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Alessandra Amicarelli [IT]
PT
Trabalha como marionetista, cenógrafa, diretora, intérprete, formadora e criadora de experiências de teatro de animação contemporâneo. Licenciou-se com distinção pela Academia de Belas Artes de Brera, em Milão, e prosseguiu a sua formação na École Nationale Supérieure des Arts de la Marionnette, em Charleville-Mézières. Fundou em Milão o SPAZIO LABORATORIO FONTANILI - TEATRO ANIMATO, um espaço dedicado à investigação e à criação de projetos nas artes contemporâneas das marionetas. O seu projeto editorial, ANIMATAZINE, é uma fanzine dedicada ao teatro de animação, criada em conjunto com uma equipa editorial composta principalmente por marionetistas italianos, incluindo Valeria Sacco, a codiretora do projeto. O seu trabalho foi reconhecido com o Prémio da Crítica da ANCT em 2022 e com a menção especial do Prémio Eolo para o teatro de animação em 2023.
EN
Works as a puppeteer, set designer, director, performer, trainer, and creator of contemporary animated theater experiences.
She graduated with honors from the Brera Academy of Fine Arts in Milan and furthered her training at the École Nationale Supérieure des Arts de la Marionnette in Charleville-Mézières.
Her creations have been presented across Europe during her decade-long stay and work in France.
She founded in Milan SPAZIO LABORATORIO FONTANILI - TEATRO ANIMATO (SLF-TA), a dedicated space for researching and creating projects in contemporary puppetry arts.
Her editorial project, ANIMATAZINE, is a fanzine devoted to animated theater, created together with an editorial team mainly composed of Italian puppeteers, including Valeria Sacco, the co-director of the project. Their work has been recognized with the ANCT Critics' Award in 2022 and the Eolo Award special mention for animated theater in 2023.
Fotografia @Eric Pollet
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Amabilis de Jesus [BR]
PT
É doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina, especialista em Fundamentos Estéticos para a Arte-Educação pela Faculdade de Artes do Paraná, licenciada em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Paraná. Desde 1996 é professora no Colegiado de Artes Cênicas da Universidade do Estado do Paraná, das disciplinas de Figurino, Cenografia e Estudos da Performance. Atualmente, também é professora no Programa de Mestrado em Artes da FAP, e do Programa de Mestrado em Artes Visuais da Embap (ambos da UNESPAR). Faz parte do Conselho Consultivo da Revista Móin Móin de Teatro de Animação. É coautora do livro Costura secreta. Foi integrante do grupo Pivete (de Teatro de Animação). Como figurinista, atua em parceria com diversos grupos de teatro, teatro de animação, dança, música e performance.
EN
Doctor in Performing Arts from the Federal University of Bahia, she holds a master's degree in Theater from the State University of Santa Catarina. She is specialist in Aesthetic Foundations for Art Education from the Faculty of Arts of Paraná and holds a degree in Fine Arts from the Federal University of Paraná. Since 1996 she has been teaching at the Performing Arts Collegiate of the State University of Paraná, in the disciplines of Costume Design, Scenography and Performance Studies. Currently, she is also a lecturer in the Master's Program in Arts at FAP, and the Master's Program in Visual Arts at Embap (both from UNESPAR). She is part of the Advisory Board of the Móin Móin Animation Theater Magazine. She is co-author of the book Costura secreta. She was a member of the Pivete (Animation Theater) group. As a costume designer, she works in partnership with various theater, animation, dance, music, and performance groups.
Fotografia @Elenize Dezgeniski
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Ana Paula Correia [PT]
PT
Doutorada em História da Arte pela Universidade Católica de Louvain, onde fez também a Agregação em Metodologia das Artes Plásticas. Investigadora independente tem desenvolvido um trabalho de pesquisa sobre iconografia e fontes de inspiração, sendo consultora para várias coleções de pintura. Foi docente na Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo Espírito Santo, onde coordenou as licenciaturas em História da Arte e em Conservação e Restauro, e na FCSH, Universidade Nova, onde lecionou diversas disciplinas na área da História da Arte, Iconografia e Museologia na Licenciatura e no Mestrado. Coordenou o Serviço Educativo do Museu Gulbenkian entre 2014 e 2017, data em que iniciou o projeto novobancoCultura, como investigadora e consultora científica até final de 2020. Em janeiro de 2021 assumiu a direção do Museu da Marioneta em Lisboa.
EN
Doctor in Art History from the Catholic University of Louvain, where she also completed her master’s degree in visual arts Methodology. As independent researcher, she has developed research work on iconography and sources of inspiration, being a consultant for several painting collections. She was a lecturer at the Escola Superior de Artes Decorativas Ricardo Espírito Santo Foundation, where she coordinated the degrees in Art History and Conservation and Restoration, and at FCSH, Universidade Nova, where she taught several subjects in the area of Art History, Iconography and Museology in bachelor’s and master’s degrees. She coordinated the Educational Service of the Gulbenkian Museum between 2014 and 2017, when she started the novobancoCultura project, as a researcher and scientific consultant until the end of 2020. In January 2021 she took over the direction of Museu da Marioneta in Lisbon.
Fotografia @José Frade
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Bruno Leal Piva [BR]
PT
Ator-pesquisador e doutorando do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto 2020.04605.BD. Mestre em Artes Cênicas na FCSH/UNL e graduado em Letras (Port./Esp.) na FFLCH/USP. Atualmente investiga a interação do humano e do não-humano em presença e ausência do ator na cena contemporânea, a partir de influências e pontes entre Kantor e Grotowski. Participou como artista e doutorando visitante de projetos da EurArTec/Université Paris 8 e DAMSLab/Università di Bologna, sobre a inter-relação do humano e do robô no palco, e de residências artísticas do Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards no Brasil e em Portugal. Tem interesse nos estudos da cena e do ator em teatralidade intermedial com atmosferas do invisível e da matéria, robôs e mídias digitais, em abordagem interdisciplinar.
EN
PhD fellow of the Centre for Theatre Studies of the School of Arts and Humanities of the University of Lisbon, financed by national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., under the project 2020.04605.BD. Master on Performing Arts in FCSH/UNL and degree on Modern Languages (Port/Span) in FFLCH/USP. Currently he investigates the mediation of the human and non-human in actor´s presence and absence in contemporary stage, based on influences of Kantor and Grotowski.
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Carole Guidicelli [FR]
PT
Investigadora e especialista em dramaturgia e encenação contemporâneas, em particular no teatro de marionetas. Desde 2019, é ingénieure de recherche no Projeto europeu PuppetPlays dirigido por Didier Plassard à l’Université Paul Valéry Montpellier 3. Titular de um doutoramento em Estudos de Teatro na l’Université Paris 3 Sorbonne Nouvelle realizado sob a direção de Georges Banu, trabalha há vários anos no campo das artes da marioneta, como docente na École Nationale Supérieure des Arts de la Marionnette, enquanto investigadora, dramaturga (compagnie Succursale 101) e responsável de formação e desenvolvimento no Institut International de la Marionnette. Foi co-redatora principal da revista La Marionnette sur toutes les scènes (Art Press 2, n° 38, 2015) e publicou as atas do colóquio Surmarionnettes et mannequins / Übermarionettes and mannequins (L’Entretemps, 2013), e diversos artigos em revistas nacionais e internacionais.
FR
Chercheuse, Carole Guidicelli est spécialiste de dramaturgie et de mise en scène contemporaines, notamment avec marionnettes. Depuis 2019, elle est ingénieure de recherche pour le projet européen PuppetPlays dirigé par Didier Plassard à l’Université Paul Valéry Montpellier 3. Titulaire d’un doctorat en études théâtrales de l’Université Paris 3 Sorbonne Nouvelle réalisé sous la direction de Georges Banu, elle travaille depuis plusieurs années dans le domaine de la marionnette, comme enseignante à l’École Nationale Supérieure des Arts de la Marionnette, chercheuse, dramaturge (compagnie Succursale 101) et chargée d’étude et de développement à l’Institut International de la Marionnette. Elle a été co-rédactrice en chef de La Marionnette sur toutes les scènes (Art Press 2, n° 38, 2015) et a publié les actes du colloque Surmarionnettes et mannequins / Übermarionettes and mannequins (L’Entretemps, 2013), ainsi que de nombreux articles dans des revues nationales et internationales.
EN
Researcher and specialist in dramaturgy and contemporary staging, particularly in puppet theatre. Since 2019, she is research engineer in the European project PuppetPlays directed by Didier Plassard at the Université Paul Valéry Montpellier 3. Doctor in Drama and Performance Studies from the University Paris 3 Sorbonne Nouvelle, with the direction of Georges Banu, Carole Guidicelli has been working since several years in the field of puppetry, as a teacher at the École Nationale Supérieure des Arts de la Marionnette (Charleville-Mézières, France), researcher, dramaturg (Company Succursale 101) and in charge of study and development at the Institut International de la Marionnette (Charleville-Mézières). She was co-editor of ‘La Marionnette sur toutes les scènes’ (Art Press2, n° 38, 2015) and editor of proceedings of the international conference Surmarionnettes et mannequins / Übermarionettes and mannequins : Craig, Kantor and their contemporary legacies (Institut International de la Marionnette / L’Entretemps, 2013), and several papers in French and international revues.
