Memorando da reunião plenária do CTC de 16 de setembro de 2016
Aprovou-se a ata da reunião plenária de 13 de julho.
Foram Aprovadas alterações na distribuição de serviço dos diferentes departamentos.
Para o DELCA, foram aprovadas adendas às contratações de Sandrina Esteves, Ana Isabel Santos, Joaquim Carmelo Rosa, Manon Marques, Susana Martins e a contratação de João David Almeida, Ana Cristina Prazeres e Madalena Matoso. Para o DCHS, foi aprovada a alteração da contratação de Rita Brito e as contratações de Luisa Delgado, Teresa Ramos, Ana Verissimo, Lia Ribeiro d'Almeida e Marta Tagarro. Para o DMCT foram aprovadas adendas à contratação de Helena Marisa Gregório e Paulo Maurício.
Aprovou-se a alteração do docente suplente no júri do concurso para professor adjunto de Design.
Foi reconhecido o grau de licenciado a Cristina Nagakawa e Tatiana Martins (Brasil) para efeitos de prosseguimento de estudos no Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária e a Michele Guimarães (Brasil) para prosseguimento de estudos no Mestrado em Educação Ambiental. Foi reconhecido o currículo relevante de Mafalda Soares para acesso ao Mestrado em Didática da Língua Portuguesa.
Aprovou-se a organização da UC Ciências da Terra ( Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo e de Matemática e Ciências no 2.º Ciclo) em dois semestres no corrente ano letivo. Foi aprovada a sinopse da UC eletiva "Design centrado no utilizador" (Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologia). Aprovaram-se ainda alterações nas coordenações de UC do DMCT e DELCA.
Informou-se sobre o DL 63/2016.
Depois de lido e aprovado, este memorando serve de minuta pública das decisões tomadas na reunião do CTC da ESELx em 15 de setembro 2016.
Memorando da reunião extraordinária do CTC de 12 de outubro de 2016
Foram aprovadas as contratações de Ana Boléo e Ana Cláudia Martins (sob proposta do DELCA) e ainda de José Hipólito e Inês Valente (sob proposta do DCHS).
Aprovaram-se os editais para os concursos de acesso aos cursos de pós-graduação em Animação de Histórias e Marionetas e Formas Animadas.
Aprovou-se ainda a composição dos júris de provas públicas de mestrado de Cláudia Marques (M. Educação Especial), Maria Odete Vaz, Rui Ferreira e José Pina (M. Didáticas Integradas).
O plenário aprovou a recomendação do júri do concurso de acesso ao mestrado em Administração Eucacional relativa ao reconhecimento da relevância do currículo de António Degues e José Rosinha.
Depois de lido e aprovado, este memorando serve de minuta pública das decisões do conselho Técnico Científico em 12 de outubro de 2016.
Memorando da reunião plenária do CTC 26 de outubro de 2016
Foram aprovadas as atas das reuniões do CTC de 16 de setembro e de 12 de outubro de 2016.
Aprovaram-se adendas às contratações de Paulo Maurício (DEMCT) e de Susana Martins (DCHS e DELCA) e ainda a contratação de Alexandra Frias (DCHS).
Foram aprovados os orientadores das dissertações/projetos de intervenção dos mestrados em Administração Escolar, Didáticas Integradas, Educação Artística, Educação Especial, Educação Social e Intervenção Comunitária e Intervenção Precoce. Aprovou-se a composição do júri de provas públicas de mestrado de Carla Gomes (M. Educação Especial). O plenário pronunciou-se favoravelmente em relação ao pedido de suspensão de contagem de prazos de M. Inês Louzeiro (M. Supervisão em Educação).
