Skip to main content

Memorando da reunião plenária do CTC de 14 de setembro de 2017

Foi aprovada a ata da reunião plenária de 18 de julho de 2017.

Foram aprovadas algumas alterações na distribuição de serviço dos diferentes departamentos. Decorrentes dessas alterações, foram aprovadas as contratações e/ ou adendas à contratação em regime de tempo parcial de: Paulo Andrade, Inês Garcia, Mariana Silveira Viana, Francisco Martins Lança, Madalena Matoso, João Barros, Ana Isabel Sousa, João Monteiro, Helena Elias, Alexandra, Baudouin, Ana Cristina Loureiro, Pedro Felício, Catarina Firmo, Rute Ribeiro, Luís Vieira, madalena Vitorino, Luís Madureira, Fernando galrito, Paulo Galrito, Rodolfo Castro, António Fontinha, isabel Aleixo, Ana Rita Dourado, Mariana Pinto, Ana Maria Bóleo e João Ricardo Pinto, para o Departamento de Educação em Línguas, Comunicação e Artes (DELCA); Maria Alice Samarra, Luís Mendes, Miguel Pereira e Lia Pappámikail, para o Departamento em Ciências Humanas e Sociais (DCHS). Aprovou-se ainda a contratação em regime de tempo integral de Mariana Viana para o DELCA e a contratação em regime de tempo parcial e pro bono de Ana Bela Mendes, para o mesmo departamento.

Foi apresentada a situação global da acreditação e avaliação dos diferentes cursos da ESELx, bem como o novo guião da A3ES para o processo de avaliação.

Foi aprovado o parecer da comissão de avaliação das candidaturas a licença sabática para o ano letivo 2017/18.

Foram aprovadas as propostas das Coordenações do Mestrado em Educação Artística e do Curso de Pós-graduação em Animação de Histórias referentes à relevância dos curricula vitae de Madalena Ghira e Carla Guerreiro, respetivamente.

Aprovou-se a composição dos júris de provas públicas de Alexandra Sousa (Mestrado em Educação Matemática) e Filipe Brás Pinto.

Para as licenciaturas em Artes Visuais, Tecnologia e Multimédia e Mediação Cultural, aprovaram-se as seguintes unidades eletivas: Arte Urbana, Branding e Gestão da Marca, Design de Identidade, Prototipagem Digital, Publicidade e Direção de Arte, Técnicas de Pintura Digital, Ferramentas Digitais para o Design Gráfico.

Aprovou-se ainda uma alteração ao plano de estudos do curso de pós-graduação em Educação em creche e outros equipamentos com crianças dos 0 aos 3 anos.

Com o pedido de divulgação pelos Presidentes de Departamento, foi apresentado o documento do IPL relativo à política de depósito de documentos.

Foi apresentado o Relatório de atividades 2016/17 da Comissão ad hoc para a frequência de Unidades Isoladas.

Foi ainda prestada informação sobre os resultados positivos da candidatura de docentes da ESELx a financiamento de projetos e a participação da ESELx em eventos nacionais internacionais em 2017/18.

Lisboa, 14 de setembro de 2017

 

Memorando da reunião plenária do CTC 25 de outubro de 2017

Aprovou-se a ata da reunião plenária do CTC em 14 de setembro de 2017.

Foram aprovadas as contratações em regime de tempo parcial de Rui Gomes (DELCA) e Rita Severino e uma adenda à contratação de Miguel Pereira (DCHS).

Aprovaram-se alterações na coordenação de Unidades Curriculares dos domínios de Teatro, AVTM e Ciências Sociais. Foi solicitado aos coordenadores de domínio que verificassem a listagem.

De acordo com a alínea c) do artigo 17º do Decreto-Lei nº 74/2006, republicado no Decreto-Lei nº 115/2013, foi reconhecida a habilitação do Grau de Licenciado obtido no estrangeiro para efeito de prossecução de estudos na Escola Superior de Educação de Lisboa de Valdileide Maria Coelho e N` Cak Silva Morgado (Mestrado em Administração Educacional) e de Amana Cardeiro da Matta, Maria Rio e Andreia Garcia Dias da Cruz (Mestrado em Educação Artística).

