Passar para o conteúdo principal

13.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais

Contextos formais e não formais de aprendizagem

 

Os contextos formal e não formal de aprendizagem oferecem dinâmicas específicas que contribuem para o desenvolvimento de um leque alargado de competências nos alunos. Contudo, a integração e articulação de ambas as formas de aprendizagem pode enriquecer ainda mais a experiência educativa dos alunos, aprofundando conhecimentos e promovendo um leque alargado de capacidades do domínio social e emocional, preparando-os melhor para os desafios do mundo contemporâneo. Além do mais, o ensino não formal pode revelar-se um complemento motivacional para indivíduos que enfrentam dificuldades no sistema formal, proporcionando alternativas e um apoio adicional. Assim, a colaboração entre essas duas esferas educacionais é crucial para uma educação mais inclusiva e integradora, capaz de atender às diversas necessidades e potencialidades dos estudantes.

O presente encontro procura dar voz a experiências enriquecedoras desenvolvidas em ambos os contextos de aprendizagem ou que visaram promover a sua articulação.

Convidamos professores/as e educadores/as a participarem no 13.º SMCE, associando-se ativamente à partilha e debate que pretendemos promover em torno dos atuais desafios à Docência em Matemática e Ciências Naturais e das práticas que contribuem para os superar (refiram-se ou não ao tema do seminário). Desafiamos todos/as a apresentarem trabalhos sob a forma de Comunicações ou Sessões Práticas

 

Esperamos por todos/as, mais uma vez.

 

Contacto | seminario.cied@gmail.com