13 de setembro de 2012
Foi aprovada a ata da reunião plenária de 18 de julho de 2012.
Aprovaram-se as seguintes contratações em tempo parcial: Ana Nolasco, Dilar Pereira, Madalena Matoso, Mário Say Ming Kong, Mónica Falcão, Paulo Morais Alexandre, Rodrigo Craveiro, Sofia pessoa, Susana Barros, Vítor Gonçalves e Pedro Russo Moreira (DELCA); Luís Souta, Rita Severino, Bárbara Brandão, Aida Nogueira Ramalho, Bárbara Tadeu e Raquel Franca (DCHS); Lurdes Serrazina (DEMCT).
Aprovou-se a correspondência entre as UC do plano de estudos da Licenciatura em Música na Comunidade regulamentada pela portaria nº 1552/2007 e as UC do plano de estudos aprovado no Conselho Técnico-Científico de 23 de novembro de 2011,as quais serão aplicadas aos alunos que, até ao ano letivo de 2011/2012, tenham completado Unidades Curriculares em número superior a 135 créditos.
Aprovou-se a transição e/ou reingresso dos alunos inscritos no plano de estudos da Licenciatura em Música na Comunidade regulamentada pela portaria nº 1552/2007, que até ao ano letivo de 2011/2012 tenham completado Unidades Curriculares em número inferior a 135 créditos, para o Plano de Estudos aprovado no Conselho Técnico Científico de 23 de Novembro de 2011.
Aprovou-se a transição dos alunos inscritos no plano de estudos da licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias publicado no Despacho n.º 6594/2010 para o plano de estudos publicado no Despacho n.º 11930/2012.
Foi aprovado que as UC Projeto I, Projeto II e Projeto III da licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias, dado o seu carácter prático, serão sujeitas exclusivamente ao regime de avaliação contínua.
Foi aprovado o júri para apreciação do relatório referente ao período probatório como professora adjunta de Maria Manuela Migueis Nunes Duarte Rosa.
26 de setembro de 2012
Aprovou-se a ata da reunião plenária extraordinária de 13 de setembro.
Foi aprovada a contratação em tempo parcial de Maria João Reis (DCHS).
Foi reconhecido o período experimental da Professora Adjunta Maria Manuela Duarte Rosa e aprovada a sua contratação por tempo indeterminado ao abrigo do disposto no Estatuto da Carreira Docente do Ensino Superior Politécnico.
Foi aprovada a proposta de plano de estudos de um novo mestrado pós-profissional – Mestrado em Ciências da Educação – Especialidade: Didáticas Integradas em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e Sociais.
Foi aprovada a alteração do orientador do relatório de estágio de Sara Bento Ferreira (mestrado em ensino 1º e 2º CEB).
24 de outubro de 2012
Aprovou-se a ata da reunião plenária do CTC de 26 de setembro de 2012.
Foram aprovadas as contratações em tempo parcial de Pedro Caetano Miguel (DELCA) e Maria Leonor Santos (DCHS) em substituição de docentes com contratação já aprovada mas que mostraram posteriormente indisponíveis. Aprovou-se ainda a contratação a título gracioso de Maria José Artiaga (DELCA).
Aprovou-se a conversão em créditos dos planos de estudo das extintas licenciaturas em Educação de Infância e Ensino do 1º CEB.
Informou-se que foi homologado pelo presidente do IPL o regulamento de creditação. Foram aprovadas alterações sugeridas pelo IPL ao regulamento de provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência de cursos superiores, ao regulamento de mudança de curso, transferência e reingresso e ao regulamento geral dos cursos de 2º ciclo (mestrado). Aprovou-se o regulamento da prova específica para acesso à Licenciatura em Música na Comunidade.
Foram ratificadas as coordenações de curso em vigor e as propostas de novas coordenações. Aprovou-se a coordenação de UC do DEMCT, DELCA e DCHS.
