Reunião de 15 de junho de 2016 – Memorando
Procedeu-se à revisão e votação do Regulamento Geral de Avaliação e Frequência da ESELx, aprovado por unanimidade.
Reunião de 18 de maio de 2016
Foi apreciado um requerimento de suspensão de prazo de entrega de dissertação de um estudante do Mestrado em Administração Escolar. Sobre este assunto o CP emitiu um parecer aprovado por unanimidade.
Procedeu-se à discussão de propostas de revisão do Regulamento Geral de Avaliação e Frequência da ESELx.
Reunião de 20 de abril de 2016
Procedeu-se à substituição de Sara Leite, conselheira efetiva representante dos estudantes, por Miguel Branco, conselheiro suplente representante dos estudantes.
Foi apreciada a reclamação apresentada por uma aluna do 1.º ano do Mestrado em Educação Especial, a propósito da avaliação da UC “Perturbações do Comportamento”. Sobre este assunto o CP emitiu um parecer aprovado por unanimidade.
Foram aprovadas recomendações sobre a formação de turmas, a elaboração de horários, os procedimentos de preparação de estágios e as estratégias de comunicação da ESELx e do CP com os estudantes.
Foram apreciadas duas propostas da Presidência referentes ao calendário escolar para 2016-17, tendo o CP elaborado uma proposta alternativa.
Deu-se início à revisão do Regulamento Geral de Avaliação e Frequência da ESELx.
Reunião de 16 de março de 2016
Foi apresentada e discutida a proposta de criação da Plataforma de Inserção Profissional da ESELx.
Foram discutidos problemas identificados no que se refere à formação de turmas, à elaboração de horários, aos procedimentos de preparação de estágios e às estratégias de comunicação da ESELx e do CP com os estudantes.
Começou a organizar-se um conjunto de recomendações do CP sobre os temas anteriormente referidos.
Perante a existência de representantes dos estudantes com elevado número de ausências às reuniões, foi decidido falar com os mesmos para saber se pretendem continuar como membros efetivos do CP.
Reunião de 2 de março de 2016
Foi comunicado aos conselheiros a nomeação de Joana Campos como vice-presidente do Conselho Pedagógico.
Foi apreciado e aprovado por unanimidade o Relatório sobre a Qualidade de Ensino na Escola Superior de Educação de Lisboa referente a 2014-2015.
Reunião de 10 de fevereiro de 2016
Foram dadas informações sobre a participação dos estudantes do CP na reunião com a CAE que decorreu no dia 1 de fevereiro.
Foi apreciada a reclamação apresentada por duas alunas da turma de Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, a propósito da avaliação da UC de Sociedade, Cultura e Território. Sobre este assunto o CP emitiu um parecer aprovado por unanimidade.
Após apreciação da carta enviada pela professora Adriana Cardoso renunciando ao cargo de Presidente do CP, os conselheiros aceitaram o pedido de renúncia tendo em atenção as razões evocadas, salientado a qualidade do trabalho desenvolvido pela professora no desempenho das funções de Presidente.
Procedeu-se à eleição do Presidente do CP, por voto secreto, tendo sido eleito Paulo Rodrigues, com seis votos a favor e um voto em branco.
Depois de lido e aprovado, este memorando serve de minuta pública das decisões da reunião do CP de 10 de fevereiro de 2016.
Reunião de 20 de janeiro de 2016
Foram dadas as boas vindas aos representantes dos estudantes recém eleitos para o Conselho Pedagógico, assim como à professora Antónia Estrela que substituirá a professora Adriana Cardoso durante a sua baixa médica.
Foi apresentada a lista com os nomes dos representantes dos estudantes do Conselho Pedagógico que se disponibilizaram para reunir com a CAE na próxima avaliação de sete cursos de mestrado da ESELx.
Foram definidas propostas de alteração ao modelo do Relatório de Unidade Curricular.
Foi feito o ponto da situação referente à elaboração do Relatório sobre a Qualidade de Ensino da ESELx 2014-15, tendo-se redefinido grupos de trabalho e agendado para dia 10 de fevereiro a entrega de cada uma das partes do Relatório.
Os estudantes apresentaram algumas considerações sobre a necessidade de maior organização e previsibilidade do trabalho a realizar no que se refere aos períodos de Estágio, nomeadamente no curso de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico.
Reunião de 9 de dezembro de 2015
Foi aprovado o Regulamento do Conselho Pedagógico.
Foi feito o ponto da situação em relação à elaboração do Relatório sobre a Qualidade de Ensino.
Foi definido o Calendário Eleitoral para a eleição dos representantes dos estudantes no Conselho Pedagógico.
Foi definido que a mesa eleitoral para a eleição dos representantes dos estudantes no Conselho Pedagógico será formada por Paulo Rodrigues e por Ana Filipa Pires.
Reunião de 18 de novembro de 2015
Foi discutida e aceite por unanimidade o pedido da professora Antónia Estrela de desvinculação do Gabinete de Apoio ao Aluno.
Foi discutida e aprovada por unanimidade a proposta da professora Antónia Estrela de extinção do Gabinete de Apoio ao Aluno.
Foi apresentado e discutido o ponto da situação dos trabalhos para criação da plataforma de inserção profissional dos alunos da ESELx.
Foram formados os grupos de trabalho para a elaboração do Relatório sobre a Qualidade de Ensino da ESELx.
Foi apresentada a calendarização para as reuniões do CP.
A equipa redatorial da CulturESE passa a ser formada por Helena Barroso, Cátia Rijo, Ana Isabel Silva e Marta Abreu Silva.
Reunião de 21 de outubro de 2015
Foi discutida a reformulação do Relatório de Coordenação de Curso face às necessidades de recolha de informação para a elaboração do Relatório sobre a Qualidade de Ensino.
Foi discutida a questão da divulgação dos resultados dos inquéritos aos estudantes sobre a avaliação das UC e dos docentes realizados em 2014/2015.
Foi colocada à discussão os itens a considerar para a criação da plataforma de empregabilidade a ser dinamizada pelo CP. Os conselheiros ficaram de enviar propostas via e-mail.
Foi dado parecer positivo à proposta de criação de um Coro Feminino do IPL, apresentada pelo Maestro Luís Almeida.
Foi comunicada a decisão da docente Antónia Estrela deixar de colaborar na edição da CulturESE. O CP ficou de contactar a docente Helena Barroso para saber se sente necessidade de reforçar a equipa.
Reunião de 14 de outubro de 2015
Foi realizado um balanço sobre o arranque do ano letivo 2015/2016, tendo-se decidido agendar uma reunião para discussão de critérios para a formação de turmas / horários.
Foi concedido, por unanimidade, parecer favorável aos pedidos de acreditação dos cursos de mestrado em:
- Educação Ambiental
- Jogo, Educação, Brinquedos e Linguagens / Play, Education, Toys and Languages
Foi emitido parecer favorável relativo a um pedido formalizado pela coordenação do MEPE respeitante a Sara Ferreira, estudante desse curso.
Foi emitido parecer não favorável relativo a um requerimento formalizado por um estudante da LEB, Solange Nilo.
Foram emitidos pareceres sobre duas exposições formalizadas pela docente Susana Pereira relativa à área científica de Línguas.