A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, tendo em conta a sua oferta formativa na área das formas animadas, é a convidada de 2017 do Projeto Accademia, do INCANTI - Festival Internacional de Marionetas de Turim (Itália).
O INCANTI, cuja 24ª edição decorrerá de 3 a 9 de outubro próximo, criou há dois anos o Projeto Accademia para valorizar escolas europeias que dispõem de formação na área das formas animadas, nas quais reconheçam singularidades. As primeiras escolas convidadas foram a Academia Berlinense Ernst Busch, de Berlim/Alemanha (2015), e a Academia Nacional de Arte Dramática Aleksander Zelwerowicz, de Varsóvia/Polónia (2016).
No caso do ESE-IPL, a direção artística daquele festival teve em conta a disponibilização de unidades curriculares de formas animadas, obrigatórias e opcionais, em vários cursos de 1º e de 2º ciclos de estudos, em particular no Mestrado em Educação Artística (MEA) e na Pós-graduação em Animação de Histórias (PGAH), e, em especial, a existência da Pós-graduação em Marionetas e Formas Animadas (PGMFA), que é, atualmente, o único curso do ensino superior totalmente dedicado a esta área em funcionamento em Portugal. O facto de estes cursos serem proporcionados numa escola de Educação, bem como a qualidade dos planos de estudos e da excelência do corpo docente, foram outras singularidades também valorizadas.
O Instituto Politécnico de Lisboa e a sua Escola Superior de Educação serão representados no INCANTI por cinco estudantes e graduados daqueles três cursos, que apresentarão dois espetáculos - "Reflexos de Dissoxi"* e "Paisagem da memória"** - de diversos modos relacionados com as abordagens curriculares e com os projetos finais, e por uma professora de teatro que dinamizará um workshop.
Website do Festival INCANTI | http://www.festivalincanti.it/en/
* REFLEXOS DE DISSOXI
A partir “Das Anotações do Autor” e “Das Anotações de Dissoxi”, incluídas na edição brasileira do livro O Assobiador (2017), de Ondjaki (autor angolano, consagrado já com vários prémios, entre eles o Prémio Literário José Saramago, em 2013), este espetáculo-exercício dá a conhecer os anseios quotidianos de Dissoxi, uma deusa africana que vive numa aldeia outrora colonizada. Esta pequena narrativa é contada através das transparências e fusões de luz e cor que perpassam corpos e figuras, numa conjugação de teatro de sombra e luz, dando volume cénico à bidimensionalidade das silhuetas, através de sobreposição de imagens e na relação destas com o jogo cénico dos performers ao vivo. Neste espetáculo-exercício, a música e a sonoplastia são também ambiente de fundo e ponto de partida.
Ficha Artística
Criação
Sara Gonçalves
a partir de O Assobiador, de ONDJAKI
Conceção, dramaturgia e encenação
Sara Gonçalves
Interpretação e manipulação
Ana Cláudio e Sara Gonçalves
Construção de objetos
Ana Cláudio e Sara Gonçalves
Música e sonoplastia
Joâo Balão
Coordenação de curso
Miguel Falcão, Encarnação Silva, Natália Vieira e Rute Ribeiro
Coordenação geral do projeto
MIiguel Falcão e Catarina Firmo
Técnicas: Teatro de sombras. Manipulação direta de objetos.
Duração (aprox.): 25’
**PAISAGEM DA MEMÓRIA
Vamos imaginar um lugar. Vamos imaginar um corpo que percorre uma paisagem. Vamos imaginar cores, muitas cores. Pássaros, muitos pássaros. Vamos imaginar uma paisagem, vamos chamar-lhe: paisagem da memória. Numa relação entre o corpo dos atores e a manipulação dos objetos/marionetas, esta criação é sobretudo um lugar de liberdade numa íntima relação com a música. Paisagem da memória é como uma partitura, uma escrita, que fala do rasto e da pegada de identidades, na qual as imagens criadas em cena e a música respiram o mesmo ar.
Ficha Artística
Conceito e direção artística
Isabel Barros
Cocriação e interpretação
Ana Mota Ferreira, Rui Mecha e Sílvia Pinto Ferreira
Construção e adaptação de marionetas
Ana Mota Ferreira, Rui Mecha e Sílvia Pinto Ferreira
Música
Manel Bilro
Agradecimento
Teresa Branco / BRÂMICA
Coordenação de curso
Miguel Falcão, Encarnação Silva, Natália Vieira e Rute Ribeiro
Coordenação geral do projeto
MIiguel Falcão e Catarina Firmo
Técnicas: Teatro de imagens. Manipulação direta de marionetas e objetos
Duração (aprox.): 25’