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Catarina Firmo [PT]
PT
Investigadora e docente na Faculdade de Letras - Universidade de Lisboa. Professora adjunta convidada na Escola Superior de Educação de Lisboa. Entre 2014 e 2019 desenvolveu um projeto de Pós-Doutoramento intitulado “Metamorfose e Desmesura: Marionetas, Figuras e Matérias em Cena”, acolhido pelo Centro de Estudos de Teatro da FL.UL e pela Universidade de Nanterre, financiado pela FCT. Publicou o livro Matière, paysage et récit dans le théâtre de marionnettes (éditions Manuscrit, 2022).
EN
Researcher and lecturer at the Faculty of Letters - University of Lisbon. Visiting adjunct professor at the Lisbon School of Education. Between 2014 and 2018 she developed a Post-Doctoral project entitled "Metamorphosis and Dismemberment: Puppets, Figures and Matters on Stage", hosted by the Centre for Theatre Studies of FL.UL and the University of Nanterre, funded by FCT. Author of the book Matière, paysage et récit dans le théâtre de marionnettes (éditions Manuscrit, 2022).
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Christine Zurbach [PT]
PT
Professora jubilada e emérita do Departamento de Teatro da Escola das Artes da Universidade de Évora. Lecionou na Licenciatura e Mestrado em Teatro até 2021 dramaturgia, história do teatro e teatro de marionetas. Foi orientadora de teses de Mestrado e Doutoramento no domínio dos estudos literários e teatrais. É membro integrado do Centro de História da Arte e Investigação Artística (CHAIA) da Universidade de Évora. Publica e investiga a dramaturgia, a tradução teatral e o teatro de marionetas, nomeadamente os repertórios da marioneta antiga ou tradicional. Integrou o corpo docente da primeira edição da Pós-graduação em Marionetas e Formas Animadas, da ESELx.
EN
Retired Professor, she was a lecturer at the Department of Performing Arts of the School of Arts of the University of Évora where she taught Dramaturgy, Theatre History, Puppet Theatre. She has supervised PhD and Master's theses in the field of theatre studies. She has national and international publications in books, book chapters and articles in the field of dramaturgy, theatre translation and puppet theatre, in particularly in ancient and traditional puppet’s repertoire. She is integrated member of Centre of History of Art and Artistic Research at University of Évora. She integrated the teaching staff of the first edition of the Post-graduation in Puppet theatre and animated forms in ESELx.
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Daniel Moutinho [PT]
PT
Artista multidisciplinar nascido em Lisboa em 1989. Licenciado em Teatro pela Universidade de Évora (2007-2010). Pós-Graduado em Artes da Escrita na FCSH (2011-2013). Mestre em Arte Multimédia - Audiovisuais pela FBAUL (2014-2018). Pós-Graduado em Marionetas e Formas Animadas na ESELX (2022-2023).
Criador de Outra Lição de Anatomia, apresentada na Exposição Internacional Tadeusz Kantor, em Évora, na exposição Máquina Tadeusz Kantor no SESC Consolação em São Paulo, e na Settimana Kantoriana, em Salerno, em 2015; Tratado da Invenção das Coisas, apresentado no GCKarnart no contexto do Festival Temps D’Images, em 2022. Foi co- criador e intérprete na peça Filhos do Retorno, do Teatro do Vestido (2017- 2018). Intérprete na peça Fanga (2023) da Karnart.
Foi assistente de encenação da peça Ocupação do Teatro do Vestido, apresentado no Teatro São Luiz.
Co-Fundador com Lara Mesquita da PARROTRECORD - Associação Cultural, em 2022.
EN
Multidisciplinary artist. He was born in Lisbon in 1989. He holds a graduate degree in Theatre from the University of Évora (2007-2010), a postgraduation in Writing Arts from FCSH (2011-2013), and a Master’s degree in Multimedia Art, with a specialization in Audiovisuals, from FBAUL (2014-2018). He holds a postgraduation in Puppet Theatre and Animated Forms (2022-2023). He created Outra Lição de Anatomia, presented at the Tadeusz Kantor International Exhibition in Évora, at the exhibition Machine Tadeusz Kantor at SESC Consolação in São Paulo, and at Settimana Kantoriana in Salerno (2015); Tratado da Invenção das Coisas, presented in GCKarnart at Festival Temps D’Images, in 2022. He is co-creator, and performer in the play Filhos do Retorno (2017-2018) from Teatro do Vestido. Performer at Fanga (2023) from Karnart. He was assistant director of the play Ocupação from Teatro do Vestido, presented at Teatro São Luiz. Co-Founder with Lara Mesquita of PARROTRECORD - Associação Cultural, in 2022.
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Didier Plassard [FR]
PT
Professor catedrático em Estudos de Teatro na Universidade Paul-Valéry Montpellier 3 e Investigador Principal do projeto europeu PuppetPlays. Entre as suas principais publicações destacam-se L'Acteur en effigie (L’Age d’Homme, 1992, Prémio Georges-Jamati de Estética Teatral), Les Mains de lumière (Institut International de la Marionnette, 1996, reed. 2005), le Théâtre des fous / The Drama for Fools d’Edward Gordon Craig (com Marion Chénetier e Marc Duvillier, L’Entretemps, 2012), Mises en scène d’Allemagne(s) de 1968 à nos jours (CNRS Éditions, 2014), o n° 20 de Puck (Humain - Non humain, com Cristina Grazioli, 2014), o n° 28 (La marionnette sur toutes les scènes) d’ArtPress2 (com Carole Guidicelli, 2015), e centenas de artigos e capítulos de obras científicas. É membro do Conselho Científico do Institut International de la Marionnette e da Comissão de Investigação e Publicação da UNIMA. Foi galardoado com uma Sirena d'oro (Arrivano dal mare!, Itália, 2012), e foi nomeado Chevalier des Arts et des Lettres (Ministère de la Culture, 2015).
FR
Professeur en études théâtrales à l’Université Paul-Valéry Montpellier 3 (UPVM3) et chercheur principal du projet européen PuppetPlays. Il a notamment publié L’Acteur en effigie (L’Age d’Homme, 1992, Prix d’esthétique théâtrale Georges Jamati), Les Mains de lumière (Institut International de la Marionnette, 1996, rééd. 2005), le Théâtre des fous / The Drama for Fools d’Edward Gordon Craig (avec Marion Chénetier et Marc Duvillier, L’Entretemps, 2012), Mises en scène d’Allemagne(s) de 1968 à nos jours (CNRS Éditions, 2014), le n° 20 de Puck (Humain - Non humain, avec Cristina Grazioli, 2014), le n° 28 (La marionnette sur toutes les scènes) d’ArtPress2 (avec Carole Guidicelli, 2015), ainsi qu’une centaine d’articles et de chapitres d’ouvrages scientifiques. Il est membre du conseil scientifique de l’Institut International de la Marionnette et de celui de la Commission Recherche et publication de l’UNIMA. Il a reçu la Sirène d’or du Festival Arrivano dal mare! en 2012 et a été nommé Chevalier des Arts et des Lettres en 2015.
EN
Full professor in Drama and Performance Studies at the Université Paul-Valéry (Montpellier) and principal investigator of the project PuppetPlays. Main publications : L’Acteur en effigie (L’Age d’homme, 1992, Georges-Jamati Award of Theatre Aesthetics); Les Mains de lumière (Institut International de la Marionnette, 1996, 2004); Edward Gordon Craig, The Drama for Fools / Le Théâtre des fous (L’Entretemps, 2012); Mises en scène d’Allemagne(s) de 1968 à nos jours (CNRS Éditions, 2014), Puck n° 20 (Humain - Non humain, with Cristina Grazioli, 2014), ArtPress2 n° 28 (La marionnette sur toutes les scènes), with Carole Guidicelli, 2015), and one hundred of papers and chapters of scientific books. He is member of the scientific committee of the Institut International de la Marionnette and of the UNIMA Research and Publications Commission.
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Fernando Cunha [PT]
PT
Membro fundador da companhia Valdevinos Teatro de Marionetas em 1997.
Continua ligado à companhia e desempenha várias funções que vão desde a escrita, encenação, formação e representação. Fez formação com Isabel Barros, Jean Luc Penso, Marta Fernandes da Silva, Luciano Reis, Filipe Crawford, Matteo Cifariello, José Quevedo e Ondjaki, entre outros. Tem Pós-graduação em Marionetas e Formas Animadas, pela Escola Superior de Educação de Lisboa.
Desempenha também funções como diretor artístico: MIMMOS - Mostra Internacional de Marionetas, Máscaras e Objetos de Sintra, e “É só Palheta” - Encontro do Teatro Tradicional Dom Roberto. É programador da Casa da Marioneta de Sintra.
