A Escola Superior de Educação de Lisboa acolhe, no dia 22 de fevereiro, entre as 10h e as 12h, a palestra “A Mulher e a Família à Luz do Referencial Santiano”, no âmbito das Conferências CEDROS 2025.
A sessão será conduzida pela Professora Doutora Patrícia Holanda, que irá refletir sobre as mudanças nas configurações familiares nos séculos XX e XXI, numa perspetiva comparada entre Brasil e Portugal. A análise será feita sob a ótica da História Social, Psicologia, Educação e Psicanálise, inspirando-se nos referenciais teóricos de Freud e João dos Santos. A palestra abordará, ainda, os instrumentos oferecidos por João dos Santos para dialogar e lidar com os desafios atuais relacionados à mulher e à família.
Sobre a Oradora
Patrícia Holanda é psicóloga, mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Realizou dois pós-doutoramentos: um na área de Desenvolvimento Profissional Docente pela Universidade de Brasília e outro na Universidade de Lisboa, onde investigou a obra do psicanalista, psicopedagogo e pedopsiquiatra João dos Santos. Atualmente, é Professora de Psicologia da Educação na Universidade Federal do Ceará.
Entrada | Livre