Aprovou-se uma retificação ao plano de estudos do mestrado em Educação Matemática. Aprovou-se a mudança de orientador das dissertações de Ana Paula Ferreira, Rui Campos, Sandra Bernardo e Vera Moreira (M. Educação Especial). Aprovou-se a constituição dos júris de provas públicas de Natércia Barbosa (M. Didática das Ciências da Natureza), Inês Dias, Andreia Cunha, Maria Graça Correia da Silva e Irene Águas e Madalena Casado (M. Educação Especial), Ana Margarida Melo, Andreia Varão e Mónica Assis (M. Intervenção Precoce), Maria Luísa Chedas, Edite Félix, Fernando Ferraz, Joana Dias, Ana Patrícia Silva e Maria da Conceição Machado (M. Supervisão) e Joana Esteves, Cátia Bacalhau, Pedro Dias, Maritza Ribeiro e Joana Lourenço (M. Educação de Infância). Ratificou-se o júri de provas públicas de Isaura Furtado (M. Educação Especial em colaboração com a Universidade de Cabo Verde). Foram ainda aprovadas as orientações de dissertação dos mestrados em Intervenção Precoce e Língua Portuguesa (2011/13). Foi apresentada a lista dos alunos dos mestrados pós-profissionalização que apresentaram à presidência da ESE pedidos de suspensão de prazos.
Foram apresentados os relatórios de atividades do CTC e do DEMCT relativos ao ano letivo de 2011/12, bem como os relatórios do júri da prova de Língua Portuguesa e dos júris de candidatura à frequência de UC isoladas, concurso especial de acesso, concurso para mudança de curso, transferência e reingresso e concursos para frequência dos mestrados em Educação Especial e Supervisão. Apresentaram-se também os relatórios de atividades da coordenação de curso de Animação Sociocultural, da coordenação do curso de preparação para acesso ao ensino superior para maiores de 23 anos e do grupo de trabalho da Formação Contínua. Informou-se ainda que foram recebidos os relatórios de avaliação da qualidade dos cursos de licenciatura em Educação Básica e mestrados em Educação Pré-escolar, Ensino do 1º e 2º Ciclos e Intervenção Precoce.
Foi apresentado o requerimento de Ana Margarida Ribeirinho relativamente às classificações de estágio na antiga licenciatura em Educação de Infância. Apresentou-se o parecer da Comissão de Curso e da Presidência da ESE que relata o processo desenvolvido desde 2007/08 a 2011/12. O plenário do CTC considerou adequada a forma como foi conduzido o processo.
28 de Novembro de 2012
Foi aprovada a ata da reunião plenária de 24 de Outubro de 2012.
Foi aprovada o aumento das horas de contratação de Patrícia Martins (DELCA) para substituição de um professor; aprovou-se ainda a contratação de Maria da Conceição dos Santos Vilela e João Lopes Barbosa (docentes DEMCT) e Ana Caldeira (monitora para o domínio de Ciências Físicas e Naturais, DEMCT).
Foram aprovados orientadores para as dissertações de mestrado de Educação Artística e Intervenção Precoce e a mudança de orientador de Susana Costa (mestrado de Educação social e Intervenção Comunitária).
Aprovaram-se os júris de provas públicas de: Sara Teiga, Rui Rodrigues e Sara Cordeiro (Educação Social e Intervenção Comunitária); Ana Rebelo, Andreia Oliveira, Manuela Coelho, Soledade Batista, Ana Gomes, Arnaldo Santos, Susana Alberto e Sónia Santos (Supervisão); Maria da Graça Lopes, Liana Pais, Rui Campos, Ana Paula Ferreira, Susana Monteiro, Maria Judite Figueira e Ana Rute Morais (Educação Especial); Maria da Graça Pereira e Sílvia Caçador (Educação Matemática); Ana Cláudio, Maria Helena Marinheiro, Luís António, Sónia Vieira, Berta Pereira, Cacilda Costa, Benedita Freitas (Educação Artística); Maria Xavier, Rosa Rodrigues, Paula Tormenta, Bárbara do Carmo e Bárbara Tadeu (Intervenção Precoce); Sílvia da Vinha, Pedro Everard e Rui Nobre (Administração Escolar); Sara Ferreira e Ana Cláudia Polainas (Ensino do 1º e 2º Ciclos); Susana Justino, Marina Patrício e Sofia Duarte (Ensino de EVT).
