Com o terceiro encontro de literatura para a infância, subordinado ao tema A natureza dos/nos livros, pretende-se explorar uma dupla dimensão que aliará as características intrínsecas dos livros e da literatura às pontes que permitem que a educação ambiental e a criação literária se entrecruzem e se fortaleçam mutuamente. Deste modo, Literatura e Natureza abrem caminhos de fruição do objeto livro e de situações de leitura, de construção de conhecimento e de sensibilização ambiental.
Inscrição obrigatória AQUI
* inscrição na Oficinas será feita no próprio dia
Valor Inscrição:
- Público em geral: 15€
- Alunos da ESELx: gratuito
- Professores da ESELx: gratuito
- Cooperantes da ESELx: gratuito
- Alunos do Instituto de Educação: gratuito
*os dados para o pagamento serão fornecidos no email de confirmação.
Organização:
Antónia Estrela
Encarnação Silva
Maria João Silva
Patrícia Ferreira
Com o apoio de Susana Torres
Apoios
Oficinas
Oficina 1
Abel Arez, Carla Rocha e Natália Vieira - Pelos caminhos do Era Uma Vez, plim!
Local: Salão Nobre, 209, 300
Vamos fazer um percurso por dentro e por fora da escola, criando imaginários e histórias através da música, do movimento e do teatro, plim...!!!
Oficina 2
Bianor Valente - Histórias no Laboratório
Local: Sala 114
Serão exploradas histórias de diversos livros para crianças, (re)criando e analisando os seus cenários e acontecimentos em laboratório. Para tal, recorrer-se-á a leituras de livros para a infância, a materiais da Natureza e a instrumentos laboratoriais, relacionando os acontecimentos das histórias com as experiências e observações realizadas em laboratório, criando pontes entre a fantasia e a realidade e entre a literatura e as ciências da natureza.
Oficina 3
Ana Pêgo – Dentro de um livro, a natureza infinita
Local: Sala 305
Tendo como inspiração o livro Lá Fora, e tomando como ponto de partida os ciclos da natureza (água, rochas, Lua, Sol, ciclos de vida de plantas e animais), propomos construir neste atelier um livro que mostre a capacidade de transformação e constante renovação da natureza. Dentro de um livro infinito vamos guardar um pouco da natureza infinita (uma gota, um ovo, uma semente).
Oficina 4
Ana Teodoro – O que fazer com a natureza nos livros?
Local: Sala 304
Numa breve introdução, apresentam-se exemplos da relação da literatura para a infância com a ciência e em particular com a natureza ou com o conhecimento da natureza, identificando 3 níveis nessa relação: a fruição, a crítica e o diálogo.
Depois, os participantes, em pequenos grupos, são desafiados a:
- partindo de um tópico de estudo do meio ou do conhecimento do mundo, chegar a livros de literatura para a infância, delineando uma possível sequência de atividades;
- partindo de livros de literatura para a infância, chegar a um tópico de estudo do meio ou do conhecimento do mundo, delineando uma possível sequência de atividades;
- partindo de um tópico da língua portuguesa, chegar a livros de literatura para a infância com natureza dentro, delineando uma possível sequência de atividades.
No final, faz-se a síntese das várias sequências delineadas, identificando as dificuldades e potencialidades da cada uma, bem como recuperando as ideias de fruição, crítica e diálogo entre a literatura para a infância e o conhecimento da natureza.
Oficina 5
Ana Mourato – A natureza de um (bom) livro e o desenvolvimento emocional na infância
Local: Sala 301
A natureza do livro de literatura para a infância e o mediador – (co)provocadores de relações intra e interrelacionais, promotoras do desenvolvimento humano e das aprendizagens. Nesta oficina, identificam-se potencialidades expressivas, mediadoras e transformadoras da Literatura para a Infância no desenvolvimento psicoafetivo e social. Abordaremos critérios de seleção, estratégias de mediação e exemplos de abordagem de temáticas através da Literatura para a Infância, objetos dialogantes e dinâmicas.
Oficina 6
Ana Maria Pessanha - Brincar, ler e pintar
Local: Sala 309
Os adultos serão convidados a explorar jogos materiais e livros numa animação especialmente preparada para esta oficina. Levamos em consideração o relevante potencial de estratégias que associam materiais lúdicos e literacia.
O trabalho que iremos realizar baseia-se nas melhores práticas educativas, considerando o uso de materiais lúdicos e expressivos associados aos livros na escola e ao contexto familiar em Portugal.
O objetivo desta atividade será o de pensar em conjunto e avaliar se a promoção da leitura agradável, promovendo momentos de leitura de histórias de família, de brincar e recontar histórias, pode melhorar a compreensão da obra literária na criança, o reconhecimento das personagens, a estrutura das histórias, o desenvolvimento da linguagem e a comunicação família/escola.
Por fim, será feita uma breve fundamentação teórica, reforçando os objetivos e as estratégias.
Oficina 7
Clarisse Nunes, Rita Nobre e Teresa Miguel - Histórias Multissensoriais
Local: Sala 308
A oficina de Histórias Multissensoriais terá uma dimensão mais teórica em que se explicita o conceito de Histórias Multissensoriais, as suas principais características e o público-alvo; e uma dimensão mais prática em que se prevê a apresentação de histórias multissensoriais e a explicitação do seu processo de construção. No final, será apresentado o projeto Story Lab da ESELx, dedicado à produção e divulgação de histórias multissensoriais para crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais.