E-book | Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular

08 Jul 2024

Já está disponível o E-book "Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular", coordenado por Bianor Valente e Teresa Leite.

O lançamento oficial realizou-se, no dia 8 de julho, no 13.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais

"...

Atualmente, a situação curricular em Portugal apresenta, pelo menos do ponto de vista das políticas, uma unidade que há muito se desejava. Para além de um ideário, expresso no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) e orientador de todo o currículo, o edifício curricular contempla Aprendizagens Essenciais (AE), assim como a assunção da autonomia das escolas estendida ao plano curricular e sua flexibilização (DL nº 55/2018).

Apesar de importante, este alinhamento não garante a necessária rutura com o tradicional exercício profissional individual e respetiva gestão separada das disciplinas, nem com as práticas de ensino transmissivas. A tendência dos sistemas educativos para resistirem às mudanças do status quo é há muito conhecida. Foi este contexto que deu origem ao projeto “Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular”, desenvolvido pelo Departamento de Currículo e Didáticas da Escola Superior de Educação e financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa.

... "

Descarregar E-book