As vantagens do nosso curso
A Escola Superior de Educação de Lisboa face às necessidades de formação de profissionais na área social, oferece o Mestrado de Educação Social e Intervenção Comunitária a partir de um olhar fundamentado e contextualizado nas problemáticas contemporâneas da intervenção comunitária.
* Mestrado reconhecido para efeito de progressão da carreira por parte da DGAE. Consulte a listagem com os grupos de recrutamento.
Principais características
O Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária é um curso de 2.º ciclo de estudos, com um total de 120 ECTS e a duração de 4 semestres, que se caracteriza:
- por proporcionar o acesso a conhecimentos especializados e instrumentos teóricos, metodológicos e éticos nos domínios da Educação Social e Intervenção Comunitária (ESIC) numa perspetiva interdisciplinar;
- por uma estrutura curricular teórico-prática que se organiza em ligação estreita com os contextos de intervenção em ESIC;
- por ampliar e aprofundar competências e saberes em domínios atuais para a ESIC na sociedade portuguesa, com destaque para as problemáticas – Cidadania(s), Risco(s) e Diversidade(s); Cultura, Arte e Inclusão; Estratégias gerais de Intervenção Comunitária e em Educação Social; Políticas e Metodologias de intervenção para grupos específicos, como a Infância, a Juventude e a Velhice.
- por um corpo docente, com formação científica e experiência pedagógica em domínios diversos da ESIC;
- pela articulação com profissionais que desenvolvem a sua ação nos contextos de intervenção em ESIC, mobilizando, na componente de formação curricular, a colaboração desses profissionais;
- pela possibilidade de desenvolvimento de dissertação ou projeto, no segundo ano do curso, integrado em contextos socioterritoriais diversos e instituições da esfera de ação da ESIC.
A estrutura do curso organiza-se em duas componentes fundamentais:
- uma componente de formação curricular (60 ECTS);
- uma componente de trabalho autónomo supervisionado, orientada para o desenvolvimento de uma dissertação ou projeto (60 ECTS).
Competências a desenvolver
O curso tem como objetivo central desenvolver a qualificação especializada no domínio da Educação Social e Intervenção Comunitária, visando os seguintes conhecimentos e competências:
- Aquisição de um quadro teórico-conceptual operacionalizado ao nível dos princípios, dos modelos e das práticas no campo da ESIC, visando a compreensão das transformações sociais em curso, no contexto local, nacional e global;
- Análise, diagnóstico, intervenção e avaliação crítica das práticas contemporâneas em ESIC, reconhecendo os desafios atuais, políticas e projetos;
- Conceção e gestão de projetos ancorados em estratégias de ESIC e suportados por ferramentas dos domínios da arte, cultura e/ou desporto, em contextos de educação não formal (em articulação com a formal), reconhecendo a diversidade de contextos e públicos;
- Investigação científica e intervenção no domínio da ESIC e da sua articulação com outros campos do saber, contribuindo para uma visão/conceção mais alargada e plural da ESIC.
Funcionamento
Horário pós-laboral
- Terça e Quintas, das 17h30 às 22h30;
- Sábado de manhã: algumas sessões, com caráter excecional.
Nos restantes aspetos, o funcionamento do curso processar-se-á de acordo com o estabelecido no Regulamento Geral dos Cursos de 2.º Ciclo (Mestrados) da ESELx e no Regulamento de Frequência e Avaliação da ESELx, que pode ser consultado no site da instituição.