEMCT) e ainda a renovação do contrato da monitora de apoio à realização de atividades experimentais e à organização e manutenção dos laboratórios Sofia Rodrigues.

Este memorando, depois de lido e aprovado, serve de minuta pública das decisões do plenário do CTC de 9 de dezembro de 2015.

 

Memorando da reunião plenária do CTC de 22 de janeiro de 2016

Aprovaram-se alterações à distribuição de serviço do 2º semestre e as contratações/adendas às contratações de: Luís Madureira, Joana Costa Ferreira, Joana Isabel Matos, Nuno Monge da Silva, Inês Garcia, Luís Miguel Fernandes, Sandrina Esteves, Mariana Pinto, Maria José Nobre (DELCA); Paulo Maurício e Bianor Valente (DEMCT); e Inês Valente Rosa (DCHS).

Aprovaram-se alterações do júri dos concursos para professor adjunto de Artes Plásticas e professor coordenador de Educação Especial.

Criou-se um grupo de trabalho para definir as regras e procedimentos de avaliação dos profissionais cooperantes da ESELx.

Aprovou-se o texto do suplemento ao diploma do Mestrado em Administração escolar. Considerou-se relevante o currículo de Carla Batista para frequência do curso de pós-graduação em Marionetas e Formas Animadas. Foi aprovada a orientação de dissertação de Inês Diogo (Mestrado em Educação Matemática), Arminda Batista, Ana margarida Almeida e Paulo Fregedo (Mestrado em Supervisão) e a coorientação da dissertação de Leonel Lopes (Mestrado em Educação Especial). Aprovou-se o júri de provas públicas de Maria da Conceição Meneses (Mestrado em Intervenção Precoce). O plenário pronunciou-se ainda sobre os pedidos de suspensão de prazo de Cláudia Marques e Marcela Batalha (Mestrado em Educação Especial). Aprovou-se também uma adenda às Normas para a Elaboração de Trabalhos Académicos da ESELx, relativa ao formato dos CDs a entregar para as provas públicas de mestrado.

Foi apresentado o Relatório de Atividades do DCHS 2014-15 e o plano de atividades 2015-16. Apreciou-se também o Relatório de Atividades do Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais (CIED) da ESELx.

Este memorando, depois de lido e aprovado, serve de minuta pública das decisões do plenário do CTC de 22 de janeiro de 2016.

 

Memorando da reunião plenária extraordinária do CTC de 4 de fevereiro de 2016

Foi apresentado o relatório de fundamentação da proposta de contratação em tempo integral do docente Paulo Maurício, em conformidade com o n.º 6 do artigo 2.º de Regulamento n.º 467/2009, do IPL.

Aprovaram-se as propostas de adenda à contratação de Paulo José Severino Maurício (DEMCT), Fernando Galrito, Luís Vieira, Rute Ribeiro, Luís Madureira, Isabel Aleixo e Madalena Victorino (DELCA).

Aprovaram-se, ainda, as contratações em tempo parcial de Igor Gandra, Isabel Barros, João Carneiro, João Rapaz, Joaquim René, José Alberto Ferreira, Christine Zurbach, José Fanha, Paulo Galindro e Rodolfo Castro (DELCA).

 

Memorando da reunião plenária do CTC de 24 de fevereiro de 2016

Aprovou-se a ata da reunião plenária de 22 de janeiro de 2016, bem como a distribuição de serviço para o 2º semestre.

Aprovou-se o número de vagas para o concurso geral, concursos especiais e regimes especiais para acesso às licenciaturas e ainda o número de vagas para cada um dos mestrados profissionalizantes a oferecer em 2016/17.

Foi aprovada uma retificação ao plano de estudos do mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária. Informou-se sobre a reunião da Comissão Coordenadora de mestrados pós-profissionalização. Aprovaram-se as datas dos dois períodos de abertura dos concursos para estes mestrados e decidiu-se sobre os cursos que serão oferecidos em 2016/17. Apreciaram-se positivamente os pedidos de suspensão de prazo de Cláudia Marques (Mestrado de Educação Especial) e Inês Diogo (Mestrado de Educação Matemática).

Aprovou-se o júri da prova específica para a licenciatura em Música na Comunidade.