Aprovaram-se as linhas de investigação da ESELx propostas pelo CIED.

Foi analisada a proposta de alteração dos Departamentos apresentada no âmbito da reformulação dos Estatutos da ESELx, que será remetida aos Departamentos para discussão, bem como uma síntese do debate ocorrido neste plenário.

Foi apresentado o documento da ARIPESE relativo ao modelo atual de formação de professores e educadores de infância. Para análise do assunto e eventual tomada de posição da ESELx , foi criado um grupo de trabalho formado por elementos da coordenação da LEB, MEPE, MEPHG e MEMCN.

Foi aprovada a composição dos júris de provas públicas de mestrado de Leonel Lopes, Maria de Lassalette Fonseca (M. Educação Especial) e Mónica Bate (M. Educação Artística). Aprovou-se uma coorientação para a dissertação de mestrado de Maria Alice Domingues (M. Intervenção Precoce).

Analisou-se o resultado das matrículas de estudantes nos diferentes cursos da ESELx em 2017/18.

Foram apresentados o relatório do júri das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior por maiores de 23 anos e o relatório do júri das provas especiais de acesso ao Ensino Superior.

Apresentou-se a situação atual do processo de ADD 2014-17. Foi remetida para a CCAADD a decisão sobre a inclusão ou não no item “Projetos financiados” dos projetos com financiamento do CIED/ESELx.

Aprovou-se a dispensa de serviço não letivo solicitada por Pedro Almeida para conclusão de doutoramento.

Este memorando serve de minuta pública das decisões do CTC na reunião plenária de 25 de outubro de 2017.

 

Memorando da reunião plenária do CTC de 29 de novembro

Aprovou-se a ata da reunião plenária do CTC de 25 de outubro de 2017.

Foram aprovadas as contratações em regime de tempo parcial de Cláudia Chéu (Departamento de Educação em Línguas, Artes e Comunicação) e de Sandra Ribeiro, Mariana Areosa Feio e Sílvia Nobre (Departamento de Educação em Matemática, Ciências e Tecnologia).

Aprovou-se o pedido de redução de serviço docente de Pedro Almeida, ao abrigo do número 8 do artigo 2º da Lei n.º 65/2017.

Foram ainda aprovados os orientadores das dissertações/projetos de intervenção dos mestrados em Administração Educacional, Didática da Língua Portuguesa, Educação Especial, Educação Social e Intervenção Comunitária e Intervenção Precoce, bem como a mudança de orientador de Inês Pinto (Intervenção Precoce) e de Lara Antunes (Educação Artística).

Aprovou-se a composição dos júris de provas públicas de Mário Lopes, Miguel Ferreira, Jorge Videira e Ana Filipa Marinho (Mestrado em Administração Educacional); Ana Guarita, Margarida Gonçalves, Ricardo Campos, Ana Isabel Augusto, Diogo Soares, Sílvia Viola e Laura Fernandes (Mestrado em Educação Artística); Joana Matos (Mestrado em Educação Especial); Sofia Farinha, Joana Roque, Ana Rita Almeida, Rute Isabel Casimiro, Nadja Vieira, Jéssica Carlos e Joana Guimarães (Mestrado em Intervenção Precoce); Diana Ferreira e Gonçalo Oliveira (Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária). Aprovou-se também a mudança de júri de Nádia Nunes (Mestrado em Ensino do 1º Ciclo e de Português e História e Geografia).

Em relação à apresentação de dissertações/projetos de intervenção/relatórios de estágio ficou decidido que será apresentado um exemplar em suporte de papel que será entregue ao professor arguente e um exemplar em suporte digital (gravado em pen drive devidamente identificada), que será enviado aos restantes elementos do júri e para o repositório. A entrega em pen drive manter-se-á até que esteja acessível a plataforma dos serviços académicos com este fim. Estas decisões entrarão em vigor a 1 de janeiro de 2018.