Desde 2015 que apresenta o Teatro Dom Roberto com quatro histórias tradicionais, “Rosa e os 3 Namorados”, “O Castelo dos Fantasmas”, “O Barbeiro Diabólico” e a “Tourada à portuguesa”. Juntou duas novas histórias originais, “O Moleiro e o Burro” e “O Pescador”.
Em 2021 assumiu o cargo de Presidente da Mesa da Assembleia da União Internacional da Marioneta - Centro português da UNIMA (UNIMA-P).
EN
Founding member of the Valdevinos Teatro de Marionetas company in 1997. He remains linked to the company with several functions from writing, staging, training, and acting. He trained with Isabel Barros, Jean Luc Penso, Marta Fernandes da Silva, Luciano Reis, Filipe Crawford, Matteo Cifariello, José Quevedo and Ondjaki, among others. He has a postgraduate degree in Puppet Theatre and Animated Forms, from the Lisbon School of Education. He also works as artistic director: MIMMOS-International Exhibition of Puppets, Masks and Objects of Sintra, and “É Só Palheta”-Meeting of the Traditional Dom Roberto Theater. He is a programmer at Casa da Marioneta de Sintra. Since 2015, he has presented Teatro Dom Roberto with four traditional stories, “Rosa e os 3 Namorados”, “O Castelo dos Fantasmas”, “O Barbeiro Diabólico” and “Tourada à portuguesa”. He brought two new original stories, “O Moleiro e o Burro” and “O Pescador”. In 2021 he assumed the role of President of the Assembly of the International Puppet Union-Portuguese Center of UNIMA (UNIMA-P).
Fotografia @Ricardo Reis
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Fernando Galrito [PT]
PT
Nasceu em Samora Correia. Fez cursos universitários e profissionais de Realização em Cinema e Animação, Vídeo e Teatro. É licenciado em Antropologia, pelo ISCTE, e pós-graduado em Cultura, Comunicação e Tecnologias. É doutorando com investigação sobre: Animação, da tela à cena e à galeria. Leciona Animação, Vídeo e Projeto, na ESAD.CR – Caldas da Rainha. Criou em 2000, e é desde então o seu diretor artístico e programador, a MONSTRA |Festival de Cinema de Animação de Lisboa. Coordenou e foi um dos formadores do CITEN - Centro de Imagem e Técnicas Narrativas, da Fundação Calouste Gulbenkian, entre 1987 e 2005. É professor convidado e realiza masterclasses e workshops de animação em universidades de todo o mundo. Realiza filmes de animação, documentários, vídeos e instalações exibidas e premiadas em festivais nacionais e internacionais e em televisões europeias e da América do Sul. É membro de júris em vários festivais nacionais e internacionais.
EN
Born in Samora Correia. He has university and professional degrees in Cinema, Animation, Moving Image, and Theater. He has a BsC in Anthropology at ISCTE and MSc in Culture and Technologies. He is a PhD candidate in research about Animation, from screen to stage and to gallery. Teaches Animation, Moving Image and Interdisciplinary Artistic Project in the Superior School for Arts and Design in Caldas da Rainha. He founded in 2000 the Lisbon Animated Film Festival | MONSTRA in which he is the Artistic director. He coordinated and lectured in the Moving Image Centre of the Gulbenkian Foundation CITEN, between 1987 and 2005. He is also a frequent lecturer in conferences, workshops, master classes and presenting communications in Portuguese and international universities. He directs animated films, documentaries, videos, and installations exhibited and awarded in national and international festivals and on European and South American televisions. He is a member of juries in several national and international festivals.
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Isabel Barros [PT]
PT
Coreógrafa, encenadora, cofundadora do Balleteatro (BT, 1983), diretora artística do Teatro de Marionetas do Porto (TMP) desde 2010 e Museu das Marionetas do Porto(MMP) inaugurado em fevereiro de 2013. Tem um vasto percurso de criação, no qual destaca o cruzamento de linguagens, nomeadamente dança, teatro e marionetas. É professora convidada pela Escola Superior de Educação de Lisboa, na Pós-Graduação de Marionetas e Formas Animadas, e por várias instituições nacionais e internacionais. Cedo se interessou por criar momentos de programação ligados à dança, ao teatro e à performance, privilegiando formatos transversais e alternativos e dedicando momentos para criadores emergentes. Recebeu o prémio Almada (1999) atribuído ao Balleteatro, como distinção do trabalho realizado ao nível da programação. Em 2018 recebeu a Medalha Municipal de Mérito - Grau Ouro. O Porto é a sua cidade de origem, na qual desenvolve grande parte do seu trabalho, com sentido de urgência e forte dimensão social.
EN
Choreographer, stage director, founder of Balleteatro (BT, 1983), artistic director at Teatro de Marionetas do Porto (TMP) since 2010 and at Museu das Marionetas do Porto (MMP) inaugurated in February 2013. She has a vast creative career, in which she highlights the intersection of languages, namely dance, theatre and puppets. She is guest professor at the ESELx - Lisbon School of Education, in the Post-Graduation of Puppet Theatre and Animated Forms and at several Portuguese and international institutions. Soon she became interested in creating programming moments linked to dance, theater and performance, privileging transversal and alternative formats and dedicating moments to emerging creators. She was awarded the Almada prize (1999), attributed to Balleteatro, as a distinction for the work carried out at the programming level. In 2018 she received the Municipal Medal of Merit - Gold Grade. Porto is her city of origin, where she develops much of his work, with a sense of urgency and a strong social dimension.
Fotografia @Luís Ferraz
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Joana Craveiro [PT]
PT
Dramaturga, encenadora, actriz, professora, antropóloga e documentarista. É directora artística do Teatro Vestido (que co-fundou em 2001), e coordenadora da Licenciatura em Teatro da Escola Superior de Artes e Design, Caldas da Rainha. É doutorada pela Roehampton University, com uma tese sobre a transmissão da memória política da revolução portuguesa de 1974-75 e a Ditadura de 1926-74 através da performance e do teatro. Os seus métodos criativos assentam grandemente em práticas etnográficas e na história oral. A relação entre os acontecimentos históricos e as suas representações no presente, bem como a recolha de memórias e histórias de vidas, e as cartografias poéticas e afetivas das cidades são algumas das questões a partir das quais tem trabalhado e investigado. Desenvolve uma pedagogia criativa e combativa que ajuda a pensar um mundo livre de totalitarismo, xenofobia, misoginia e de racismo estrutural. O teatro que faz é político, documental e poético. É membro da rede de dramaturgos europeus, Fabula Mundi http://www.fabulamundi.eu/en/joana-craveiro/e investigadora associada do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa (IHC/NOVA).
EN
Playwright, director, actress, teacher, anthropologist and documentary filmmaker. She is artistic director of Teatro Vestido (which she co-founded in 2001), and coordinator of the Bachelor's Degree in Theater from the Escola Superior de Artes e Design, Caldas da Rainha. She has a PhD from Roehampton University, with a thesis on the transmission of the political memory of Portuguese revolution of 1974-75 and the Dictatorship of 1926-74 through performance and theater. Her creative methods rely on ethnographic practices and oral history. The relationship between historical events and their representations in the present, as well as the collection of memories and life stories, and the poetic and affective cartographies of cities are some of the questions based on which she has been working on and investigating. She develops a creative and combative pedagogy that helps to think about a world free from totalitarianism, xenophobia, misogyny, and structural racism. Her theater is political, documentary and poetic. She is a member of the European playwrights, Fabula Mundi http://www.fabulamundi.eu/en/joana-craveiro/ and associate researcher at the Institute of Contemporary History of New University of Lisbon (IHC/NOVA).
Fotografia @Pedro Pina
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João Rapaz [PT]
PT
Trabalha há várias décadas nas várias vertentes do Espectáculo. É adepto do prático, do analógico e das "mãos na massa". Designer, Animador, Cenógrafo, Caracterizador, Técnico de efeitos especiais e Professor, é muitas vezes chamado a cruzar todas estas áreas de conhecimento para dar resposta às visões de outros Autores, Realizadores e Encenadores nas suas produções, ou na COLA (http://colaanimation.com/), produtora de que é co-fundador e que recentemente ficou conhecida por fazer chegar aos óscares, pela primeira vez, um filme português, ainda por cima de animação. Integrou o corpo docente das três primeiras edições da Pós-graduação em Marionetas e Formas Animadas, da ESELx.
EN
He has been working for several decades in different domains of theatre show. He is adept at the practical, the analogue and the "hands on". Designer, Animator, Set Designer, Characterizer, Special Effects Technician and Teacher, he is often called upon to cross all these areas of knowledge to respond to the visions of other Authors, Directors and Directors in his productions, or at COLA (http://colaanimation.com/), a production company of which he is a co-founder and which recently became known for bringing to the Oscars, for the first time, A Portuguese film, even more of animation. He was part of the faculty of the first three editions of the Post-Graduation of Puppet Theatre and Animated Forms at ESELx.