Foi apresentado e discutido o relatório do gabinete de gestão da qualidade do IPL (Novembro de 2012). Foram apresentados os pareceres do Conselho Pedagógico sobre os relatórios das Coordenações de Curso. O Gabinete de Avaliação da qualidade fez o ponto da situação sobre o processo em curso.
Foi apresentada a lista retificada dos avaliadores do processo de avaliação de desempenho docente para o triénio 2011/14.
Foram apresentados os relatórios dos júris de candidatura aos mestrados em Ensino da Educação Musical e em Ensino do 1º e 2º Ciclos do EB. Apresentou-se ainda o relatório de atividades do DCHS e o plano de atividades do DEMCT.
Aprovou-se uma retificação do plano de estudos da licenciatura em EVT publicada em Diário da República (Despacho nº 11930/12).
Apresentou-se a listagem dos relatórios de progresso dos docentes em PROTEC.
Apresentou-se a fundamentação das coordenações de UC por assistentes, no DEMCT
Informou-se que no dia 7 de dezembro se realizará o Encontro Comemorativo dos 150 anos da Formação de Professores e no dia 12 de janeiro o 1º Encontro de Mestrados em Educação da ESELx. Informou-se ainda que está em curso a eleição dos alunos para o Conselho de Representantes.
30 de janeiro de 2013
Foram aprovados os contratos em tempo parcial de: Ana Cláudia Almeida e Arnaldo Abrantes (DELCA) e Sónia Cabral e Inês Rosa (DCHS). Foi aprovada a alteração dos termos do contrato de Luís Miguel Taveira (DCHS). Foi aprovada a contratação de um monitor para AVTM (DELCA). Foi debatida a possível abertura de concursos para professor adjunto e professor coordenador.
Foi aprovada a proposta da Presidência da ESElx para encerramento do curso de mestrado profissionalizante em EVT. Aprovou-se a proposta de alteração da distribuição de horas de contato de ISE no curso de licenciatura em Educação Básica. Aprovou-se a impossibilidade de frequentar a UC Práticas de Educação Inclusiva quando os candidatos não apresentam determinadas condições. Aprovaram-se as sinopses de 2 UC eletivas para o curso de licenciatura em AVM. Discutiu-se a possibilidade de abertura de cursos de especialização pós-graduada.
Foi aprovado o parecer do CTC sobre os cursos já apreciados pelo CP (2011/12), conforme requerido pelo Regulamento da Qualidade do IPL. Foi apresentado o relatório de atividades científicas do CIED relativo a 2012.
Aprovou-se o Regulamento Interno de ADD.
Aprovou-se a proposta de orientador para dissertações do mestrado em Intervenção Precoce. Aprovaram-se as propostas de júri de provas públicas de: Isabel Figueiredo (MDCN), Ana Cordeiro (MESIC), Ana Silveira e Patrícia Ferreira (MDLP) e Sandra Correia e Manuela Fonseca (MEE). Foram ratificadas as propostas de júri de Patrícia Carrega (MSUP), Dina Brilha, Dulce Oliveira e Sandra Mendes (MEE).
Foi apresentado o relatório de atividades do DELCA 2011/12 e os relatórios dos cursos de mestrado pós-profissionalização em Educação Social e Intervenção Comunitária e Didática da Língua Portuguesa relativos ao mesmo ano letivo. Foram ainda apresentados os relatórios do I Encontro de mestrados pós-profissionalização (CIED e CCM/CTC) e o Plano de atividades do CIED para 2012-2013.
