
A 3ª fase do projeto INARTdis “Fostering social inclusion for all through artistic education: developing support for students with disabilities” envolve a conceção, implementação e avaliação de um projeto de Espaço Criativo Inclusivo, de modo a promover a inclusão social de pessoas com diversidade funcional em instituições educativas e culturais.
Foi neste contexto que surgiu o Projeto INCLUSIO — do latim, inclusão — tendo sido ideado pela determinação de um grupo de pessoas participantes na formação do INARTdis que, em articulação entre si e com as diferentes instituições que representam — imaginaram uma atividade/ oficina/ proposta de educação artística que promovesse, em primeiro lugar o acesso à cultura e à participação ativa dos cidadãos com diversidade funcional na sociedade contemporânea.
Em representação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Patrícia Lamas propôs a criação de um espaço criativo inclusivo que tivesse acolhimento no Museu de São Roque, viabilizando uma parceria entre a Santa Casa da Misericórdia, o Instituto da Imaculada para Pessoas com Necessidades Especiais, a CERCI de Lisboa e a Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa, envolvendo os colegas de formação Pedro Rodrigues, Joana Conceição e António Gonçalves.
A visita entre parceiros ao Museu e Igreja de São Roque permitiu pensar/ encontrar caminhos de comunicação entre instituições para este projeto inclusivo de educação artística.
Em articulação com o Museu, elegeu-se a temática das Relíquias como guião para o projeto.
O processo de conceptualização e criação dos relicários desenvolveu-se ao longo de uma série de oficinas práticas, com a participação de um grupo alargado de jovens e adultos do Instituto da Imaculada e da CERCI e de um pequeno grupo de estudantes da ESELx.

A integração dos resultados deste processo — 26 relicários — surge agora como proposta artística instalativa, na exposição “8 RELÍQUIAS, 8 SANTOS E MUITAS COISINHAS”.

Projeto INCLUSIO em “8 RELÍQUIAS, 8 SANTOS E MUITAS COISINHAS”
Galeria de Exposições Temporárias do Museu de São Roque - Até 30 de setembro 2023
Curadoria António Camões Gouveia