A licenciatura em Animação Sociocultural visa formar profissionais cujo perfil e contextos de inserção profissional se prendem fortemente com a intervenção social, cultural e educativa. Para a formação desses profissionais definiram-se os seguintes objetivos do curso:
- Formar profissionais para o exercício de funções de elevada qualificação em ASC, de gestão e animação de projetos, públicos, territórios e equipamentos;
- Desenvolver a capacidade de análise e reflexão, mobilizando o conhecimento teórico e metodológico no âmbito da ASC, numa lógica de pesquisa e investigação;
- Contribuir para a discussão participada e afirmação da ASC em contexto nacional e internacional, enquanto área fundamental de intervenção social, cultural e educacional no quadro das sociedades contemporâneas;
- Desenvolver competências para o ingresso em ciclos de estudos mais avançados e/ou especializados, numa lógica de formação ao longo da vida.
Para a concretização destes objetivos foi concebido o Plano de Estudos e têm sido desenvolvidas diversas ações com vista à participação dos estudantes, docentes, parceiros do curso e profissionais da ASC e de outras áreas afins, em fóruns de discussão, reflexão e divulgação da ASC, como por exemplo, os Encontros Temáticos em Animação Sociocultural.
Com este curso de licenciatura a ESELx visa contribuir para responder às necessidades de intervenção em animação sociocultural em contextos diversificados.
O curso prevê um total de 180 unidades de crédito, distribuídas por seis semestres curriculares. Será lecionado em regime presencial e integra três componentes de formação: formação teórica e técnica específica; formação pessoal, social e cultural; e formação no âmbito da prática profissional, de natureza profissionalizante em contextos diversificados (com realização de estágios nos 3 anos do curso). Encontra-se estruturado em torno de um tronco comum de formação que percorre todo o ciclo de estudos, bem como da oferta eletiva de um conjunto diversificado de unidades curriculares de aprofundamento, pertinentes para a formação de um profissional licenciado em animação sociocultural.