Foi ainda apresentado um aditamento à distribuição de serviço do DCHS, relativo ao 2º semestre de uma UC do curso de especialização em creche.
27 de fevereiro de 2013
Aprovou-se a ata da reunião plenária de 30 de janeiro de 2013.
Aprovou-se a alteração do número de horas da contratação em tempo parcial de Mariana Veiga e Nélia Alexandre (DELCA).
Aprovou-se a proposta de júri da prova específica para acesso à licenciatura em Música na Comunidade.
Aprovou-se a proposta de orientador e de tema de dissertação de Rosa Alexandra Ramos (Mestrado Didática da Língua Portuguesa) e a proposta de júri de provas públicas de Adorinda Pires (Mestrado em Administração Escolar). Ratificou-se a proposta de júri de provas públicas de Sílvia Pinto (Mestrado em Educação Matemática). Foram ainda aprovados os editais para abertura de concursos para os Mestrados em Didática das Ciências da Natureza, Educação Especial, Educação Artística e Administração Escolar (edição 2013/15).
Foi aprovada a proposta de alteração de critérios para seleção e seriação dos candidatos ao mestrado em Educação Pré-escolar.
Foram aprovadas alterações à lista de avaliadores e aos indicadores da grelha de ADD.
Com base no cálculo de ETIs/nº de professores coordenadores e adjuntos por departamento, aprovou-se a abertura de 5 concursos (3 no DELCA e 2 no DMCNT). Os Conselhos de Departamento deverão agora pronunciar-se sobre as áreas de especialidade desses concursos, devendo elaborar propostas que serão apresentadas na reunião plenária de abril.
Foi apresentado o Relatório Anual sobre a Investigação e Desenvolvimento/Criação Artística na ESELx (2012). A Coordenadora do Curso (2011/12) da licenciatura em Educação Básica apresentou o Relatório de Atividades da Coordenação e a Coordenadora do Mestrado em Educação Matemática apresentou o Relatório de Apreciação Global do Curso (2011/12). Foram ainda apresentados os planos de atividades para 2012/13 do DCHS e das Coordenações de Curso de Música na Comunidade e Educação Básica.
O plenário apreciou a lista de protocolos estabelecidos até 31 de Dezembro de 2012, apresentada pela Presidente da ESE.
Foi prestada informação sobre as atividades do Conselho Pedagógico.
20 de março 2013
Aprovou-se a ata da reunião plenária de 27 de fevereiro de 2013.
Foi aprovada a alteração aos critérios de seriação dos candidatos ao mestrado em ensino de 1º e 2º ciclos. Aprovou-se o nº de vagas para os mestrados profissionalizantes (Educação pré-escolar, Ensino do 1º e 2º ciclos e Ensino da Educação Musical).
Aprovou-se a abertura e os editais dos mestrados pós-profissionalização (Didática da Língua Portuguesa e Intervenção Precoce). Aprovaram-se ainda os júris das provas públicas de mestrado de Maria Antónia Carreiras (Supervisão) e Joana Conceição (Educação Matemática) e a mudança de tema da mestranda Florbela Sebastião e Silva (Didática das Ciências da Natureza).
Aprovou-se o envio para o Conselho Pedagógico da proposta das datas de exame dos cursos de pós-graduação/especialização.
Aprovou-se o número de vagas para os cursos de licenciatura (Música na Comunidade, Animação Sociocultural e Educação Básica). Aprovou-se a proposta da coordenação do curso de Música na Comunidade relativamente ao tipo de prova de aptidão musical aceite pela ESELx como pré-requisito para a candidatura ao curso.
Aprovaram-se os itens e cotações das grelhas de avaliação de desempenho docente para coordenadores, adjuntos e assistentes em ciclos avaliativos de um, dois e três anos. Foi apresentado um novo modelo de relatório de autoavaliação, elaborado de acordo com as alterações introduzidas nas grelhas.
