ESELx na Noite Europeia dos Investigadores

03 Out 2024

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC-ULisboa) coordenou a Noite Europeia dos Investigadores (NEI) em Lisboa, que teve lugar na sexta-feira, 27 de setembro, entre as 17h00 e as 24h00. Este evento tem como objetivo principal aproximar a investigação científica dos cidadãos, utilizando plataformas de comunicação acessíveis e envolventes para o público em geral.

participação do CIED e do Eco-Escolas ESELx na NEI centrou-se nas áreas das Ciências do Ambiente, Psicologia e Educação Ambiental, promovendo a ação climática sustentável e consciente.

imagem        imagem

As atividades desenvolvidas foram inspiradas no "Teenager Climate Guide" (https://teenagerclimateguide.org/), um recurso criado em colaboração pelos coletivos Ecopsi e Greve Climática Estudantil. O programa incluiu atividades práticas e interativas (Hands-on, Minds-on e Emotions-on), como quizzes com feedback, tanto escrito como em formato de diálogo, estimulando a reflexão e o debate sobre questões climáticas.

A dinamização das atividades do ESELx esteve a cargo de Sofia Morgado, estudante do 2.º ano da Licenciatura em Educação Básica (LEB) e co-autora do "Teenager Climate Guide", e de Hugo Costa, TAG e estudante do 3.º ano da LEB. As atividades foram coordenadas pelos investigadores do CIED e CI&DEI, Maria João SilvaTiago Tempera e Paulo Maurício.