Passar para o conteúdo principal

Os interessados deverão apresentar a candidatura ao concurso especial de acesso de acordo com o n.º 3, do artigo 14.º do Regulamento das Provas Especialmente Adequadas Destinadas a Avaliar a Capacidade dos Maiores de 23 Anos para a Frequência do Ensino Superior na Escola Superior de Educação de Lisboa.

A candidatura ao Concurso Especial para Maiores de 23 anos divide-se em duas etapas autónomas:
 

1.ª Etapa - Candidatura às provas destinadas a avaliar a capacidade dos maiores de 23 anos para a frequência de um curso de licenciatura na ESELx

Esta etapa consiste:

Para todas as licenciaturas
- na apreciação do currículo escolar e profissional do candidato/a;
- na realização de uma entrevista ao candidato/a;

Para a Licenciatura em Educação Básica
- na realização de uma prova de língua portuguesa para avaliar as competências de leitura e escrita;

Para a Licenciatura em Animação Sociocultural e a Licenciatura em Mediação Artística e Cultural
- na realização de uma prova escrita sobre cultura geral;

Para a Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias
- na apreciação de um portefólio digital e apresentação oral do mesmo durante a entrevista.


A candidatura às provas só poderá ser realizada online através do link: https://portal.ipl.pt/eselx-cssnet/page

A candidatura só será considerada válida se toda a documentação exigida for anexada e se for realizado o pagamento da taxa de candidatura, no valor de 105€, selecionando o modo de pagamento.

O pagamento deverá ser efetuado até ao limite do prazo definido para a candidatura, não podendo ser considerada qualquer candidatura cujo emolumento tenha sido pago posteriormente. Este valor não é reembolsado no caso de não admissão ao curso.
 

Documentos a anexar para a candidatura às provas

Não são aceites documentos entregues via e-mail ou presencialmente. 
Não são aceites pedidos de entrega de documentos após o candidato ter finalizado a sua candidatura ou durante os períodos de reclamação.


> Documento de Identificação (frente e verso) – somente considerado para efeitos de candidatura e destinado a fins académicos
> Currículo vitae e carta de motivação (descarregar template)
> Certificado de habilitações
> Outros certificados
> Declaração de compromisso de honra de que não realizou as provas de ingresso exigidas para a candidatura à matrícula e inscrição no curso escolhido através do concurso nacional de acesso ao ensino superior (descarregar)
> Formulário de identificação da Licenciatura à qual se vai candidatar (Exclusivo para candidatos à Licenciatura em Educação Básica) (descarregar)
> Carta de apresentação (Exclusivo para candidatos à Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias).
Documento com um texto de apresentação (entre 2500 e 3000 caracteres, incluindo espaços) que inclua uma breve descrição do percurso escolar, áreas de interesse e motivação. Neste documento deverá figurar igualmente um link para o portefólio digital (link para wetransfer, dropbox, google drive, website ou outras plataformas).


Os resultados nas provas da 1.ª Etapa não garantem, por si só, o acesso direto aos cursos de licenciatura.

 

2.ª Etapa - Candidatura ao concurso especial de Acesso para titulares das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do Ensino Superior dos Maiores de 23 anos. 

Os/as candidatos/as aprovados/as na 1.ª Etapa deverão apresentar a sua candidatura ao concurso especial de acesso no prazo estipulado no calendário.

A candidatura é efetuada na plataforma online (https://portal.ipl.pt/eselx-cssnet/page), criando um novo registo.

A candidatura só será considerada válida se for realizado o pagamento da taxa de candidatura, no valor de 63€, selecionando o modo de pagamento. Nesta etapa não é exigida qualquer documentação.

O ingresso dos/as candidatos/as nos cursos depende do número de vagas fixado para cada curso, sendo admitidos/as em função da lista ordenada das classificações finais (edital de colocação). A classificação final das provas é válida no ano letivo a que o/a candidato/a se propõe e no ano letivo subsequente.