Solicitou-se a apresentação, na próxima reunião plenária do CTC, das propostas para as disciplinas eletivas novas a oferecer no ano letivo de 2013-14 (licenciaturas). A apresentação da primeira versão da distribuição de serviço letivo ficou marcada para o plenário de maio.
Informou-se que o próximo plenário do CTC se realizará a 17 de abril.
17 de Abril de 2013
Aprovou-se a ata da reunião plenária de 20 de março de 2013.
Aprovou-se o aumento do número de horas de contratação das docentes Sónia Cabral e Elisabete Gomes para substituição de Purificação Matos que se encontra ausente por doença. Após publicitação, aprovou-se a contratação do aluno Salomão Fonseca como monitor para o Domínio de Artes Visuais Tecnologias e Multimédia. Aprovaram-se os avaliadores do desempenho docente de Cristina Cruz (DCHS), em adenda à lista de avaliadores aprovada na reunião plenária de 27 de fevereiro.
Aprovou-se a constituição dos seguintes júris: i) concurso para maiores de 23 anos; ii) provas de Português especialmente adequadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos; iii) provas de Língua Portuguesa para acesso aos mestrados profissionalizantes; iv) concurso especial de acesso; v) concurso para reingresso, transferência e mudança de curso.
Aprovou-se que a forma e o calendário da prova de LP para acesso aos mestrados profissionalizantes fossem idênticos às do ano transato. Aprovou-se também a proposta de adenda apresentada pelo mesmo domínio sobre níveis de proficiência linguística para candidatos estrangeiros.
Aprovaram-se novas unidades eletivas para as edições dos cursos de licenciatura de 2013/14: Laboratório de Materiais para o Design; Conhecimento e Construção de Jogos Pré-desportivos; Arte Terapia; Parceria Escola-Família e Projetos com a comunidade;Violência e indisciplina na escola; Psicodinâmica da Criança e do Adolescente.
Aprovou-se a correção das áreas científicas constantes no plano de estudos do mestrado em Intervenção Precoce e a alteração do prazo de candidatura à edição de 2013/14 do mestrado de Didática da Língua Portuguesa, bem como uma alteração na equipa coordenadora do mestrado em Administração Escolar. O plenário foi ainda ouvido sobre a lista de pedidos de suspensão de prazos dos mestrados pós-profissionalização.
Para a elaboração da distribuição de serviço docente 2013/14, decidiu-se não usar o Regulamento de Organização de Serviço Docente aprovado no ano transato. Foi solicitado aos departamentos a apresentação, na reunião plenária de maio, das propostas de contratação dos docentes em mobilidade e da previsão de unidades letivas para as quais será necessário fazer contratações, após publicitação.
Foram apresentados os relatórios dos cursos de mestrado em Ensino da Educação Musical e em Administração Escolar.
Para a comparabilidade da classificação das unidades curriculares feitas em ERASMUS por alunos da Música na Comunidade (que não tem ainda 100 graduados) decidiu-se usar a escala de comparabilidade da classificação geral dos cursos de licenciatura da escola.
29 maio 2013
Aprovou-se a ata da reunião plenária de 17 de abril de 2013.
Foram aprovados os editais de abertura de concurso para os mestrados em Educação Pré-Escolar, em Ensino do 1º 2e 2º Ciclo e em Ensino da Educação Musical (2013-14). Aprovou-se o texto do suplemento ao diploma do mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo. Analisou-se a exposição apresentada pelos alunos da licenciatura em Educação Básica que solicitam a abertura de turmas em regime pós-laboral nos mestrados profissionalizantes e aprovou-se a oferta em regime pós-laboral de uma turma do Mestrado em 1º e 2º ciclo e de um desdobramento de turma nas UC teórico-práticas do mestrado em Educação Pré-escolar, mantendo-se os estágios em regime diurno.