Foram apresentadas as decisões da Comissão Científica do CIED. Foi aprovado o relatório I&D da ESELx 2014-15 e plano de melhoria para 2015-16.

Informou-se sobre a renúncia da Presidente do Conselho Pedagógico e o resultado da eleição para o novo presidente deste órgão.

 

Memorando da reunião plenária do CTC de 23 de março de 2016

Aprovaram-se as atas das reuniões do CTC de 4 e 24 de fevereiro de 2016.

Foi aprovado o curso de pós-graduação em Educação para a Saúde.

Foram contratadas em tempo parcial as docentes Cristina Morais e Helena Marisa Gregório.

Aprovaram-se os júris dos concursos especiais de acesso e ingresso no ensino superior, dos concursos de mudança de curso, transferência e reingresso e os júris das provas de Língua Portuguesa para Maiores de 23 e para acesso aos mestrados profissionalizantes. Aprovou-se também a constituição dos júris dos concursos para acesso aos mestrados.

Aprovaram-se os editais para abertura do concurso de acesso aos mestrados em Administração Escolar, Educação Ambiental, Educação Especial, Educação Social e Intervenção Comunitária, Educação Matemática e Supervisão em Educação, bem como da pós-graduação em Creche e outros equipamentos com crianças dos 0 aos 3 anos. Aprovou-se o júri de provas públicas de Sandra Barradas (M. Ed. Especial) e a mudança de orientação da dissertação de Ana Catarina Pereira (M. Did. LP). Os pedidos de suspensão de prazo dos mestrados pós-profissionalização foram apreciados positivamente.

Aprovou-se a justificação a enviar ao IPL relativamente à constituição do júri do concurso para professor adjunto na área do Design.

Foi constituído um grupo de trabalho para elaboração do Regulamento de Sabática/dispensa de serviço.

Solicitou-se aos presidentes de departamento que, na próxima reunião, apresentassem as propostas de contratação de professores em mobilidade e respetiva previsão de serviço docente. Solicitou-se também que lembrassem aos docentes contratados a necessidade de entregar o relatório de autoavaliação até 30 de maio. Decidiu-se que a distribuição de serviço docente e contratações deveriam ser apresentadas na reunião plenária de maio e que os critérios de distribuição de serviço deveriam ser clarificados.

Aprovou-se a constituição de um grupo de trabalho para a elaboração do plano de estudos de um curso de pós-graduação em Património, Cultura e Educação.

Este memorando serve de minuta pública das decisões do plenário do CTC de 23 de março de 2016.

 

Memorando da reunião plenária de 27 de abril de 2016

Foi aprovada a ata da reunião plenária de 23 de março de 2016.

Foram aprovadas as propostas de contratação em regime de mobilidade de Rui Covelo, Carlos Telo, Natália Vieira (DELCA), Lina Brunheira (DEMCT) e Clarisse Nunes (DCHS).

Aprovaram-se os editais dos cursos de mestrado profissionalizante (Ensino do 1º CEB e de Português e História e Geografia no 2º CEB; Ensino do 1º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB; Ensino da Educação Musical no Ensino Básico; Educação Pré-escolar), dos cursos de pós-graduação em Marionetas e Formas Animadas e Animação de Histórias e ainda do mestrado em Intervenção Precoce.

Ouvida a Coordenação de Curso, foram aprovadas as condições para o ingresso na nova licenciatura em Mediação Artística e Cultural, bem como o nº de vagas para este curso no concurso nacional de acesso e nos concursos especiais. Aprovou-se o número de vagas para os estudantes internacionais. Foi também aprovada a composição do júri das provas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior por candidatos Maiores de 23 anos.

Ouvidos os Departamentos, acrescentaram-se novas UC à lista daquelas que não podem ser realizadas por exame e daquelas que não podem ser frequentadas como unidades isoladas.

Sob proposta das respetivas Coordenações de Curso, foram aprovadas alterações aos planos de estudo dos mestrados em Educação Ambiental, Supervisão em Educação e   Administração Escolar, bem como as FUC das novas UC introduzidas nesses planos de estudos. Aprovou-se uma retificação no plano de estudos do mestrado em Ensino do 1º CEB e de Português e História e Geografia no 2º CEB. Aprovaram-se ainda novas UC eletivas para as licenciaturas em Artes Visuais e Tecnologias, Animação Sociocultural e Educação Básica e a mudança de designação de uma UC eletiva nesta última licenciatura.