Aprovou-se a submissão dos projetos de investigação científica, tecnológica e criação artística a financiar pelo IPL em concurso interno (Despacho n.º 9155/2016): “Interação Social e tipos de jogo em Crianças de Idade Pré-Escolar com e sem incapacidade (JISPECSI)”; “Astronomia e Espaço na formação inicial de educadores e professores do 1º e 2º CEB”; “Geleira Sustentável CoolCork”; “Memória e Identidade: Investigação e Salvaguarda do património histórico da Escola Superior de Educação de Lisboa”; “DESIGNLAB4U”; “Projeto Flexibilidade de cálculo e raciocínio quantitativo”; “Espaço e Criação da Criança: Estudo sobre o Envolvimento, Participação, Interação e Comunicação de crianças com educadores e pais em atividades de construção”; “In)imaginar- Estratégias de integração social através da educação artística não formal”; “ParticipART. Criação, Comunidade e Desenvolvimento”; “Produção de recursos educativos interdisciplinares para áreas de interesse natural: o seu impacto no desenvolvimento das aprendizagens e no contacto dos alunos com a natureza”. Aprovou-se ainda a submissão do projeto “Desenvolvimento e estudo piloto de uma plataforma online para pais de crianças nascidas prematuras e prematuríssimas, depois da alta hospitalar do bebé”, em parceria com a ESTS do IPL.
Discutiu-se a proposta de criação de uma Comissão Permanente do CTC e respetivas competências.
Foram apresentados os relatórios dos júris nomeados pelo CTC para a prova de Língua Portuguesa para acesso aos mestrados em Formação de Professores e para a prova de Língua Portuguesa destinada a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos; a ata do júri do concurso para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos; e o relatório do júri dos concursos especiais de acesso.
Aprovou-se a retificação do Regulamento ERASMUS+.
Foi ainda aprovado o pedido de dispensa de serviço não docente apresentado por Sandra Fernandes para conclusão do Doutoramento. Informou-se que Carlos Pires assegurará a coordenação do mestrado em Administração Educacional durante o período de sabática de Mariana Dias.
A presidente da ESELx apresentou alguns dados sobre a situação atual da ESELx. Foi prestada informação sobre os docentes integrados na carreira ao abrigo do Dec-Lei nº45/2016 e sobre a criação do grupo de revisão linguística para apoiar a revisão da revista do CIED e outras publicações.
A Coordenadora do CIED apresentou o documento relativo às normas para publicação de e-books.
Este memorando serve de minuta pública da reunião plenária do CTC de 26 de outubro de 2016.
Memorando da reunião plenária do CTC em 30 de novembro de 2016
Aprovaram-se as atas das reuniões plenárias de 26 de outubro e 16 de novembro de 2016.
Foi apresentada e analisada a síntese do Encontro de Mestrados em educação e Ensino da ESELx e discutida a orientação a seguir na investigação realizada neste ciclo de estudos.
Analisaram-se e discutiram-se os resultados da avaliação de unidades curriculares pelos alunos.
Analisou-se a possibilidade de oferecer unidades curriculares em inglês.
Foi aprovada a composição dos júris de provas públicas dos mestrandos: Maria João Nunes, Rita Cruz, Sandra Cristóvão, Sílvia Nunes, Sónia Lima, Sónia Santos (Mestrado em Educação Matemática); Arminda Baptista, Carla Rosinha, Carla Sofia Marreiros, Leandra Gonçalves, Mafalda Rosado, Sofia Freitas, Ana Matos, Ana Pelarigo, Cátia Oliveira e Mafalda Noivo dos Santos (Mestrado em Supervisão); e Ana Rita Santos (Mestrado em Didática da Língua Portuguesa).
Foram aprovadas adendas à lista de orientadores para dissertações de mestrado em Educação Especial e Administração Educacional.
O plenário pronunciou-se favoravelmente em relação ao pedido de suspensão de prazos da mestranda Nádia Isabel Silva Mocho (Mestrado em Didáticas Integradas).
Foi apreciado o relatório de atividades do Departamento de Educação em Matemática, Ciências e Tecnologia.
O próximo plenário ficou marcado para dia 20 de dezembro, pelas 14h30.
Memorando do plenário do CTC de 20 de dezembro de 2016
Aprovou-se a ata de 20 de novembro de 2016.
Foram aprovadas as contratações de Mary Katherine Martins e Silva e de Joana Filipa da Mota Dias (DCHS), Cláudia Galante e Ricardo Pereira Rodrigues (DELCA), Cristina Maria da Silva Morais, Nádia Diogo Ferreira, Renata dos Anjos Carriço e Ana Sofia Rodrigues Rezio (DEMCT).
Aprovaram-se também as alterações na distribuição de serviço do domínio de Línguas e as coordenações de UC do mesmo domínio e também do domínio de Artes Visuais e Tecnologia.
