A ESELx integra a Cátedra da UNESCO sobre Intervenção Social Não Violenta (SNoV), uma iniciativa interdisciplinar premiada em 2022 e coordenada pela Universidade de Bordeaux Montaigne. Esta cátedra reúne conhecimento académico, profissionais do campo social e especialistas em não violência de 14 países, com mais de 50 parceiros institucionais e 100 membros em todo o mundo, incluindo Europa, Américas, África e Médio Oriente.
O principal objetivo do projeto é enfrentar as diversas formas de violência no âmbito da intervenção social. Através de uma abordagem de investigação-ação, o projeto visa analisar e desenvolver práticas que possam reduzir processos de violência, capacitando os profissionais para intervir de maneira mais eficaz e humana.
A participação da ESELx, liderada pelas professoras Cristina Cruz, Laurence Vohlgemuth e Joana Campos, resulta de uma parceria de longa data com o ISIAT e inclui atividades de investigação e desenvolvimento de novas metodologias de intervenção. O projeto permite aos docentes e alunos da ESELx testar metodologias inovadoras em diferentes contextos, promovendo a partilha de experiências entre os parceiros internacionais.
Entre os principais objetivos da cátedra estão:
- Conduzir trabalhos de investigação e investigação-ação para estudar a violência e a intervenção social;
- Desenvolver programas de formação inovadores e multidisciplinares para os níveis de ensino superior;
- Organizar workshops, seminários e conferências internacionais, bem como publicar os resultados e boas práticas;
- Criar uma comunidade de práticas para enfrentar a violência e partilhar conhecimentos e soluções operacionais.
Através dessa rede internacional, o projeto procura adaptar práticas profissionais a diferentes contextos, promovendo medidas mais humanizadoras e ajudando a diminuir processos de violência.