Aprovou-se a constituição de um grupo de trabalho com vista à criação de um novo curso de pós-graduação (Pedagogia do Brincar) e a composição da Equipa de Coordenação do novo curso de pós-graduação em Educação para a Saúde. Aprovou-se ainda a composição do júri de provas públicas de mestrado de Ana Campos Martins (mestrado em Didáticas Integradas).

Aprovou-se uma proposta dos Departamentos relativa ao número de estudantes por turma, nos cursos de licenciatura e mestrados profissionalizantes.

Na sequência da aprovação, na reunião do anterior, do grupo de trabalho para a elaboração do regulamento de sabáticas e dispensas de serviço, foi aprovado que, antes de iniciar o novo processo de candidaturas, se daria provimento a um candidatura aprovada anteriormente, mas a que não foi possível dar seguimento na altura.

Aprovaram-se os calendários escolares para os cursos de licenciatura e mestrados profissionalizantes e para os cursos de mestrado pós-profissionalização.

Aprovou-se a atualização da lista de avaliadores (ADD), bem como o júri para apreciação de relatório relativo ao período experimental de Adriana Cardoso.

Aprovaram-se os orientadores dos Relatórios de Estágio dos estudantes do mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos.

O plenário pronunciou-se positivamente sobre o pedido de suspensão de prazo de Cláudia Marques (M. em educação Especial), por doença.

Este memorando serve de minuta pública das decisões do plenário do CTC de 27 de abril de 2016.

 

Memorando da reunião plenária de 25 de maio de 2016

Aprovou-se a ata da reunião plenária do CTC de 27 de abril de 2016.

Foram aprovadas as coordenações de UC propostas pelos diferentes Departamentos. Aprovaram-se alterações nas reduções da componente letiva por desempenho de cargos e foi apresentada uma versão provisória da distribuição de serviço docente para 2016-17.

Aprovou-se a mudança de designação do mestrado em Administração Escolar para Mestrado em Administração Educacional.

Aprovaram-se os editais de abertura de concurso para a pós-graduação em Educação para a Saúde e para o mestrado  em Didática da Língua Portuguesa.

Aprovou-se a lista de UC a oferecer para alunos ERASMUS.

Foi também aprovada a composição dos júris de provas públicas de mestrado de Alexandra Martins (M. em Educação Especial) e Catarina Veloso (M. em Intervenção Precoce). O plenário pronunciou-se positivamente em relação ao pedido de suspensão de prazos de mestrado por maternidade apresentado por Marcela Batalha (M. em Educação Especial).

Este memorando, depois de lido e aprovado, serve de minuta pública das decisões do plenário do CTC em 25 de maio de 2016.

 

Memorando da reunião plenária do CTC de 29 de junho de 2016

Aprovou-se a ata da reunião plenária do CTC de 25 de maio de 2016.

Foram apresentadas as recomendações dos departamentos de Línguas, Comunicação e Artes (DELCA) e de Ciências Humanas e Sociais (DCHS) relativamente à proposta de acréscimo de horas das UC partilhadas apresentadas na última reunião plenária do CTC.

Aprovou-se a proposta de contabilização de horas para apoio aos Relatórios de Estágio nos dois mestrados em Ensino do 1º e 2º Ciclo e de Educação Musical, bem como a contabilização das horas de supervisão nos dois primeiros mestrados.

Foram apresentadas as alterações introduzidas na distribuição de serviço dos diferentes domínios científicos.

Aprovaram-se as renovações de contratação em tempo integral por período determinado de Cátia Rijo, Kátia Sá, Sandra Fernandes, José Regatão, Sílvia Castro, Antónia Estrela (DELCA), Tiago Almeida e Nuno Ferreira (DCHS).

Após apresentação do parecer do júri que apreciou o trabalho realizado por Adriana Cardoso durante o quinquénio em período experimental, aprovou-se a contratação desta docente por tempo indeterminado.

Foi aprovado o Regulamento das Provas Especialmente Adequadas Destinadas a Avaliar a Capacidade dos Titulares de Diploma de Especialização Tecnológica para a Frequência dos cursos da ESELx.