Aprovou-se o Regulamento de Sabática.
Na sequência da reunião anterior, o plenário apreciou o guião do Relatório de PES dos Mestrados em 1º e 2º Ciclo, fazendo algumas recomendações para a sua melhoria.
Foi apreciado o Relatório do grupo da Formação Contínua (FC). A proposta de reformulação da FC será apreciada pelos Departamentos e debatida no próximo plenário.
Tendo em conta a entrada em vigor do novo plano de estudos da Licenciatura em Animação Sociocultural, aprovou-se a correspondência entre UC deste plano de estudo e as do plano de estudos anterior.
Apreciou-se o Relatório de atividades do DELCA 2015/16 e Plano de atividade 2016/17.
Aprovou-se uma adenda às listas de orientações dos Mestrados em Educação Artística, Educação Especial e Educação Social e Intervenção Comunitária. Ratificou-se a aprovação ao júri de provas públicas de Ana Lúcia Pelarigo (Mestrado de Supervisão).
Divulgou-se a listagem dos projetos selecionados no concurso anual para projetos de Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Criação Artística (IDI & CA) do IPL – 2016.
Memorando do plenário do CTC de 25 de janeiro de 2017
Foi aprovada a ata da reunião plenária de 20 de dezembro de 2016.
Para o 2º semestre, foram aprovadas as contratações e adendas a contratações anteriores em tempo parcial de: Paulo Andrade, Maria Inês Garcia, Francisco Martins Lança, João Barros (DELCA); Sónia Cabral, Inês Valente Rosa, Marta Tagarro, Elvira Tristão, Mariana Grazina (DCHS); Sofia Rezio, Fátima Grais, João Barbosa e Paulo Maurício (DEMCT).
Aprovou-se a possibilidade de oferecer unidades curriculares em língua estrangeira, desde que: 1) exista mais do que uma turma dessa UC; 2) as inscrições sejam abertas a todos os estudantes; 3) exista manifestação de interesse por parte dos estudantes.
Apreciou-se o relatório de atividades do CTC 2015-16, bem como o plano de atividades 2016-17.
Aprovou-se a mudança de orientador da dissertação de mestrado de Maria Helena Costa (MEE), a coorientação da dissertação de Maria Celeste Barreira (MEM) e o orientador de José Eduardo Rosinha (MAE). O plenário deu um parecer positivo ao pedido de suspensão de prazos de mestrado de Nádia Mocho (MDI) e de Irina Mendonça (MEE) por maternidade e gravidez de risco, respetivamente.
Foi solicitado aos presidentes dos departamentos o ponto da situação relativamente às propostas de abertura de concursos para professores adjuntos e coordenadores. Informou-se os conselheiros que, de acordo com o plano de atividades, nos próximos plenários será necessário nomear o grupo de trabalho da formação contínua e discutir-se-ão os modelos formativos desenvolvidos ou a desenvolver na ESELx, bem como as formas de melhorar a participação dos estudantes em eventos científicos, as quais terão por base as propostas do DEMCT.
Este memorando, depois de lido e aprovado, serve de minuta pública das decisões tomadas na reunião plenária do CTC de 25 de janeiro de 2017.
Memorando da reunião plenária do CTC de 22 de fevereiro de 2017
Aprovou-se a ata da reunião plenária do CTC de 25 de janeiro de 2017.
Foram aprovadas as contratações em tempo parcial de Alexandra Marques Oliveira, Anabela Proença Gonçalves e Maria João dos Reis de Freitas (DELCA). Aprovou-se a dispensa de serviço não letivo de João Manuel Rosa.
Foi aprovada a proposta de júri da prova específica para acesso à licenciatura em Música na Comunidade.
Foram apresentadas as propostas do DCHS e DELCA relativas à participação dos estudantes em experiências formativas complementares.
Deliberou-se sobre a formação do grupo de trabalho para a Formação Contínua.
Foi apresentado o Relatório do Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da ESELx (2016). Ratificou-se o Relatório de Atividades do DCHS (2015-16) e o seu Plano de Atividades para 2016-17. Aprovou-se o Relatório de I&D da ESELx (2015-16) e o Plano de Atividades 2016-17. Foi apresentado e discutido o Relatório sobre a Qualidade de Ensino na ESELx (2015-16), elaborado pelo Conselho Pedagógico.
