A Revista Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional, da Escola Superior de Educação de Lisboa, abre a submissão de artigos no âmbito da investigação em Educação.
Aceita artigos sobre: contextos educativos (formais e não formais), atores educativos, processos de ensino e de aprendizagem, modelos e processos de desenvolvimento da criança, organização dos sistemas educativos, políticas, valores, práticas e projetos de intervenção socioeducativa. É também possível submeter recensões críticas de obras relativas às temáticas relacionadas com a educação formal e não-formal.
Atuando em linha com as diretivas internacionais que estabelecem os princípios de ciência aberta e de modernização editorial, a gestão editorial da Revista é feita através da plataforma OJS (Open Journal System), sendo requerido que os/as autores/as indiquem o seu identificador ORCID.
As propostas a submeter deverão obrigatoriamente ser originais, ter rigor científico, cumprir escrupulosamente as normas redatoriais da Revista e devem ser submetidas em suporte informático (Word) na plataforma OJS da revista no separador submissões.
Os textos devem ter como limite máximo 25 páginas, em formato A4, e podem ser publicados em português, espanhol, inglês ou francês.
Depois de aceites pelo Conselho Editorial, os textos serão submetidos a um processo de avaliação científica externa em regime de anonimato (revisão cega por pares) por especialistas das respetivas áreas. Todas as decisões tomadas sobre as propostas recebidas serão comunicadas aos/às autores/as.
A revista é semestral, sendo um número lançado em março e outro em setembro. Encontra-se aberta a chamada de artigos para o número de março de 2022, sendo a data-limite de submissão 30 de dezembro de 2021.
A revista Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional encontra-se indexada no RCAAP bem como nas seguintes plataformas internacionais: Scielo, Web of Science (SciELO Citation Index), Redib, DOAJ e Latindex.