Foram aprovadas as precedências em UC  dos diferentes cursos.

Aprovou-se a composição dos júris de provas públicas de mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos e do júri de provas públicas de Ana Ladeiras (Mestrado de Intervenção Precoce).

Foi aprovada a coordenação da UC Portuguese Culture.

Aprovou-se uma alteração ao calendário escolar da ESELx para 2016-17, visando a conciliação com o calendário do Pré-escolar e Ensino Básico, de forma a não criar obstáculos à realização dos estágios.

Foi apresentada a proposta de 5 presidentes/diretores de UO do IPL para a criação de um Colégio Superior de Artes e Comunicação. A Presidente da ESELx apresentou a síntese da reunião dos IP de Lisboa, Porto e Coimbra ocorrida em 31 de maio.

 

Memorando da reunião do CTC de 13 de julho de 2016

Aprovou-se a ata da reunião plenária de 29 de junho de 2016.

Aprovou-se a forma de contabilização das horas de prática profissional do MEPE e da LMAC. O plenário deu um parecer positivo ao requerimento de Adriana Cardoso relativamente à aplicação de meia jornada, ao abrigo dos pontos 1, 2 e 3 da alínea b) do nº 4 do art.º 114-A da Lei nº 84/2015. Foram aprovadas as distribuições de serviço apresentadas pelos diferentes Departamentos.

Para o DELCA, aprovaram-se as contratações em tempo parcial de Ana Cláudia Almeida, Ana Cristina Loureiro, Ana Maria Nolasco da Silva, André Rocha, Arnaldo Abrantes, Fernando Galrito, Filipa de Burgo Ramos, Inês Garcia, Joana Ferreira, Joana Matos, Mariana Viana, Mário Kong, Mónica Falcão, Paulo Andrade, Paulo Morais Alexandre, Rodrigo Craveiro, Rui Manuel de Jesus, Sandra Antunes, Susana Barros, Martin Ferreira, Patrícia Ferreira, Sandrina Esteves, Abel Arez, Ana Isabel Santos, João Ricardo Pinto, Joaquim Carmelo Rosa, Manon Marques, Pedro Russo Moreira, Sérgio Fontão, Maria José Nobre, Susana Gaspar, Luís António, Catarina Firmo, Rute Ribeiro, António Fontinha e Isabel Aleixo. Para o mesmo Departamento, foram aprovadas as contratações em tempo integral de Helena Grácio, Nuno Monge e Mariana Pinto.

Para o DEMCT, aprovaram-se as contratações em tempo parcial de Paulo José Maurício, André Pombo, Helena Marisa Gregório e Pedro Almeida e as contratações em tempo integral de Bianor Valente e Carlos Luz.

Para o DCHS, foram aprovadas as contratações em tempo parcial de Carlos Ferreira, Célia Martins, Luís Mendes, Rita Severino, Susana Martins, Teresa Lima, Ana Simões, Isabel Maria Justo Fernandes, Rita Brito, Tiago Tempera e Ana Gama. Para este Departamento, aprovaram-se também as contratações em tempo integral de Cristina Cruz e Rita Friães da Silva.

Aprovou-se o anexo 1 ao Regulamento do Concurso especial para detentores de diploma de CET, bem como o júri do referido concurso.

Aprovaram-se 4 novas UC eletivas na Licenciatura em AVTM: Protótipos e Modelos para Design; Edição de Imagens Digitais; Fantástico na Arte II; Iluminação e Criatividade.

Ratificou-se uma mudança na constituição de dois júris do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo e uma mudança na Comissão Coordenadora da Licenciatura em AVTM.

Aprovou-se o acréscimo de 4 para 6 créditos na UC Portuguese Culture.
Foi aprovado um louvor a Rui Teófilo pelo trabalho desenvolvido para a indexação da revista do CIED. Deliberou-se que a Coordenadora desta Centro deveria representar a ESELx no painel de avaliação dos projetos de I&D a financiar pelo IPL.

O plenário pronunciou-se positivamente em relação ao pedido de suspensão de prazos de mestrado em Educação Matemática solicitado por Inês Diogo, por motivo de maternidade.

Depois de lido e aprovado, este memorando serve de minuta pública da reunião plenária do CTC da ESELx em 13 de julho de 2016.