Foi aprovada a composição dos júris de provas públicas do Mestrado em Educação Pré-escolar.
Discutiu-se o Perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória, documento elaborado pelo Grupo de Trabalho criado nos termos do Despacho n.º 9311/2016, de 21 de julho e deliberou-se a elaboração de um parecer sobre o mesmo.
Remeteu-se para a Comissão de Mestrados a tomada de decisão sobre o suporte em que deverão ser apresentadas as dissertações, projetos de intervenção e relatórios de estágio para obtenção do grau de mestre, de acordo com o artigo 163ª da Lei nº42/2016.
Informou-se sobre a visita da CAE da A3ES para avaliação externa da licenciatura em Música na Comunidade e sobre a decisão do Conselho de Administração da mesma agência relativamente ao cancelamento do Mestrado em Educação Musical.
Foi prestada informação sobre a aprovação de financiamento pela FCT ao projeto ORISC – Oracy in the school culture, coordenado por Otília Sousa.
Informou-se sobre diversas iniciativas a levar a efeito na ESELx nos próximos meses.
Memorando da reunião plenária do CTC de 5 de abril 2017
Foi aprovada a proposta de contratação de Vanda Magarreira e adendas às contratações de Ana Boleo e Luís António (DELCA).
Aprovou-se o número de vagas para o acesso às licenciaturas em Educação Básica, Animação Sociocultural, Mediação Artística e Cultural e Artes Visuais e Tecnologias. Foram também aprovados os editais para os concursos de acesso aos mestrados em Educação Pré-escolar, Ensino do 1º Ciclo e de Português e História e Geografia no 2º Ciclo, Ensino do 1º Ciclo e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo, Administração Educacional, Educação Ambiental, Educação Artística, Educação Especial, Educação Matemática, Didáticas Integradas e Supervisão em Educação e para os concursos de acesso às Pós-graduações em Animação de Histórias, Creche e outros Equipamentos para a 1ª Infância, Marionetas e Formas Animadas, bem como os respetivos júris.
Aprovou-se o número de vagas para os concursos especiais de acesso e ingresso no Ensino Superior, regimes de mudança de par instituição/curso e para candidatos ao abrigo das alíneas a), b), d), e), f) e g) do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 393-A/99 de 2 de Outubro (alunos provenientes de sistemas de ensino estrangeiros). Foram ainda aprovados os júris das provas de Língua Portuguesa (para candidatos maiores de 23 anos e para acesso aos mestrados profissionalizantes em ensino) e das provas para estudantes com CET, assim como os júris dos concursos especiais de acesso e do concurso para maiores de 23 anos.
Informou-se o resultado do concurso para professor coordenador em Educação Especial, no qual a Prof. Dra. Marina Fuertes ficou em 1º lugar. Fez-se o balanço da situação dos concursos para professor, concluindo-se que, dos concursos cujos editais foram já aprovados em CTC, falta apenas dar continuidade ou finalizar 3 concursos. Assim sendo, foi decidido iniciar um novo processo de análise da relação ETI/nº de docentes coordenadores e adjuntos em cada Departamento, conforme a fórmula anteriormente aprovada em CTC.
Foi pedido aos Presidentes de Departamento a atualização da lista de professores avaliados e avaliadores, com vista ao desenvolvimento do 3º ciclo de Avaliação de Desempenho Docente da ESELx. Aprovou-se a dispensa de apresentação de relatório de autoavaliação pelos docentes contratados em tempo parcial, com horário letivo igual ou inferior a 90h.
O plenário ratificou a mudança de júri de provas públicas de mestrado de Ana Catarina Sequeira Cruz (MEPE) e aprovou a proposta de composição de júri de Maria Celeste Piçarra Mendes Barreira (M. Educ. Matemática).
O plenário deu parecer positivo à proposta de inclusão da participação no encontro-TE – Encontro de Teatro na Educação e Comunidade (organizado conjuntamente pela Escola Superior de Educação e pela Escola Superior de Teatro) no suplemento ao diploma dos estudantes que fizeram parte da Comissão Organizadora, bem como ao pedido de suspensão de contagem de prazo da mestranda Marcela Batalha (M. EE) por gravidez de risco.