Para o Conselho Científico-Pedagógico do Centro de Línguas criado pelo IPL foi designada a professora Antónia Estrela, proposta pelo domínio das Línguas. O plenário decidiu ainda fazer uma exposição ao IPL manifestando a posição da ESE em relação ao processo de criação do Centro.

Foi discutida a possível alteração dos Departamentos da ESELx, tendo sido decidido que a decisão sobre este assunto será tomada na próxima reunião plenária.

O plenário deu um parecer positivo aos pedidos de suspensão de prazo a pedido dos mestrandos: Gonçalo Luís Ramos de Oliveira (Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária), Ana Cristina Rodrigues Fernandes Serra (Mestrado em Educação Especial); Rute Isabel de Carvalho Patrocínio Casimiro, Tatiana Jorge Grazina Correia da Silva e Maria Alice dos Santos Domingos (Mestrado em Intervenção Precoce).

 

Memorando da reunião plenária do CTC de 13 de dezembro de 2017

Foi aprovada a ata da reunião plenária de 29 de novembro.

Aprovaram-se as contratações/adendas às contratações em regime de tempo parcial de Renata Carrapiço, Ricardo Machado e Marina Martins (Departamento de Educação em Matemática, Ciências e Tecnologias - DEMCT).

Aprovou-se uma proposta de alteração aos Departamentos que será enviada ao Conselho de Representantes no âmbito do processo de revisão dos Estatutos da ESELx.

Apreciaram-se os relatórios de atividades do DEMCT e dos júris: (i) da prova de Português para acesso aos mestrados que habilitam para a docência; (ii) da prova especialmente adequada destinada a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos.

Aprovou-se uma alteração ao Regulamento de Creditações (nº 2 do art. 3º).

Foi ainda aprovada a redução de serviço letivo solicitada por Sandra Fernandes ao abrigo do nº 8 do art.º 2 da lei 65/2017.

Este memorando serve de minuta pública das decisões do CTC na reunião plenária de 13 de dezembro de 2017.

 

Memorando do plenário do CTC de 31 de janeiro de 2018

Aprovou-se a ata do plenário realizado em 13 de dezembro de 2017.

Foram aprovadas as propostas de contratação de Cristina Maria da Silva Morais (DEMCT), Inês Valente Rosa e José Hipólito Lopes (DCHS) e as propostas de adenda à contratação de Lia Pappámikail Ribeiro d’Almeida e Mariana Isabel Maruta Grazina (DCHS) e de Pedro Miguel Rebelo Felício e Maria Alice Dias de Albergaria Samara (DELCA).

Foi aprovada a retificação de uma incorreção no plano de estudo da licenciatura em Mediação Artística e Cultural publicado em DR.

Aprovou-se ainda o plano de estudos de um novo curso de pós-graduação em Património Cultural e Educação.

Discutiram-se as propostas da ARIPESE relativas à Formação de Professores, tendo sido constituído um grupo de trabalho formado por elementos da coordenação dos cursos nessa área para a elaboração de uma proposta de posição da ESELx face às propostas. O grupo de trabalho será coordenado por Carla Rocha (Coordenadora da LEB).

Aprovou-se a constituição do júri de provas públicas de mestrado de Ana Cristina Correia (MESIC) e os orientadores de dissertação de mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária e de Administração Educacional dos estudantes a quem ainda não fora designado um orientador.

Foram apresentados os relatórios de atividades do CIED, do DELCA e do CTC relativos a 2016-17 e os planos de atividades para 2017-18 do DELCA e do CTC. Foi também apresentado o relatório de atividades desenvolvidas em licença sabática de João Rosa.

Foi prestada informação sobre a reunião do Conselho permanente do IPL destinada à apresentação de propostas relativas a I&D, para a qual foram convidados os Presidentes dos CTC das diferentes Unidades Orgânicas. Houve ainda uma chamada de atenção para a reformulação do Regulamento da Qualidade do IPL.