Fotografia @José Pinto Ribeiro
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José Gil [PT]
PT
Nasceu em Alcobaça em 1968, Doutorando em História da Arte e Mestre em Teatro - ramo actor/marionetista pela Universidade de Évora, membro fundador e Diretor Artístico da companhia S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos (S.A.M) sediada em Alcobaça desde 1997. Tem trabalhos seus no Museu da Marioneta de Lisboa, TOPIC - Centro Internacional del Títere de Tolosa / Espanha, Le Théâtre Royal du Peruchet- Musée International de la Marionnette em Bruxelas / Bélgica, The Center for Puppetry Arts Museum em Atlanta / Estados Unidos da America e no Museu Internacional de Marionetas de Macau. Honorary Live Member of The Punch and Judy Fellowship e Professor Extraordinarius of The Punch and Judy College of professors. É autor e co-autor de mais de 50 textos dramáticos para teatro de marionetas. Construtor, Encenador, Formador, Autor e Marionetista. Tem vários livros e artigos publicados em revistas e páginas dedicados à arte da marioneta. Recebeu vários prémios internacionais e nacionais pelo seu trabalho na área do teatro de marionetas.
EN
Born in Alcobaça in 1968, PhD student in History of Art and Master in Theater - actor/puppeteer branch from the University of Évora, founding member and Artistic Director of the company S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos (S.A.M) based in Alcobaça since 1997. He has his own works at the Puppet Museum in Lisbon, TOPIC - Centro Internacional del Títere de Tolosa / Spain, Le Théâtre Royal du Peruchet- Musée International de la Marionnette in Brussels / Belgium, The Center for Puppetry Arts Museum in Atlanta / United States of America and at the Museum Macau Puppet International. Honorary Live Member of The Punch and Judy Fellowship and Professor Extraordinarius of The Punch and Judy College of professors. He is the author and co-author of more than 50 dramatic texts for puppet theater. Builder, Director, Trainer, Author and Puppeteer. He has several books and articles published in magazines and pages dedicated to the art of puppetry. He has received several international and national awards for his work in the field of puppetry.
Fotografia @José Gil
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José Quevedo [VE]
PT
Nasceu em La Guaira, Venezuela, o 27 de dezembro de 1985, cursou o ensino fundamental e médio graduando-se em ciências humanas em 2002. Em 1993, começou sua formação no teatro de marionetas na Fundação Telba Carantoña.
Em 2002 recebe uma oficina da marionetista Lilian Maa'Dhoor. En 2005 entra no Teatro Naku e no ano 2009 funda o Telba Carantoña Teatro junto com Emmanuel Gunezler.
Em 2012, fez uma oficina de criação com o marionetista Toni Rumbaud. Em 2013 realiza oficina com a companhia Philippe Genty e teatro Lambe-lambe com Gabriela Céspedes.
Desde 2015, faz parte do Movimento do teatro Lambe-lambe Venezuela.
Entre os anos 2017 e 2019 faz uma gira pelas ruas da América do sul, desde o Caribe da Venezuela até à Patagónia Argentina. Desde maio de 2019 reside em Portugal. Continua a trabalhar com Telba Carantoña Teatro, e agora também com os Valdevinos Teatro de Marionetas. Em setembro de 2023, ele chegou aos seus 30 anos e pretende ser também um novo palheta do Teatro Dom Roberto.
EN
Born in La Guaira, Venezuela, on December 27, 1985, he attended primary and secondary education, graduating in human sciences in 2002. In 1993, he began his training in puppet theater at the Telba Carantoña Foundation. In 2002 he received a workshop from puppeteer Lilian Maa'Dhoor. In 2005 he joined Teatro Naku and in 2009 founded Telba Carantoña Teatro together with Emmanuel Gunezler. In 2012, he took a creation workshop with puppeteer Toni Rumbaud. In 2013 he held a workshop with the Philippe Genty company and Lambe-lambe theater with Gabriela Céspedes. Since 2015, he has been part of the Lambe-lambe Venezuela theater movement. Between 2017 and 2019 he toured the streets of South America, from the Caribbean of Venezuela to Argentine Patagonia. Since May 2019 he has resided in Portugal. He continues to work with Telba Carantoña Teatro, and now also with the Valdevinos Teatro de Marionetas. In September 2023, he reached his 30th birthday and intends to also be a new puppeteer at Teatro Dom Roberto.
Fotografia @José Quevedo
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José Russo [PT]
PT
Tem a sua primeira ligação ao Teatro em 1972. Fez a sua formação profissional na Escola de Teatro do Centro Cultural de Évora (atual CENDREV). Em 1979 integra o elenco permanente da companhia e, a partir de 1983, faz parte do núcleo de actores que trabalham também com os Bonecos de Santo Aleixo. Em 1986 estudou em Paris, como bolseiro do Governo Francês, na área do teatro. Coordena a organização da Bienal Internacional de Marionetas de Évora – BIME desde a primeira edição em 1987. Está na direção do Cendrev desde 1990.
EN
He had his first connection with Theater in 1972. He completed his professional training at the Theater School of the Évora Cultural Center (currently CENDREV). In 1979 she joined the company's permanent cast and, from 1983, he was part of the group of actors who also worked with Bonecos de Santo Aleixo. In 1986 he studied in Paris, with a scholarship from the French Government, in the field of theater. He coordinates the organization of the Évora International Puppet Biennial – BIME since the first edition in 1987. He has been in charge of Cendrev since 1990.
Fotografia @Carolina Lecoq
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Luís Vieira [PT]
PT
Marionetista, encenador e programador. Diretor artístico da companhia A Tarumba(AT) e do FIMFA Lx - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas. Trabalha profissionalmente na área do Teatro de Marionetas desde 1987. Tem colaborado como professor convidado na área de Teatro e nas Pós-graduações em Marionetas e Formas Animadas e em Animação de Histórias na Escola Superior de Educação de Lisboa. Dirige regularmente ações de formação em diversas instituições nacionais e internacionais. Tem vários artigos publicados no domínio do Teatro de Marionetas. Integrou a equipa da Comissão Europeia da UNIMA - União Internacional da Marioneta/UnionInternational de la Marionnette (2016-20). Artista convidado da O'Neill NationalPuppetry Conference 2024 - Eugene O’Neill Theater Center, Estados Unidos.
EN
Puppeteer, director, and programmer. Founding director of the theatre company A Tarumba and founding Artistic Director of FIMFA Lx – International Festival of Puppetry and Animated Forms. He works professionally in Puppet Theater since 1987. He has collaborated as a guest professor of Theater and in the Postgraduate Courses in Puppet Theatre and Animated Forms and in Story Animation at Lisbon School of Education. He regularly leads training activities in several national and international institutions. He has published several articles in the field of Puppet Theater. He was part of the European Commission team of UNIMA-International Marionette Union / Union International de la Marionnette (2016-20). Guest artist at the O'Neill National Puppetry Conference 2024 - Eugene O’Neill Theater Center, United States.
Fotografia @Estelle Valente
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Manel Bilro [PT]
PT
É marionetista, ator e sonoplasta. É licenciado em Gestão do Lazer e Animação Turística e Mestre em Planeamento e Gestão em Turismo de Natureza e Aventura pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, e Pós-Graduado em Marionetas e Formas Animadas na Escola Superior de Educação de Lisboa. Entrou para o mundo das marionetas através da música, primeiro como compositor e sonoplasta, e posteriormente como marionetista e ator. Tem desenvolvido performances, espectáculos e outras abordagens aos objectos e formas animadas, desde 2016, sendo um dos fundadores d’A Bolha – Teatro com Marionetas, uma companhia de teatro com marionetas da qual é um dos diretores artísticos. Participou em formações e masterclasses com Jordi Bertran, Bernd Ogrodnik, Jimmy Grimes, Neville Tranter e Isabel Barros. Participou como marionetista em filmes de animação e videoclips de bandas. Participou em festivais como BIME (Évora), Marionetas na Cidade (Alcobaça), FIG (Palmela), Maluga (Caminha), Mariofa (Funchal), Marionetas ao Centro (Lousã).
EN
He is a puppeteer, actor, and sound designer. He has a degree in Leisure Management and Tourist Entertainment and a master’s in planning and management in Nature and Adventure Tourism from the Estoril Superior School of Hotel and Tourism, and a Post-Graduation in Puppet Theatre and Animated Forms from the Lisbon School of Education. He entered the world of puppetry through music, first as a composer and sound designer, and later as a puppeteer and actor. He has been developing performances, shows and other approaches to objects and animated forms since 2016, being one of the founders of A Bolha – Teatro com Marionetas, a puppet theater company of which he is one of the artistic directors. He participated in trainings and masterclasses with Jordi Bertran, Bernd Ogrodnik, Jimmy Grimes, Neville Tranter and Isabel Barros. He participated as a puppeteer in animated films and music videos for bands. He participated in festivals such as BIME (Évora), Marionetas na Cidade (Alcobaça), FIG (Palmela), Maluga (Caminha), Mariofa (Funchal), Marionetas ao Centro (Lousã).