Ratificou-se o prolongamento do prazo do concurso para acesso aos mestrados pós-profissionalização. Aprovou-se a alteração da constituição da coordenação de curso do mestrado em Didática da Língua Portuguesa. Aprovou-se o edital de abertura de concurso para o mestrado em Didáticas Integradas (2013-14). Aprovou-se a composição dos júris de provas públicas de mestrado de Aretha Pires Eiró, Marta Botelho (Intervenção Precoce) e Nádia Azevedo (Educação Matemática).
Aprovou-se a proposta de redução da componente letiva decorrente do exercício de cargos nos órgãos e estruturas da ESE. Foram analisadas as versões provisórias da distribuição de serviço apresentadas pelos departamentos.
Foi aprovada a continuação da exclusividade do regime de avaliação contínua em algumas UC da licenciatura em Música na Comunidade.
Aprovou-se a abertura de concurso para professores coordenadores na especialidade de Estudos e Práticas de Teatro e na especialidade de Design. Foi aprovada a lista dos docentes a contratar em regime de mobilidade, ficando estas propostas dependentes do resultado da avaliação anual de desempenho, ainda em curso: Graciosa Veloso, Lina Brunheira, Clarisse Nunes, Manuela Prata; Ana Bela Mendes; António Melo; Carlos Telo Rodrigues; Paula Elvas; Rui Covelo e Natália Vieira. Aprovou-se a alteração dos avaliadores de Lina Brunheira e Ana Teodoro.
Aprovou-se ainda o plano de estudos do CET em Atendimento a Crianças e Jovens, em parceria com a Fundação Monsenhor Alves Brás. Foram aprovados os planos de estudo dos cursos de pós-graduação em: Didática da Matemática; Didática das Ciências da Natureza (1º e 2º CEB); Conhecimento Explícito da Língua na Educação Básica; Ensino da Leitura e da Escrita; Animação de Histórias; Marionetas e Formas Animadas.
Aprovou-se o calendário escolar para 2013-14.
Informou-se sobre a eleição do novo coordenador do domínio de AVTM, sobre a reunião do presidente do IPL com os presidentes dos CTC das Escolas para discussão do regulamento relativo aos laboratórios de investigação do Instituto e incentivou-se o envio para o Repositório Científico Aberto das publicações dos docentes. Informou-se que a visita da CAE da A3ES se realizará nos próximos dias 3 e 4 de junho.
26 de junho de 2013
Aprovou-se a ata da reunião plenária de 29 de maio de 2013.
Foi aprovada uma alteração ao número de vagas das licenciaturas em Educação Básica e em Animação Sociocultural. Deliberou-se que a decisão sobre abertura dos cursos de pós-graduação será tomada em setembro. Foi analisado o plano de estudos do curso de pós-graduação em Redes Socioeducativas e sociais a realizar em parceria com o Instituto Politécnico de Setúbal.
Foi aprovada a distribuição de serviço apresentada pelos três departamentos e a publicitação das horas de unidades curriculares não contempladas na distribuição de serviço devido à insuficiência de recursos humanos.
Foram aprovadas as contratações dos docentes em situação de mobilidade que integravam a lista apresentada no plenário anterior. Foram aprovadas as renovações do contrato de Bianor Valente, Ana Teodoro (DEMCT) e Cristina Cruz (DCHS).
Foi aprovada a unidade curricular Dificuldades de Aprendizagem, a ser oferecida como unidade eletiva nos mestrados pós-profissionalização e como formação contínua. Aprovou-se o júri de provas públicas de mestrado de Ana Luísa Antunes (Administração Escolar). Aprovaram-se os júris de provas públicas de Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos. Foi aprovada a condição de especialista aos docentes cooperantes do Mestrado em Educação Pré-Escolar para efeitos de composição dos júris deste mestrado. Aprovaram-se os júris de provas públicas do Mestrado em Educação Pré-escolar. Aprovou-se o júri de provas públicas de Mestrado em Educação Musical. Foi definido o prazo final da candidatura à 2ª fase dos mestrados em Administração Escolar e intervenção Precoce.