Este memorando serve de minuta pública das decisões do CTC na reunião plenária de 31 de janeiro de 2018.

 

Memorando da reunião extraordinária do CTC de 7 de fevereiro de 2018

Aprovou-se a contratação em regime de tempo parcial de Cláudia Lucas Chéu.

Aprovaram-se ainda as vagas para estudantes internacionais no ano letivo 2018-19.

Este memorando serve de minuta pública das decisões tomadas pelo plenário do CTC em 7 de fevereiro de 2018.

 

Memorando da reunião do CTC de 28 de fevereiro de 2018

Foram aprovadas as atas das reuniões de 31 de janeiro e de 7 de fevereiro de 2018.

Para o acesso aos cursos da ESELx em 2018-19, aprovaram-se os júris de: (i) concursos especiais e concursos de mudança e transferência de curso; (ii) concursos para detentores de CET; (iii) provas específicas de acesso à licenciatura em Musica na Comunidade; (iv) concurso para Maiores de 23 anos; (v) prova de LP para candidatos maiores de 23 anos; (vi) prova de LP para acesso aos mestrados em FP; (vii) concursos de acesso aos mestrados.

Aprovou-se uma alteração no regime de precedências da licenciatura em Mediação Artística e Cultural, UC Projeto de Intervenção em Mediação Artística e Cultural I e II e Técnicas de Expressão Oral e Escrita I.

Aprovou-se ainda a composição do júri de provas públicas de Eduarda Coimbra (Mestrado em Intervenção Precoce) e as orientações dos Relatórios de Estágio dos Mestrados em Educação Pré-escolar, Ensino do 1º Ciclo e de Português e História e Geografia no 2º Ciclo, Ensino do 1º Ciclo e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo.

Informou-se sobre o despacho da presidente da ESELx relativo à concessão de sabáticas em 2018-19.

Aprovou-se uma alteração na lista de avaliadores do desempenho docente.

Foram apresentados o relatório de atividades do DCHS e o relatório de I&D/PA 2016-17.

Informou-se sobre o ofício do Presidente do IPL relativo a uma contratação.

Este memorando serve de minuta pública das decisões do Conselho Técnico Científico em 28 de fevereiro de 2018.

 

Memorando da reunião do CTC de 28 de março de 2018

Aprovou-se a ata da reunião plenária de 28 de fevereiro.

Foi aprovada a alteração do plano de estudos da licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias e respetivas Fichas de Unidade Curricular. Aprovou-se também a equivalência entre unidades curriculares dos planos de estudo do curso de pós-graduação em Creche e outros equipamentos para a educação dos 0 aos 3 anos.

Foi apresentado o Relatório da Formação Contínua 2016-17 e discutiu-se o Regulamento da Formação Contínua, tendo sido sugeridas algumas alterações à proposta apresentada.

Aprovou-se a composição dos júris de provas públicas do mestrado em Educação Pré-escolar e uma adenda à lista de orientadores do mestrado em Ensino do 1º Ciclo e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo. Foi também aprovada a mudança de tema e de orientador do mestrando António Pego (mestrado em Educação Especial).

Aprovaram-se os editais de abertura de concurso para acesso aos mestrados em Educação Especial; Supervisão em Educação; Intervenção Precoce; Educação Matemática: Educação Social e Intervenção Comunitária; Jogo, Brinquedos e Linguagens em Educação de Infância; Administração Educacional; e Educação Ambiental e ainda os cursos de pós-graduação em Creche e outros Equipamentos para Educação dos 0 aos 3 anos; Marionetas e Formas Animadas; e Animação de Histórias. O plenário aprovou também a extinção do mestrado em Didáticas Integradas em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e Sociais.

O plenário validou o relatório de Avaliação de Desempenho Docente e discutiu alguns aspetos relativos a esta avaliação.