Fotografia @Bianca Dorini
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Marcondes Lima [BR]
PT
Pesquisador e Professor do Departamento de Artes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), desde 1992, onde ministra aulas nas disciplinas referentes aos elementos visuais do espetáculo (Cenografia, Iluminação, Figurino e Maquiagem) para os cursos de Licenciatura em Teatro e Licenciatura em Dança. Tem graduação em Educação Artística (UFPE) e mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente está concluindo o Doutorado em Artes Performativas e da Imagem em Movimento, na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa – FBA-UL. Com sua pesquisa intitulada Pauladas em Terreiros Daqui e de Além-mar: diálogos entre tradições do teatro de marionetas português e brasileiro em práticas artísticas, recebeu bolsa (BD) da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Tem exercido múltiplas funções nas artes da cena como ator, marionetista, encenador, cenógrafo, figurinista e assinando direção de arte para produções em cinema e vídeo.Também integra dois grupos de teatro sediados em Recife, Pernambuco, Brasil: o Mão Molenga Teatro de Bonecos (1986) e o Coletivo Angú de Teatro (2003).
EN
Researcher and Professor at the Department of Arts at the Federal University of Pernambuco (UFPE), since 1992, where he teaches classes in subjects related to the visual elements of the show (Scenography, Lighting, Costumes and Makeup) for the Degree in Theater and Degree in Dance courses. He has a degree in Artistic Education (UFPE) and a master's degree in Performing Arts from the Federal University of Bahia (UFBA). He is currently completing his PhD in Performing Arts and Moving Image, at the Faculty of Fine Arts of the University of Lisbon – FBA-UL. With his research entitled Pauladas em Terreiros Daqui e Além-mar: diálogos entre tradições do teatro de marionetas português e brasileiro em práticas artísticas, he received a grant (BD) from the Foundation for Science and Technology (FCT). He has performed multiple roles in the performing arts as an actor, puppeteer, director, set designer, costume designer and as art director for film and video productions. He is also a member of two theater groups based in Recife, Pernambuco, Brazil: Mão Molenga Teatro de Bonecos (1986) and Coletivo Angú de Teatro (2003).
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Maria Carrelhas [PT]
PT
Licenciada em Turismo, trabalha há mais de três décadas na área da cultura e do património: IPPC - Instituto Português do Património Cultural, IPPAR – InstitutoPortuguês do Património Arquitéctónico e Arqueológico, L94 – Lisboa Capital Europeia da Cultura, EXPO’98.
No início de 2001, começa a trabalhar no Museu da Marioneta, ainda no antigo espaço da Graça, na inventariação, acondicionamento e transferência de todo o espólio para as novas instalações.
Acompanhou ainda todo o processo de mudança do Museu, inaugurado no Convento das Bernardas em novembro de 2001, na génese dos projectos de arquitectura, museologia e museografia, montagens, comunicação, constituição da equipa.
Desde o princípio, coordena as áreas gestão de colecções, integração de espólio,inventariação, empréstimos, instalação e salvaguarda das Reservas.
Integra a direcção do Museu da Marioneta desde 2001.
EN
With a degree in Tourism, she has worked for more than three decades in culture and heritage: IPPC - Portuguese Institute of Cultural Heritage, IPPAR – Portuguese Institute of Architectural and Archaeological Heritage, L94 – Lisbon European Capital of Culture, EXPO’98. At the beginning of 2001, she began working at the Museu da Marioneta, still in the old Graça space, inventorying, packaging, and transferring the entire collection to the new facilities. She also followed the entire process of changing the Museum, opened at Convento das Bernardas in November 2001, in the genesis of the architectural, museology and museography projects, installations, communication, team formation. From the beginning, she coordinates the areas of collection management, collection integration, inventory, loans, installation, and safeguarding of Reserves. She has been on the board of the Museu da Marioneta since 2001.
Fotografia @Filipa Camacho
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Marta Brites Rosa [PT]
PT
Marta Brites Rosa é licenciada em Literatura Portuguesa e mestre e doutora em Estudos de Teatro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É investigadora no Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras de Lisboa (CET) desde 2001, fazendo investigação sobre teatro português, centrando-se na atividade teatral e dramaturgia da segunda metade do século XVIII.
Em 2021, iniciou um projeto de investigação sobre o papel e presença das mulheres no teatro de setecentos português, "O paradoxo feminino no teatro português do séc. XVIII", apoiado pelo Programa Estímulo ao Emprego Científico.
Leciona a Unidade Curricular “História do Teatro em Portugal” na FLUL, desde 2022.
É autora do artigo Crispim e os engenhos maquinantes: Proposta de leitura de um documento setecentista sobre formas (in)animadas (DOI:https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2023.0004 ). Coordena a revista Sinais de Cena – revista de estudos de teatro e artes performativas, do CET.
EN
Holds a degree in Portuguese Literature, a master’s, and a PhD in Theatre Studies from the Faculty of Letters of the University of Lisbon (FLUL). She has been a researcher at the Centre for Theatre Studies at the Faculty of Letters of the University of Lisbon (CET) since 2001. Her fields of research are Portuguese theatre, focusing on theatrical activity and dramaturgy in the second half of the 18th century. In 2021, she began a research project on the role and presence of women in Portuguese eighteenth-century theatre, "The female paradox in 18th century Portuguese theatre”, funded by the Programme Stimulus for Scientific Employment. She has been teaching the "History of Theatre in Portugal" course at FLUL since 2022. She published the paper Crispim e os engenhos maquinantes: Proposta de leitura de um documento setecentista sobre formas (in)animadas (DOI:https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2023.0004 ). She coordinates the journal Sinais de Cena - Performing Arts and Theatre Studies Journal.
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Miguel Falcão [PT]
PT
Doutorado em Estudos de Teatro, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) e especializado em Teatro e Educação, pela Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa. Professor Coordenador da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (ESELx) e Investigador Integrado do Centro de Estudos de Teatro da FLUL. Na ESELx, coordena a área científica de Teatro e três cursos de formação avançada: Pós-graduação em Marionetas e Formas Animadas, Pós-graduação em Animação de Histórias e Mestrado em Educação Artística (especializações em Teatro e Artes Plásticas). Entre as suas publicações, conta-se Marionetas e Formas Animadas: Teorias e Práticas (coord. com Catarina Firmo, 2018, Companhia das Ilhas). Tem desenvolvido atividade nas áreas da criação e da programação artística. Na escrita para teatro, recebeu o Prémio de Teatro Lucilo Valdez, 2020 (Os últimos anos do homem-celha), em 2020, e o Prémio Nacional das Artes Maria João Fontaínhas, 2022 (As ressuscitadas).
EN
Holds a PhD in Theater Studies, from the Faculty of Arts of the University of Lisbon (FLUL) and is specialized in Theater and Education, from the Lisbon Theatre and Film School of the Polytechnic Institute of Lisbon. Coordinating Professor at the - Lisbon School of Education of the Polytechnic Institute of Lisbon (ESELx) and Integrated Researcher at the Center for Theater Studies at FLUL. At ESELx, he coordinates the scientific area of Theater and three advanced training courses: Postgraduation in Puppet Theatre and Animated Forms, and in Story Animation and Master's in Artistic Education (specializations in Theater and Fine Arts). His publications include Marionetas e Formas Animadas: Teorias e Práticas (coord. com Catarina Firmo, 2018, Companhia das Ilhas). He has been developing activity in the areas of creation and artistic programming. In writing for theater, he received Prémio de Teatro Lucilo Valdez, 2020 (Os últimos anos do homem-celha), in 2020, and Prémio Nacional das Artes Maria João Fontaínhas, 2022 (As ressuscitadas).
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Mónica Balsa [PT]
PT
Animadora Sociocultural, faz parte da equipa de animação das Bibliotecas de Loures desde 2001, atualmente responsável pela equipa.
Amante de narração oral, literatura, ilustração e de marionetas e formas animadas.Mistura estes universos e faz mediação e promoção da leitura para a infância, especialmente em programação direcionada para famílias, transformando as ilustrações em cenários com marionetas e formas animadas, onde a palavra também tem uma forma.
EN
Sociocultural animator, she has been part of the Loures Libraries animation team since 2001, currently responsible for the team. Passioned about oral narration, literature, illustration and puppets and animated forms. She mixes these universes and mediates and promotes reading for children, especially in programming aimed at families, transforming illustrations into scenarios with puppets and animated forms, where the word it also has a shape.
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Natália Vieira [PT]
PT
Docente de Teatro na Escola Superior de Educação de Lisboa. Integra a equipa de coordenação da Pós-graduação em Marionetas e Formas Animadas. Desde 1999 que exerce profissionalmente atividades de formação, escrita e encenação no âmbito do Teatro Comunitário. No teatro profissional, trabalhou como atriz, assistente de encenação e produtora executiva, com Luís Miguel Cintra, Miguel Seabra, Carlos Pessoa, entre outros. Tem participado em projetos de investigação e de criação artística através do CIED – ESELx (IPL – Lisboa). Participou como coautora nos livros Manual de Teatro (2014, direção de Antonino Solmer, Editora Planeta) e Marionetas e Formas Animadas (2018, coordenação de Miguel Falcão e Catarina Firmo, Editora Companhia das Ilhas).
