Apresentação
O Congresso Internacional de Cultura Democrática e as XVIII Jornadas Internacionais de Investigação em Didática das Ciências Sociais integram-se no plano de trabalho do projeto “Integrar as Competências de uma Cultura Democrática nos planos de formação inicial de professores”, financiado pelo programa DISCO (Democratic and Inclusive School Culture in Operation) do Conselho da Europa e União Europeia, levado a cabo conjuntamente pelo grupo GREDICS de la Universidade Autónoma de Barcelona, o Instituto Politécnico de Lisboa e a Manchester Metropolitan University.
A cultura da democracia representa o eixo principal deste Congresso e Jornadas. Pretende-se conhecer qual é a situação atual em que se encontra a cultura da democracia nas políticas e práticas na educação em geral, e no ensino das Ciências Sociais. Pensamos ser importante debater e partilhar experiências sobre o porquê e o como incorporar a cultura da democracia na formação de professores.
A formação para uma cultura da democracia é imprescindível para a construção de um futuro melhor. Assim, entendemos a cultura da democracia como una preparação para a participação e a ação social responsável. Por esta razão, relacionamos de uma forma estreita a cultura da democracia com a Educação para o Futuro. Quais são os futuros possíveis e prováveis? Que futuro queremos? Como podemos alcançá-lo?
Estamos interessados em encontrar respostas, colocar novas questões e debater a investigação e a inovação em educação para a participação democrática. Nesta ordem de ideias, a formação de professores, inicial e contínua, é um elemento chave para encontrar ferramentas que melhorem a educação democrática e a participação.
O Congresso e as Jornadas serão um ponto de encontro para partilhar experiências, inovações, investigações, inquietações e reflexões sobre o ensino e aprendizagem das ciências sociais, a cultura da democracia e a educação para o futuro. Pretende-se realizar estas abordagens em diferentes âmbitos e ciclos de educação – educação infantil, básica, secundária, superior, educação formal e não formal – para partilhar ideias e criar redes.
As linhas temáticas deste Congresso são as seguintes:
- Investigação e inovação em educação para uma cultura da democracia.
- Educação para a cidadania global, diversidade e género.
- Literacia crítica digital e discursos de ódio.
- Educação para o futuro e a ação social.
O Congresso contará com tradução simultânea inglês-português e português-inglês.
Destinatários
- Educadores e professores de ensino básico, secundário e superior.
- Todos os profissionais interessados na educação democrática e na educação para o futuro, desde a investigação, a inovação e a formação de professores.
- Estudantes interessados no ensino das ciências sociais, a geografia, a história e as potencialidades de uma cultura da democracia.
Apresentação de comunicações
Os participantes das Jornadas poderão apresentar comunicações de qualquer ciclo de ensino (infantil, básica, secundária, superior), escritas em catalão, castelhano, francês português ou inglês.
Na avaliação das propostas valorizam-se positivamente todas as que incluem o modelo da cultura da democracia proposto pelo Conselho da Europa. Esta informação pode ser encontrada no seguinte link:
Comité Organizador UAB
- Antoni Santisteban Fernández, Gustavo González Valencia, Neus González Monfort y Mariona Massip Sabater. Universidad Autónoma de Barcelona. Facultad de Ciencias de la Educación. Departamento de Didáctica de la Lengua y la Literatura, y de las Ciencias Sociales de la Universidad Autónoma de Barcelona. GREDICS (Grupo de Investigación en Didáctica de las Ciencias Sociales)
- Alfredo Dias Gomes e Maria João Hortas. Instituto Politécnico de Lisboa. Escola Superior de Educação.
- Edda Sant Obiols e Jonas Thiel. Manchester Metropolitan University. School of Childhood, Youth and Education Studies.
- Conselho da Europa, União Europeia e Program Democratic and Inclusive School Culture in Operation (DISCO).