Aprovou-se o júri do concurso para titulares de um diploma de técnico superior profissional.

Este memorando serve de minuta pública das decisões do Conselho Técnico Científico em 28 de março de 2018.

 

Memorando da reunião extraordinária do CTC em 11 de abril de 2018

Para júri do concurso de projetos de I&D/PA promovido pelo IPL, foram designados as Professoras Teresa Pereira e Margarida Rodrigues.

Este memorando serve de minuta pública das decisões do plenário do CTC em 11 de Abril.

 

Memorando do plenário do CTC de 2 de maio de 2018

Aprovou-se a ata da reunião plenária de 28 de março de 2018.

Foram aprovadas duas Unidades Curriculares eletivas para a licenciatura em Educação Básica: Utilização de Tecnologias Digitais na Educação; Ética e Deontologia Profissional.

Aprovou-se ainda a alteração do plano de estudos da licenciatura em Música na Comunidade.

Foi aprovada a composição do júri de provas públicas de mestrado de Crispim Rodrigues (mestrado em Educação Artística), Isaura Alegre, Patrícia Rodrigues e Margarida Fernandes (mestrado em Educação Especial) e aprovou-se também a orientação da dissertação de Sara Fonseca (que pediu o reingresso no mestrado em Supervisão) e a mudança de orientador de Elsa Machado.

Aprovou-se a composição do Júri de provas públicas de avaliação da competência pedagógica e técnico-científica de acordo com a solicitação do IPL e o artigo 2 do Regulamento destas provas.

Foi dado parecer positivo à proposta apresentada pela Comissão de Avaliação de candidaturas a licença sabática para o ano letivo 2018-19.

Foi apresentado o Relatório da Qualidade elaborado pelo Conselho Pedagógico e uma alteração ao calendário de exames 2017-18.

 

Memorando da reunião do CTC de 29 de maio de 2018

Aprovou-se a ata da reunião plenária de 2 de maio de 2018.

Foi aprovada a apresentação ao concurso I&D/PA do IPL dos projetos: RED.PT - Recursos educativos digitais para o ensino e a aprendizagem do português no 1.º ciclo do Ensino Básico; DESCMUNDUS – (des)construir o mundo na escola: cidadania, tempo e espaço; ANIMALIS -o bem-estar animal na formação de professores/as e educadores/as; DESIGNLAB4U plus; PLAYTRAIN - o brincar e o jogo na formação e prática dos educadores de infância; KITSCAPE -  descobrir a paisagem - kit pedagógico de leitura e exploração de paisagens; APNF2CEE - aprende a...não fumar; VICO - visualidades cognitivas. Desenvolvendo interdisciplinaridades; o papel das artes visuais/ilustração científica na aprendizagem escolar; TANDEM a orientar a prática: construção de um guião sobre práticas colaborativas com a criança em Educação de Infância.

Aprovaram-se as contratações em regime de mobilidade de Lina Brunheira (DEMCT), Rui Covelo, Carlos Telo e Natália Vieira (DELCA).

Para o curso de licenciatura em AVTM foram aprovadas as UC eletivas: Modelo Nú; Sketchbook I e II; Desenho paramétrico para Design; Edição de imagens digitais; FabLab I e II; Tipografia; Técnicas de Construção de Livros de Pop-Up; Concept Art I e II.

Foi aprovada a tabela de conversão do plano de estudos da extinta Licenciatura em Ensino 1º Ciclo aprovada pela Portaria 1022/2000 alterada pelo despacho 18687/05 de 26 de agosto em ECTS.