EN
Lecturer in Theatre at the Lisbon School of Education. She is part of the coordination team of the Post-Graduation in Puppets and Animated Forms. Since 1999 she has been professionally carrying out training, writing, and directing activities within the scope of Community Theatre. In professional theater, she worked as an actress, assistant director and executive producer, with Luís Miguel Cintra, Miguel Seabra, Carlos Pessoa, among others. She has participated in research and artistic creation projects through CIED – ESELx (IPL – Lisbon). She participated as co-author in the books Manual de Teatro (2014, directed by Antonino Solmer, Editora Planeta) and Marionetas e Formas Animates (2018, coordinated by Miguel Falcão and Catarina Firmo, Editora Companhia das Ilhas).
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Paula Magalhães [PT]
PT
É investigadora do Centro de Estudos de Teatro e professora no Mestrado em Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É doutorada e mestre em Estudos de Teatro pela mesma universidade. É licenciada em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Leciona na Escola Superior de Educação de Lisboa, na Pós-Graduação em Animação de Histórias. É membro da direção executiva da revista Sinais de Cena - Revista de Estudos de Teatro e Artes Performativas. Investiga várias práticas de teatro popular em Portugal, nomeadamente o Teatro de Feira. Publicou vários estudos relacionados com Lisboa e as práticas teatrais, nomeadamente Belle Époque – A Lisboa de Finais do Século XIX e Início do Século XX (Esfera dos Livros, 2014); Teatro da Trindade 150 Anos – O Palco da Diversidade (Guerra e Paz, 2017); Sousa Bastos (INCM, 2018) e Os Loucos Anos 20: Diário da Lisboa Boémia (Planeta, 2021).
EN
Researcher and a professor at the Masters in Theatre Studies at the Centre for Theatre Studies of the School of Arts and Humanities of the University of Lisbon. She holds a PhD and a master's degree in Theatre Studies at the same University. She has a degree in Communication Sciences from the Faculty of Social Sciences and Humanities of Nova University Lisbon. She teaches at the ESELx - Lisbon School of Education, in the Post-Graduation in Animation of Stories. She is a member of the Editorial Board of Sinais de Cena – Performing Arts and Theatre Studies Journal, and of the Portuguese Association of Theatre Critics. She as published severel studies related to Lisbon and theatre practices: Belle Époque – A Lisboa de Finais do Século XIX e Início do Século XX (2014); Teatro da Trindade 150 Anos – O Palco da Diversidade (2017); Sousa Bastos (2018); and Os Loucos Anos 20: Diário da Lisboa Boémia (2021).
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Pedro Giestas [PT]
PT
Desde cedo subir aos palcos. Fosse para cantar, dançar, tocar e claro representar. Concluiu a sua formação como ator em 1995 na ESTC e depois licenciou-se em Teatro e Educação na mesma escola.
Em 2007 funda O Teatro Invisível.
Contador de estórias para adormecer anjos e fazer sonhar, pratica desde 2001. A necessidade de introduzir elementos cénicos nas estórias foi-se desenvolvendo.
Depois de estrear “O Pai Que se Tornou Mãe”, em 2016, no Poeiras, já passou por vários eventos e festivais, nomeadamente no Fólio 2017, Festival Cucu, Carnide e nas Palavras Andarilhas, 2018.
Assim se juntou aos bonequeiros, com a sua tenda de saltimbanco com vontades de percorrer caminho.
Em 2023 termina a Pós-graduação em Marionetas e Formas Animadas, na ESELX.
Não sendo nem um bonequeiro nem um marionetista designa-se como forjador: alguém que cria formas e lhes dá vida.
Próximas produções: “As Desventuras do Afortunado Cavaleiro D. Quixote”, de Miguel de Cervantes, e “A Sombra" de Hans Christian Andersen.
EN
Going on stage from an early age. To sing, dance, play and to act. He completed his degree as an actor in 1995 at ESTC and then graduated in Theater and Education at the same school. In 2007 he founded O Teatro Invisível. A storyteller to put angels to sleep and make them dream, he has been practicing since 2001. The need to introduce scenic elements into stories has developed. After premiering “O Pai Que se Tornou Mãe”, in 2016, at Poeiras, he has already been to several events and festivals, namely at Fólio 2017, Festival Cucu, Carnide and at Palavras Andarilhas, 2018. So he joined the puppeteers, with his juggling tent and wanting to walk the path. In 2023 he finishes his postgraduate degree in Puppet Theatre and Animated Forms, at ESELX. Being neither a puppeteer nor a puppeteer, he is designated as a forger: someone who creates shapes and gives them life. Upcoming productions: “The Misadventures of the Fortunate Knight Don Quixote”, by Miguel de Cervantes, and “The Shadow” by Hans Christian Andersen.
Fotografia @Homem de Melo
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Pedro Manuel [PT]
PT
É um criador e professor de teatro e performance, nascido em Lisboa
e residente em Amesterdão. Estudou Filosofia (FCSH) e Estudos de Teatro (FLUL) em Lisboa e encenação/ pesquisa artística em Amesterdão (DasArts-AHK), sendo doutorado em Estudos de Media e Performance pela Universidade de Utrecht.
Como artista, tem explorado formas de materializar a representação de presenças e ausências (de pessoas e objectos) explorando estratégias de percepção, memória e imaginação. Os seus interesses de investigação recentes variam entre cultura material, filosofias orientadas para objectos e estudos de espectralidade, trabalhando como professor no ArtEZ Hogeschool voor de Kunsten (AHK), nos Países Baixos.
EN
Theater and performance creator and teacher, born in Lisbon and resident in Amsterdam. He studied Philosophy (FCSH) and Theater Studies (FLUL) in Lisbon and staging/artistic research in Amsterdam (DasArts-AHK) and holds a PhD in Media and Performance Studies from Utrecht University. As an artist, he has explored ways of materializing the representation of presences and absences (of people and objects) by exploring strategies of perception, memory, and imagination. His recent research interests range from material culture, object-oriented philosophies, and spectral studies, working as a teacher at the ArtEZ Hogeschool voor de Kunsten (AHK) in the Netherlands.
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Rita Martins [PT]
PT
Doutorada em Estudos Artísticos, na especialidade de Estudos de Teatro, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com a tese A fábrica do Teatro do Bairro Alto (1761-1775). É investigadora integrada do Centro de Estudos de Teatro (FLUL), foi presidente da Direcção da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro e membro do Conselho Editorial da revista Sinais de cena (série I e II). Foi responsável pela edição do Teatro completo de D. João da Câmara (INCM, 2006) e publicou Raul Brandão – do texto à cena (INCM, 2007). Foi crítica de teatro do jornal Público (2004-2010). Publica em revistas e obras da especialidade e tem lecionado Estética Teatral e História do Teatro em diversas instituições (Fórum Dança, Instituto Piaget, ESTAL, entre outras).
EN
Holds a PhD in Artistic Studies, specializing in Theater Studies, from the Faculty of Arts of the University of Lisbon, with the thesis A fábrica do Teatro do Bairro Alto (1761-1775). She is an integrated researcher at the Center for Theater Studies (FLUL), was president of the Board of Directors of the Portuguese Association of Theater Critics and a member of the Editorial Board of the magazine Sinais de cena (series I and II). She was responsible for editing Teatro Completo de D. João da Câmara (INCM, 2006) and published Raul Brandão – do texto à cena (INCM, 2007). She was a theater critic for the newspaper Público (2004-2010). She publishes in specialized magazines and works and has taught Theater Aesthetics and History of Theater in several institutions (Fórum Dança, Instituto Piaget, ESTAL, among others).
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Rita Mendes [PT]
PT
É licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes em Lisboa. Posteriormente fez o curso de formação de atores na ACT- Escola de Atores. Em 2023 terminou a pós-graduação em Marionetas e Formas Animadas na Escola Superior de Educação de Lisboa. Atualmente trabalha como assistente de produção e comunicação no Teatro Meridional. Paralelamente trabalha ainda como formadora de Artes Plásticas e Teatro para crianças e como ilustradora. No projeto final da sua pós-graduação cria o seu primeiro projeto de marionetas "ALMA".
EN
Holds a degree in Painting from the Faculty of Fine Arts in Lisbon. She later took the actor training course at ACT- Escola de Atores. In 2023 she finished her postgraduate degree in Puppet Theatre and Animated Forms at the Lisbon School of Education. She currently works as a production and communications assistant at Teatro Meridional. At the same time, she also works as a Visual Arts and Theater trainer for children and as an illustrator. In her final postgraduate project she creates her first puppet project "ALMA".
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Rossana Della Costa [BR]
PT
Possui graduação em Licenciatura em Educação Artística, Habilitação: Artes Cênicas (1998); mestrado em Educação (2009) e doutorado em Educação (2018) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e doutorado em Lettres et sciences humaines (2018) pela Université Paris Nanterre (Paris X) (regime de cotutela). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Ensino e Currículo (DEC) na Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do SUL (UFRGS). Pesquisa sobre Edward Gordon Craig e sobre o tema das formas animadas na educação e na formação docente. Participa dos grupos de pesquisa GETEPE (UFRGS) desde 2008; Poéticas Cênicas: visuais e performativas (Poéticas do Inanimado) (UNESP) desde 2019 e LATA (UNB) desde 2023.
