Introdução
Em 2019/2020, a ESELx iniciou a sua participação do Programa Eco-Escolas, embora já anteriormente tenha desenvolvido diversas atividades, quer no âmbito de unidades curriculares, quer no âmbito de projetos de investigação sobre o ambiente e a sustentabilidade, atividades que vão ao encontro dos ODS das Nações Unidas e dos objetivos do Projeto Eco-Escolas (ver Folheto Eco-Escolas), nomeadamente ao nível do diagnóstico, da intervenção nos espaços interiores e exteriores e da integração curricular das temáticas ambientais e de sustentabilidade.
Entre os objetivos deste programa estão a redução dos consumos de água e de eletricidade, o aumento da separação dos resíduos para reciclagem, entre outros, de modo tornar a escola mais sustentável ao mesmo tempo que promove na sua comunidade académica (estudantes, docentes e outros funcionários) uma atitude mais comprometida com o ambiente.
Em 2020/2021 e 2021/2022, a ESELx tem continuado a desenvolver diversas iniciativas com vista à sustentabilidade. Relativamente à redução dos consumos de água e de eletricidade, pretende-se continuar a sensibilizar toda a comunidade escolar para estas causas, assim como estudar outras formas de redução dos consumos. Quanto à gestão dos resíduos, foi aumentado o número de ecopontos, foi implementada a recolha de REEE, lâmpadas e pílhas para reciclagem (Projeto Geração Depositrão) e ao nível do referitório, os SAS implementaram a compostagem de resíduos orgânicos, com o apoio da ESELx. Continuámos a apostar na valorização dos espaços exteriores e da biodiversidade (em especial a vegetal) e na alimentação saudável e sustentável. Continua a haver partilha de experiências, documentos, informações, atividades, etc… ao nível das várias Unidades Orgânicas do Politécnico de Lisboa, num grupo de trabalho designado Eco-IPL que engloba os coordenadores Eco-Escolas e estudantes das várias Associações, colaboração essa que muito tem contribuído para o trabalho desenvolvido.
Nos dois primeiros anos de participação, a ESELx recebeu o galardão – a bandeira verde, o que significa o reconhecimento pela ABAE das atividades desenvolvidas no âmbito da sustentabilidade. Esperamos continuar a merecê-lo e a recebê-lo por muitos anos, pois isso significa que a nossa escola se estará a tornar gradualmente mais sustentável.
Eco-Código
- Água é fonte de vida. Bebe água da torneira: é saudável, não usas plástico e poupas na carteira!
- Tudo para valorização: papel no papelão, plásticos e metal no embalão e vidro no vidrão.
- Fecha o ciclo através da compostagem e, com imaginação, contribui para reduzir a poluição.
- O papel não é infinito e as árvores também não: reduz, reutiliza e digitaliza.
- Desliga a luz, o projetor e o ar condicionado. Ao poupar eletricidade, ajudas o planeta em comunidade.
- Vem de bicicleta ou a pé para a escola e usa a tua própria energia!
- Precisas de ir dar uma pequena volta? Leva uma bicicleta da ESELx.
- Descobre o espaço exterior e conhece a biodiversidade da tua escola!
- O ruído é poluição. Escuta... e melhora a tua ação!
- Diminui o consumo; repara, em vez de comprares e se comprares, compra produtos locais!
- Diminui o consumo de alimentos de origem animal e de alimentos processados – a tua saúde e o Planeta agradecem!
- Pensa global, age local!