Foram aprovados os editais do mestrado em Educação Pré-escolar; Ensino do 1º Ciclo e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo; Ensino do 1º Ciclo e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo. Aprovou-se a composição dos júris de provas públicas dos mestrandos: Diana Campino e Teresa Sampaio (Mestrado em Didáticas Integradas); Viviane Almeida (Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária); Tatiana Ferreira (Mestrado em Intervenção Precoce). Aprovou-se também a orientação das dissertações/relatórios de estágio de Juliana Lucas (Mestrado em Ensino do 1º Ciclo e de História e Geografia no 2º Ciclo) e de Catarina Garcia (Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária). O plenário deu um parecer positivo aos pedidos de suspensão de prazo de mestrado apresentados por Carla Marina Henriques, Albertina Ramos (Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária) e Maria Alice Domingos (Mestrado em Intervenção Precoce). Foi ainda autorizada a alteração do prazo de candidatura ao Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária 2018-19.

O plenário autorizou uma alteração no funcionamento da UC Perspetivas Integradas sobre a Realidade Social (LEB), sendo a sua lecionação anual em 2018-19.

Aprovou-se o Júri de apreciação dos pedidos de equivalência de cursos estrangeiros à Licenciatura em Educação Básica.

Foram apresentadas as orientações para a distribuição de serviço letivo em 2018-19 e aprovou-se o calendário para esse ano letivo.

Aprovou-se o Regulamento das Provas Especialmente Adequadas Destinadas a Avaliar a Capacidade dos Titulares de Diploma de Técnicos Superiores Profissionais para a Frequência do Ensino Superior na ESELx.

Foi prestada informação sobre a decisão do governo relativamente à redução de 5% nas vagas das instituições do Ensino Superior sedeadas em Lisboa e Porto e sobre as orientações do IPL para a sua aplicação.

O plenário foi informado sobre as decisões do Presidente do IPL relativamente aos Cursos de Pós-graduação em Educação para a Saúde e Património Cultural e Educação.

Solicitou-se aos Presidentes de Departamento e Coordenadores de domínios científicos a apresentação, na próxima reunião do CTC, de: (i) lista de coordenadores de UC; (ii) distribuição de serviço; (iii) propostas de contratação em tempo integral.

Este memorando serve de minuta pública das decisões do CTC da ESELx em 29 de maio de 2018.

 

Memorando da reunião extraordinária do CTC de 6 de junho de 2018

Foi aprovada a forma de redução do número de vagas para acesso aos cursos de licenciatura da ESELx (Despacho n.º 5036-A/2018).

Aprovou-se ainda a atualização da lista de avaliadores no processo de ADD.

Este memorando serve de minuta pública das decisões tomadas na reunião extraordinária de 6 de junho de 2018.

 

Memorando da reunião do CTC de 27 de junho 2018

Aprovaram-se as atas das reuniões do CTC de 29 de maio e 6 de junho do corrente ano.

Foram apresentadas informações relativas à redução do horário letivo pela participação em projetos financiados externamente e participação em processos de prestação de serviços, bem como a forma de contabilização das orientações de mestrado. Apresentou-se também a primeira versão da distribuição de serviço nos diferentes departamentos para 2018/19.

Aprovaram-se as contratações em tempo integral de Helena Grácio, André Rocha, José Regatão, Mariana Viana e Nuno Monge (AVT – DELCA) e Pedro Almeida (MAT – DEMCT).

Foram designados os docentes que deverão apreciar os relatórios relativos ao período experimental de Dalila Lino e Teresa Pereira.

Aprovou-se a orientação dos relatórios de estágio de Íris Miranda e Mariana Correia (Mestrado em Ensino do 1º Ciclo e de Português e História no 2º Ciclo).

Foi aprovada a composição dos júris de provas públicas de mestrado de Rita Durão e Susana Mendonça (Mestrado em Educação Artística), Vanessa Genro (MESIC) e ainda a composição dos júris do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo e de Português e História no 2º Ciclo, bem como do mestrado em Ensino do 1º Ciclo e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo. O plenário deu um parecer positivo ao pedido de suspensão de prazo da mestranda Sara Ferreira (MESIC), em licença de maternidade.

Foram aprovadas as vagas para os concursos especiais de acesso ao ensino superior: maiores de 23 anos; titulares de cursos médios e superiores; titulares de diplomas de especialização tecnológica e de técnico superior profissional; mudança de curso/instituição; alunos provenientes do estrangeiro e dos países de expressão portuguesa.