EN
Holds a degree in Art Education, Qualification: Performing Arts (1998); master's degree in Education (2009) and PhD in Education (2018) from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS); and a PhD in Lettres et sciences humaines (2018) from the Université Paris Nanterre (Paris X) (cotutelage regime). She is currently an assistant professor in the Department of Teaching and Curriculum (DEC) at the Faculty of Education (FACED) at the Federal University of Rio Grande do SUL (UFRGS). She researches Edward Gordon Craig and the topic of animated forms in education and teacher training. She has participated in the GETEPE (UFRGS) research groups since 2008; Scenic Poetics: visual and performative (Poetics of the Inanimate) (UNESP) since 2019 and LATA (UNB) since 2023.
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Rui Pina Coelho [PT]
PT
É Professor Auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL). Dirige o Centro de Estudos de Teatro da FLUL. Dirige a Sinais de Cena: Revista de Estudos de Estudos de Teatro e Artes Performativas, de 2015 a 2021. Coordena o volume Teatro Contemporâneo Português: Experimentalismo, Política e Utopia [título provisório](TNDMII/Bicho do Mato, 2017). Coordenou o Laboratório de Escrita para Teatro, do Teatro Nacional D. Maria II, entre 2015 e 2019. Desde 2010, colabora regularmente com o TEP – Teatro Experimental do Porto, enquanto dramaturgo e dramaturgista.
EN
Assistant Professor at the School of Arts and Humanities at University of Lisbon (FL.UL). He is the Head of the Centre for Theatre Studies at FL.UL. He directed Sinais de cena: Performing Arts and Theatre Studies Journal from 2015 to 2021. He coordinated the volume Teatro Contemporâneo Português: Experimentalismo, Política e Utopia [título provisório] (TNDMII/Bicho do Mato, 2017). He coordinated the Writing Laboratory for Theater, at Teatro Nacional D. Maria II, between 2015 and 2019. Since 2010, he works with Teatro Experimental do Porto (TEP) as a playwright and dramaturg.
Fotografia @Vitorino Coragem
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Rute Ribeiro [PT]
PT
Marionetista, encenadora e programadora. Codiretora artística da companhia A Tarumba (AT) e do FIMFA Lx - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas. Título de especialista em Artes/Teatro/Teoria, pelo Instituto Politécnico de Lisboa, 2013. Licenciada em História pela Universidade Autónoma de Lisboa, 1991-95. Trabalha profissionalmente no teatro de marionetas desde 1991. Tem colaborado como professora convidada na área de Teatro e fez parte da equipa de coordenação das Pós-graduações em Marionetas e Formas Animadas e em Animação de Histórias na Escola Superior de Educação de Lisboa. Dirige regularmente ações de formação em diversas instituições nacionais e internacionais. Tem várias obras publicadas no domínio do Teatro de Marionetas. Artista convidada da O'Neill National Puppetry Conference 2024 - Eugene O’Neill Theater Center, nos Estados Unidos.
EN Puppeteer, director, and programmer. Artistic co-director of the company A Tarumba (AT) and FIMFA Lx - International Festival of Puppetry and Animated Forms. Specialist title in Arts/Theatre/Theory, from the Polytechnic Institute of Lisbon, 2013. Degree in History from the Autonomous University of Lisbon, 1991-95. She has worked professionally in puppet theater since 1991. She has collaborated as a guest professor in Theater and was part of the team coordinating the Post-Graduation in Puppet Theatre and Animated Forms and in Animation of Stories at the Lisbon School of Education. She regularly leads training activities in several national and international institutions. She has several published works in the field of Puppet Theater. Guest artist at the O'Neill National Puppetry Conference 2024 - Eugene O’Neill Theater Center, in the United States.
Fotografia @Alípio Padilha
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Sara Belo [PT]
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É actriz, cantora, professora de voz (na ESTC desde 2004) e experimentalista vocal. É doutorada em Artes pela UL com a tese "A Voz como impulsionador da criação cénica — a Pré-voz como alicerce de um Teatro Vocal". Trabalhou com os encenadores João Brites (O Bando), João Mota (Comuna), Jorge Silva Melo (Artistas Unidos), Carlos Pessoa (Garagem) e tem colaborado frequentemente com os compositores Jorge Salgueiro, (óperas/espectáculos tais como: Quixote, Saga, Salto, Quarentena, Almenara) e com Daniel Schvetz com quem gravou um CD Canção de Vidro lançado em Bruxelas em 2017. Como experimentalista vocal realizou diversos trabalhos nomeadamente no duo aCorda (prémio Jovens Criadores 2008 - CPAI) e a sua primeira criação em 2014 — MAGMA, solo vocal — no Teatro Meridional. Em 2022, foi Beatriz no último espectáculo a partir trilogia de Dante, Paraíso, estreada no T. N. D. Maria II. Neste momento integra o elenco de Orpheu com texto original de Hélia Correia, dirigido por Pedro Ramos.
EN
Actress, singer, voice teacher (at ESTC since 2004) and vocal experimentalist. She has a PhD in Arts from UL with the thesis "The Voice as a driver of scenic creation — Pre-voice as the foundation of a Vocal Theater". She worked with the directors João Brites (O Bando), João Mota (Comuna), Jorge Silva Melo (Artistas Unidos), Carlos Pessoa (Garagem) and has frequently collaborated with the composers Jorge Salgueiro, (operas/shows such as: Quixote, Saga, Salto, Quarentena, Almenara) and with Daniel Schvetz with whom she recorded a CD Canção de Vidro released in Brussels in 2017. As a vocal experimentalist she carried out several works, namely in the duo aCorda (Jovens Criadores award 2008 - CPAI) and her first creation in 2014 — MAGMA, vocal solo — at Teatro Meridional. In 2022, she was Beatriz in the last show from Dante's trilogy, Paraíso, premiered at the T. N. D. Maria II. At this moment she is part of the cast of Orpheu with original text by Hélia Correia, directed by Pedro Ramos.
Fotografia @Francisco António Abreu
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Shaday Larios [MX]
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É doutorada em Artes Cénicas pela Universidade Autónoma de Barcelona, onde concentrou a sua investigação na filosofia do objeto em cena. É licenciada em Língua e literatura espanhola pela Universidade de Guanajuato. É mestre em Investigação Antropológica e suas Aplicações na UNED em Madrid. Co-dirige a companhia de teatro de objetos documentários Oligor y Microscopía, com o seu parceiro Jomi Oligor (oligorymicroscopia.org). É co-fundadora com Jomi Oligor e Xavier Bobès da El Solar. Agencia de Detectives de Objetos (agenciaelsolar.org), com a qual realiza trabalhos de campo em diversas comunidades para explorar junto dos seus residentes os vínculos entre território, memória e cultura material. É autora dos livros Escenarios Post-catástrofe: Filosofía Escénica del desastre (Premio Internacional de Ensayo Teatral CITRU-Paso de Gato- ARTEZ, 2010), Los objetos vivos. Escenarios de la materia indócil (Paso de Gato, 2018), Detectives de objetos (La uÑa RoTa, 2019), Teatro de objetos documentales (La uÑa RoTa, 2023). Coordena o Circuito de Memoria Material, em diversos países através do qual publicou seis obras de textos colaborativos em torno dos objetos como documentos. Dedica-se à docência de materialidades insubmissas em várias instituições europeias e latino-americanas.
ES
Es Dra. en Artes Escénicas por la Universidad Autónoma de Barcelona en donde concentró sus estudios en la filosofía del objeto en escena. Es Lic. en Letras Españolas por la Universidad de Guanajuato. Estudia la maestría en Investigación Antropológica y sus Aplicaciones en la UNED de Madrid. Co-dirige la compañía de teatro de objetos documentales Oligor y Microscopía (OyM) junto a su socio español Jomi Oligor (oligorymicroscopia.org). Es cofundadora junto a Oligor y Xavier Bobés de El Solar.Agencia de Detectives de Objetos (ESADO – agenciaelsolar.org) con la que realiza trabajos de campo en distintas comunidades para explorar junto a sus residentes los vínculos entre territorio, memoria y cultura material. Es autora de los libros Escenarios Post-catástrofe: Filosofía Escénica del desastre (Premio Internacional de Ensayo Teatral CITRU-Paso de Gato- ARTEZ, 2010), Los objetos vivos. Escenarios de la materia indócil (Paso de Gato, 2018), Detectives de objetos (La uÑa RoTa, 2019), Teatro de objetos documentales (La uÑa RoTa, 2023). Coordina el Circuito de Memoria Material en distintos países a través del cual ha editado seis publicaciones de textos colaborativos en torno a los objetos como documentos. Se dedica a la docencia de las materialidades insumisas en varias instituciones europeas y latinoamericanas.
