Consoante os casos:
- Realização da prova escrita de Língua Portuguesa para acesso ao Mestrado em Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, de acordo com o calendário.
- Entrega da documentação(*) exigida no âmbito da Prova de Língua Portuguesa para os titulares do grau de Licenciatura em Educação Básica (a prova é documental, não se realiza prova escrita), para acesso aos Mestrados em Educação Pré-Escolar, Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico.
A inscrição na Prova de Língua Portuguesa para acesso aos mestrados profissionalizantes é obrigatória para todos os candidatos, incluindo os estudantes da ESELx.
(*) Documentação a entregar:
a) Certidão de frequência, explicitando a aprovação a Unidades Curriculares (UC) com a discriminação das respetivas classificações. Neste documento devem constar obrigatoriamente as classificações de todas as UC de Língua Portuguesa incluídas na área de formação para a docência (cf. Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio), com a indicação dos créditos de cada UC.
b) Os candidatos que não tenham frequentado o Curso de Licenciatura em Educação Básica na ESELx devem, ainda, entregar o plano de estudos do Curso (Publicação em Diário da República).
Observação: Será feito o cálculo da média das notas finais das UC de Língua Portuguesa referidas em a). Esta média será ponderada de acordo com os créditos de cada UC.
Os candidatos que pretendam candidatar-se ao Mestrado com a classificação obtida em provas de Língua Portuguesa realizadas nos cinco anos anteriores em qualquer instituição de ensino superior, não terão de realizar a 1.ª Etapa de candidatura. Aquando da 2.ª Etapa da Candidatura ao mestrado, deverão entregar uma certidão com a classificação obtida na Prova de Língua Portuguesa já realizada.