A Comissão de Avaliação dos pedidos para sabáticas em 2018-19 prestou informações sobre os pedidos de esclarecimento solicitados por docentes opositores ao concurso.

Este memorando serve de minuta pública das decisões do plenário do CTC de 27 de junho de 2018.

 

Memorando da reunião do CTC de 18 de julho de 2018

Aprovaram-se as atas da reunião extraordinária do CTC de 11 de abril e da reunião ordinária de 29 de junho.

Aprovaram-se as propostas de distribuição de serviço apresentadas pelo Departamento de Educação em Matemática, Ciências e Tecnologia (DEMCT), Departamento de Educação em Línguas, Comunicação e Artes (DELCA) e Departamento de Ciências Sociais e Humanas (DCHS).

Pelo DEMCT foram propostas e aprovadas a contratação em tempo integral de Paulo Maurício (CN) e as contrações em tempo parcial de Sílvia Nobre (CN), André Pombo, Sofia Amaral (EF), Cristina Morais, Marisa Gregório, Renata Carvalho, Ricardo Machado e Tiago Tempera (MAT).

Pelo DELCA, foram propostas e aprovadas as contratações em tempo integral de Sandra Fernandes (AVTM) e em tempo parcial de Ana Cláudia Almeida, Ana Nolasco, Ana Cristina Prazeres, Filipa Burgo Ramos, Joana Costa Ferreira, Joana Matos, João Barros, Inês Garcia, Mónica Falcão, Paulo Andrade, Pedro Felício, Rodrigo Craveiro, Sandra Antunes, Mário Kong, Paulo Alexandre, Rui Feliciano de Jesus, Suzana Barros, Kátia Sabino Santos (AVTM), Maria José Nobre, Susana Gaspar, Catarina Firmo e Isabel Aleixo (TEA), Ana Isabel Santos, João Pinto, Joaquim Carmelo Rosa, Manon Marques, Pedro Russo Moreira e Sérgio Fontão (MUS), Paula Silva, Nélia Costa, Sandrina Esteves, Carla Teixeira e Mariana Veiga (LING).

Pelo DCHS, foram propostas e aprovadas a contratação em tempo integral de Rita Friães (PED) e as contratações em tempo parcial de André Carmo, Ezequiel Correia, Luís Mendes, Luísa Delgado, Maria Alice Samara, Susana Martins e Teresa Ramos (CS) e Ana Abrantes, Mónica Pereira e Sónia Cabral (PED).

Aprovou-se a correspondência entre UC do plano de estudos em vigor na licenciatura em Música na Comunidade e o novo plano de estudos, bem como as precedências de UC e ainda aquelas UC que apenas podem ser realizadas na modalidade de Avaliação contínua. Aprovou-se também a correspondência entre UC do plano de estudos em vigor na licenciatura em AVT.

Procedeu-se a uma retificação no número de vagas para os concursos especiais de acesso (concurso para maiores de 23 anos e concurso para mudança de curso).

Aprovou-se a correspondência a ECTS do plano de estudos da licenciatura em Ensino do 1º Ciclo (portaria 1448/04 de 25 de novembro).

Foi também aprovada a aceitação como candidato ao mestrado em Administração Educacional de Miguel Gomes Alexandre, considerando o seu currículo adequado à frequência deste mestrado.

Depois de lidos e apreciados os pareceres relativos aos Relatórios de Atividades desenvolvidas no quinquénio 2013-2018 por Teresa Pereira e Dalila Lino, aprovou-se a contratação destas duas docentes no regime de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado.

Foi analisada a exposição apresentada ao CTC pela mestranda Sara Costa, considerando-se que esta deve ser remetida para a Presidência da Escola, com uma recomendação maioritariamente favorável à aceitação.

Depois de lido e aprovado, este memorando serve de minuta pública das decisões tomadas no plenário do CTC de 18 de julho de 2018.