Informou-se sobre o Despacho n.º1946/2017 do IPL (Regulamento de Creditação de Competências).
Este memorando, depois de lido e aprovado, serve de minuta pública das decisões tomadas na reunião plenária do CTC de 5 de abril de 2017.
Memorando do plenário do CTC de 3 de maio de 2017
Aprovou-se a ata da reunião plenária de 5 de abril de 2017.
Foi aprovada a apresentação ao concurso de I&D/CA do IPL de 4 projetos de docentes da ESELx e 1 projeto em parceria com a ESTS.
O plenário deu um parecer positivo ao pedido de mobilidade ao Ministério da Educação de Carlos Telo, Natália Vieira, Rui Covelo e Lina Brunheira.
Foram prestadas informações sobre o processo de avaliação de desempenho docente no ciclo que agora termina.
Aprovou-se a composição do júri de Patrícia Cunha (Mestrado em Educação Especial).
O Coordenador da Comissão de Mestrados apresentou os resultados da discussão sobre o formato de entrega dos trabalhos finais para provas públicas nestes cursos.
A Presidente da ESELx informou que será possível manter o número de alunos por turma no 2º ano da L. em Educação Básica, mas será necessário desfasar horários, por falta de salas.
Este memorando serve de minuta pública das decisões tomadas pelo plenário do CTC da ESELx em 3 de maio de 2017.
Memorando do plenário do CTC de 31 de maio de 2017
Aprovou-se a ata da reunião plenária do CTC de 3 de maio de 2017.
Foi analisada a proposta de atualização da lista de avaliadores para o presente ano letivo. Aprovaram-se os avaliadores dos professores contratados em regime de tempo integral cujo contrato termina no final do presente ano letivo. A lista dos restantes avaliadores terá que ser revista pela Comissão de Apoio e Acompanhamento da ADD e será apresentada na próxima reunião.
Tendo sido ultrapassados os prazos previstos para apresentação dos pedidos de sabática, aprovaram-se novos prazos, definidos apenas para o presente ano letivo: 20 de junho para apresentação do pedido e 10 de julho para divulgação da lista ordenada, mantendo-se o prazo para reclamação previsto no Regulamento de ADD. Aprovou-se ainda que, nos próximos anos, os pedidos de sabática serão realizados no prazo definido nesse Regulamento, independentemente do despacho anual da Presidente do ESELx que fixa as quotas para atribuição de licenças sabáticas.
Foi alterado o edital do concurso para dois Professores Coordenadores na área das Artes Plásticas.
Aprovou-se a composição do júri de provas públicas de Inês Diogo (M. Educação Matemática) e apreciou-se positivamente o pedido de suspensão de prazos apresentado por Inês Pinto por motivo de maternidade (M. Intervenção Precoce). Aprovou-se também a composição dos júris de provas públicas dos estudantes dos mestrados profissionalizantes em Ensino do 1º Ciclo e de Português e História e Geografia no 2º Ciclo e em Ensino do 1º Ciclo e de matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo.
Foram aprovadas as vagas para estudantes internacionais.
O calendário letivo para 2017/18 foi apresentado e discutido.
Analisado o pedido da aluna Joana Marinho Silva, os conselheiros consideraram que o processo seguiu os trâmites previstos, não havendo necessidade de ser por este órgão apreciado, por não se verificarem problemas de natureza jurídica, formal ou científica, tal como consta no ponto 6. do Artº 14 – Reclamação de Classificações do Regulamento Geral de Avaliação e Frequência da ESELx.
A Presidente da ESELx colocou à discussão algumas alterações à redução de serviço letivo por exercício de cargos.
Este memorando, depois de lido e aprovado, serve de minuta pública da reunião plenária do CTC da ESELx em 31 de maio de 2017.
Memorando da reunião plenária do CTC de 28 de junho de 2017
Foi aprovada a ata da reunião plenária do CTC de 31 de maio de 2017.
Com algumas alterações, aprovou-se a proposta de redução de horas letivas para desempenho de cargos organizacionais apresentada na anterior reunião plenária.
Aprovou-se a distribuição de serviço apresentada por cada um dos departamentos, ficando as horas sobrantes para publicitação e futura contratação.