EN
Holds a PhD in Performing Arts from the Autonomous University of Barcelona where she concentrated her studies on the philosophy of the object on stage. She has a degree in Spanish Letters from the University of Guanajuato. She is has Master's degree in Anthropological Research and its Applications at the UNED in Madrid. She co-directs the documentary object theater company Oligor y Microscopía with her partner Jomi Oligor (oligorymicroscopy.org). She is co-founder with Oligor and Xavier Bobés of El Solar. Object Detective Agency (agencyelsolar.org) with which she carries out field work in different communities to explore with their residents the links between territory, memory and culture material. She is the author of the books Escenarios post-catástrofe: filosofía escénica del desastre, (CITRU-Paso de Gato-ARTEZ International Theater Essay Award, 2010), Los objetos vivos. Escenarios de la materia indócil (Paso de Gato, 2018), Object detectives (La uÑa RoTa, 2019), Detectives de objetos (La uÑa RoTa, 2019), Teatro de objetos documentales (La uÑa RoTa, 2023). She coordinates the Circuito de Memoria Material, in different countries through which she has edited six publications of collaborative texts around objects as documents. She is dedicated to teaching insubordinate materialities in various European and Latin American institutions.
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Sónia Vieira Cardoso [PT]
PT
Licenciou-se em Ciências da Educação com particular ênfase em pedagogia especializada e formação para adultos, áreas que completou com estudos em linguística do francês língua estrangeira, na Faculdade de Letras (ELCF), Genebra. Formou-se em teatro pelo Conservatoire Populaire de Genève. Do teatro mantem ativo o uso de inúmeras ferramentas de trabalho para projectos de teatro na comunidade, sempre estimulada pelo interesse em compreender a forma como os saberes se transmitem em espaços formais e informais. Foi formadora no CSIR (centre social d’intégration des réfugiés) para o ensino de francês e alfabetização de públicos adultos, em Lausanne. Foi formadora na UOSSM (medical humanitarian organization), na área da mediação cultural e integração de requerentes de asilo, em Genebra. Assumiu a direção pedagógica de um jardim-de-infância, estrutura que lhe permitiu pôr em prática a sua própria metodologia de ensino, muito inspirada pela pedagogia da descoberta e pelo ensino indutivo. Em 2021 realizou e produziu a sua primeira curta-metragem, “SOLOS”, obra que foi premiada no Portugal Indie Film Festival, em 2022. Em 2023, fez a Pós-Graduação em Marionetas e Formas Animadas, na ESELx.
EN
Graduated in Educational Sciences with particular emphasis on specialized pedagogy and adult training, areas that she completed with studies in linguistics of French as a foreign language, at the Faculty of Arts (ELCF), Geneva. She graduated in theater from the Conservatoire Populaire de Genève. From theater she brings the use of numerous work tools for theater projects in the community, always stimulated by the interest in understanding the way in which knowledge is transmitted in formal and informal spaces. She was a trainer at CSIR (centre social d’ intégration des réfugiés) for teaching French and literacy to adults, in Lausanne. She was a trainer at UOSSM (medical humanitarian organization), in the area of cultural mediation and integration of asylum seekers, in Geneva. She took on the pedagogical direction of a kindergarten, a structure that allowed her to put into practice her own teaching methodology, very inspired by the pedagogy of discovery and inductive teaching. In 2021 she directed and produced her first short film, “SOLOS”, a work that was awarded at the Portugal Indie Film Festival, in 2022. In 2023, she completed the Post-Graduation in Puppet Theatre and Animated Forms, at ESELx.
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Susana Vidal [ES]
PT
Nasceu em Córdoba em 1975. Reside em Lisboa desde 1997. Encenadora, professora, investigadora, dramaturga e atriz. É Doutora em Práticas Artísticas no programa de Doutorado em Humanidades, Artes e Educação da UCLM, Mestre em Artes e Licenciada em Belas Artes pela UCLM. É pós-graduada em Artes Cênicas pelo CEART-UDESC (Brasil). É professora adjunta convidada na Escola Superior de Teatro e Cinema do IPL e Professora adjunta convidada na Escola Superior de Educação do IPL, onde leciona as disciplinas de corpo na Pós-graduação em Marionetas e Formas Animadas e na Pós-graduação em Animação de Histórias. Foi professora adjunta na licenciatura de Artes Performativas da ESTAL. Foi professora convidada na Licenciatura de Artes Performativas e Tecnologias da Universidade Lusófona. É investigadora integrada no CIEBA – Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Encenou mais de quarenta espetáculos que foram apresentados em países como: França, Espanha, Itália, Brasil, Alemanha e Portugal.
EN
Born in Córdoba in 1975. Lives in Lisbon since 1997. Director, teacher, researcher, playwright, and actress. She has a PhD in Artistic Practices in the Doctoral Program in Humanities, Arts and Education at UCLM, a Master of Arts and a Bachelor of Fine Arts from UCLM. She has a postgraduate degree in Performing Arts from CEART-UDESC (Brazil). She is a guest adjunct professor at the IPL Lisbon Theatre and Film School and at the IPL Lisbon School of Education, in where she teaches in the Post-Graduation in Puppet Theatre and Animated Forms and in the Post-Graduation in Animation of Stories. She was an adjunct professor in the Performing Arts degree at ESTAL. She was a guest professor at the Performing Arts and Technologies Degree at Universidade Lusófona. She is a researcher at CIEBA – Faculty of Fine Arts at the University of Lisbon. She staged more than forty shows that were presented in countries such as: France, Spain, Italy, Brazil, Germany, and Portugal.
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Valeria Sacco [IT]
PT
Valeria Sacco est marionnettiste, actrice, metteuse en scène et scénographe. Après avoir obtenu son diplôme d'actrice à l'École d'Art Dramatique Paolo Grassi de Milan en 2002, elle entame un parcours de formation et de recherche dans les différents langages du théâtre de marionnettes. Parmi les rencontres les plus importantes: Guido Ceronetti, au Piccolo Teatro de Milan en 2002; Fabrizio Montecchi dans diverses productions du Teatro GiocoVita de 2005 à aujourd'hui; Philippe Genty à l'occasion d'un stage organisé par l'Universidad Nacional de San Martin de Buenos Aires en 2008. En 2004, elle fonde sa compagnie Riserva Canini, lieu de l'imaginaire et de l'impossible. Avec Riserva Canini – laureate du prix EOLO AWARD 2014 en tant que meilleure compagnie de "Teatro di Figura" en Italie – elle crée plusieurs spectacles représentés en Italie et à l'étranger. Depuis 2019, elle enseigne à ANIMATERIA, cours professionnel pour opérateurs experts en techniques et langages de la marionnette, financé par le Fonds Social Européen et la région Émilie-Romagne.
EN
Valeria Sacco is a marionnettiste, actress, metteuse en scène et scénographe. After he obtained his diploma in acting at the École d'Art Dramatique Paolo Grassi de Milan in 2002, he entered a parcours de formation et de recherche dans les différents langages du théâtre de marionnettes. Parmi les encounters les most important: Guido Ceronetti, at Piccolo Teatro de Milan in 2002; Fabrizio Montecchi in diverse productions at Teatro GiocoVita from 2005 to aujourd'hui; Philippe Genty on the occasion of a stage organization at the Universidad Nacional de San Martin de Buenos Aires in 2008. In 2004, he founded his company Riserva Canini, lieu de l'imaginaire et de l'impossible. Avec Riserva Canini – laureate du prix EOLO AWARD 2014 en tant que meilleure compagnie de "Teatro di Figura" en Italy – elle creée plusieurs spectacles représentés en Italy et à l'étranger. After 2019, he taught ANIMATERIA, a profession for operators experts in techniques and languages of the marionette, financed by the Fonds Social Européen et la région Émilie-Romagne.
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Valmor Níni Beltrame [BR]
PT
Doutor em Teatro (2001) pela Universidade de São Paulo – USP. Professor e pesquisador em Teatro na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC (1988 – 2017). Atuou no Programa de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) onde orientou pesquisas e ministrou disciplinas sobre Teatro de Animação. Integrou o Grupo Gralha Azul Teatro, (1978 a 1986) dirigindo e atuando em diversos espetáculos. Criou e editou a Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas. Atualmente edita a Revista Mamulengo e preside a Comissão de Pesquisa da ABTB – Associação Brasileira de Teatro de Bonecos – UNIMA Brasil. É curador do Festival Nacional de Teatro para Crianças e Jovens, de Blumenau (SC) - FENATIB e do ANIMANECO – Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Joinville (SC).
EN
Holds a PhD in Theater (2001) from the University of São Paulo – USP. Professor and researcher in Theater at the State University of Santa Catarina – UDESC (1988 – 2017). He worked in the Graduate Program (Master's and Doctorate) where he supervised research and taught courses on Animation Theater. He was a member of the Gralha Azul Teatro Group (1978 to 1986) directing and acting in several shows. He created and edited Móin-Móin - Journal of Studies on Theatre of Animated Forms. He currently edits the Mamulengo Magazine and chairs the Research Committee of ABTB – Brazilian Association of Puppet Theater – UNIMA Brasil. He is the curator of the National Festival of Theater for Children and Youth, of Blumenau (SC) - FENATIB and of ANIMANECO - International Festival of Puppet Theater of Joinville (SC).
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