Foram apresentados e discutidos os pareceres do Conselho Pedagógico sobre os cursos de mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária, Intervenção Precoce, Didática da Língua Portuguesa no 1º e 2º CEB e Administração Escolar. Foi apresentada informação sobre o processo de avaliação interna da qualidade 2012-13. Informou-se ainda das iniciativas relativas à recolha de dados sobre empregabilidade dos ex-alunos e sobre os empregadores.
Foi ratificada a nomeação de um vogal para integrar a júri de provas públicas para a atribuição do título de especialista na área do Design.
Solicitou-se aos coordenadores das licenciaturas e dos mestrados profissionalizantes que apresentassem na reunião plenária seguinte os calendários das Unidades Curriculares de Prática Profissional 2013-14, incluindo as semanas de discussões finais ou provas públicas.
A Presidente do Conselho Pedagógico informou sobre as decisões deste órgão, bem como de algumas questões levantadas pelos alunos. A Presidente da ESE fez a síntese do processo de avaliação externa e da apreciação global apresentada oralmente. Informou-se sobre o II Encontro de Matemática e Ciências Experimentais.
17 de Julho 2013
Aprovou-se a ata da reunião plenária de 26 de junho de 2013.
Aprovaram-se as alterações à distribuição de serviço apresentadas pelos 3 departamentos.
Foram aprovadas as contratações em tempo parcial de: Fátima Grais, Paulo Maurício, André Pombo, Sofia Amaral, João Pedro Ferreira, Luís Miguel Alegria e Cláudia Cristina Oliveira (DEMCT); Ana Almeida, Ana Nolasco, André Rocha, Kátia Santos, Madalena Matoso, Mónica Falcão, Rodrigo Craveiro, Sandra Antunes, Suzana Barros, Maria Antónia Duarte Silva, Carlos Garcia, Francisco Cardoso, João Almeida, Joaquim Rosa, Manon Marques, Carla Marina Henriques, Patrícia Martins, Pedro Moreira, Fernando Serra, Carmo Isabel Aleixo, João Lizardo, Luís Vieira, Madalena Victorino, Miguel Seabra, Rute Ribeiro, Sara Araújo e Maria José Nobre (DELCA); Filipa Carvalho, Rita Severino, Teresa Lima, Luís Mendes, Susana Martins, Maria Joana Santos Inácio, Raquel Franca, Bárbara Tadeu, Cristina Seixas, Elisabete Gomes, Mary Catherine Silva, Luís Miguel Taveira, Sara Emília Mourão, Maria Manuela Prata, Ana Varíssimo, Lia Ribeiro d’Almeida, Inês Rosa, Joana Dias e Lurdes Costa (DCHS).
Foi aprovado o júri de provas públicas de mestrado de Manuela Lapa (Intervenção Precoce). Aprovou-se uma alteração ao regulamento geral dos cursos de 2º ciclo.
Foi apresentada uma exposição da coordenação da licenciatura em Animação Sociocultural relativa ao plano de estudos de pós-graduação em Redes Socioeducativas e Culturais. Foi aprovada a proposta de procedimentos necessários para a conceção de novos planos de estudo.
Aprovou-se ainda a abertura de 2ª fase de candidaturas aos mestrados de Ensino da Educação Musical, Ensino do 1º e 2º CEB (18 de julho a 6 de setembro) e Didáticas Integradas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e Ciências Sociais (18 de julho a 23 de setembro).
Foi divulgada a calendarização da Prática Profissional e iniciação à mesma nas licenciaturas e mestrados profissionalizantes (ano letivo 2013-14). Foi divulgado o relatório do júri da Prova de Língua Portuguesa para maiores de 23 anos.