Foram aprovadas as contratações/renovações de contrato em tempo integral de Lina Brunheira (DEMCT), Rui Covelo, Carlos Telo, Cátia Rijo, Helena Grácio Franco, José Pedro Regatão, Kátia Sá e Nuno Monge da Silva (DELCA).
Foi aprovada a atualização da lista de avaliadores e avaliados para o ciclo de ADD 2014-17.
Com caráter excecional, o plenário autorizou o funcionamento em 2 semestres da UC Metodologia de Investigação em Práticas Educativas (Mestrados em 1º e 2º CEB) e Perspetivas Integradas sobre a Realidade Social (licenciatura em Educação Básica).
Aprovou-se a alteração na composição da Coordenação da licenciatura em Música na Comunidade, que passou a integrar mais elementos.
Foi ainda aprovada a composição dos júris de provas públicas de mestrado de Cristina Rodrigues, Filipe Brás Pinto, Sónia Costa Cabral (Mestrado em Intervenção Precoce) e Irina Mendonça (Mestrado em Educação Especial).
Este memorando serve de minuta pública das decisões tomadas na reunião plenária do CTC da ESELx em 28 de junho de 2017.
Memorando da reunião plenária do CTC de 18 de julho de 2017
Aprovou-se a ata da reunião plenária de 28 de junho de 2017.
Foram apresentadas as decisões da presidência da ESELx em relação às reduções de serviço letivo por desempenho de cargos e participação em projetos financiados.
Foi aprovada a atualização de algumas distribuições de serviço para 2017/18. Aprovaram-se as contratações de Abel Arez, Ana Isabel Santos, Cláudia Galante, João David Almeida, Joaquim Carmelo Rosa, Pedro Russo Moreira, Sérgio Fontão, Maria José Nobre, Susana Gaspar, Luís António, Catarina Firmo, Alexandra Oliveira, Rute Ribeiro, Luís Vieira, Madalena Vitorino, Miguel Seabra, Luís Madureira, Isabel Aleixo, Martim Ferreira, Nélia Cota Costa, Sandrina Esteves, Olga Gordino, Vanda Magarreiro, Patrícia Ferreira, Ana Boléo, Ana Abrantes, Ana Rita Dourado, Isabel Sebastião, Carla Teixeira, Manuel Luís Costa, Filipa Burgo Ramos, Joana Ferreira, Joana Matos, Inês Garcia, Mónica Falcão, Paulo Andrade, Rodrigo Craveiro, Sandra Antunes, Ana Cláudia Vespeiro Almeida, Ana Maria Nolasco, Ana Cristina Prazeres e Mariana Viana, Mário Kong, Paulo Morais Alexandre, Rui Feliciano de Jesus e Suzana Barros em tempo parcial e de Natália Vieira e André Rocha em tempo integral (DELCA). Foram ainda aprovadas as contratações de Carlos Ferreira, Célia Martins, Luís Mendes, Susana Martins, Ana Simões, Mónica Pereira, Rita Brito, Sónia Cabral, Tiago Tempera, Marta Tagarro, Ana Veríssimo, Lia Pappámikail, Maria João Centeno, Mariana Grazina em tempo parcial e de Cristina Cruz, Rita Friães e Ana Gama em tempo integral (DCHS) e de Maria de Fátima Grais, Paulo Maurício, André Pombo, Sofia Amaral, Marisa Gregório, Renata Carvalho, Pedro Almeida e Ricardo Machado, em tempo parcial (DEMCT).
Aprovou-se a nomeação definitiva de Alfredo Dias e foram apresentados os resultados do concurso para licença sabática.
O edital do Mestrado internacional em Jogo, Brinquedos e Linguagens na Educação de Infância foi também aprovado.
Aprovou-se a alteração na composição de um júri do Mestrado em Ensino do 1º CEB e do Português e História e Geografia no 2º CEB. O plenário deu um parecer positivo à suspensão de prazos de Ana Rita Almeida e Maria Alice Domingos (M. em Intervenção Precoce).
Discutiu-se a possível reorganização dos Departamentos, inserida na alteração dos Estatutos em curso.
Atualizou-se a lista de avaliadores.
Este memorando, depois de lido e aprovado, serve de minuta pública da reunião do CTC de 18 de junho de 2017.