Passar para o conteúdo principal

As provas públicas para obtenção do grau de mestre em educação artística, tiveram início em dezembro de 2012.

Data

Dissertação/ Projeto / Autor

Júri
27/12/19


Título | Um estudo sobre os usos criativos do smartphone e da Internet na disciplina de História da Cultura e das Artes

Maria Luisa Luis Duarte

Professor Doutor Miguel Falcão
(presidente / ESELx)

Professor Doutor Aldo Manuel Serra Passarinho
(arguente/ Escola Superior de Educação de Beja)

Professor Doutor Leonardo Charréu
(orientador / ESELx)

27/12/19


Projeto “Boca Aberta” do Teatro Nacional D. Maria II: Formação de educadores de infância e fruição de espetáculos por crianças em idade pré-escolar

Patrícia Margarida Mourato Videira Cotão

Professora Doutora Teresa Maria de Sousa Santos Leite
(presidente / ESELx)

Professora Doutora Maria João Monteiro Brilhante
(arguente/ Faculdade de Letras da Universidade Lisboa)

Professor Doutor Miguel Falcão
(orientador / ESELx)

27/12/19

Projeto “Boca Aberta” do Teatro Nacional D. Maria II: Conceções e processos de criação relativos a espetáculos teatrais para a Infância

Cidália Daniela Ferreira Carvalho

Professora Doutora Teresa Maria de Sousa Santos Leite
(presidente / ESELx)

Professora Doutora Maria João Monteiro Brilhante
(arguente/ Faculdade de Letras da Universidade Lisboa)

Professor Doutor Miguel Falcão
(orientador / ESELx)
 
19/12/19

O teatro no percurso dos “Guardiões”: Formação interpares para professores de diferentes disciplinas

Ana Luísa Alexandre da Silva Bento Miranda

Professora Doutora Teresa Isabel Matos Pereira
(presidente / ESELx)

Professora Doutora Carla Maria Faria Alves Pires Antunes
(arguente/ Instituto de Educação da Universidade do Minho)

Professor Doutor Miguel Falcão
(orientador / ESELx)
 
29/07/2019

A metáfora da viagem para uma visão artística do currículo do ensino profissional: Experiências artísticas integradas em cursos de cuidados sociais

Maria Madalena Figueira Coelho e Campos Ghira

Miguel Falcão
(presidente / ESELx)

Paulo Pires do Vale
(arguente/ Professor Universitário e Comissário do Plano Nacional de Artes)

Leonardo Charréu
(orientador / ESELx)

14/09/2018

O teatro como descodificador do espaço museológico: uma abordagem no Museu do Oriente

Susana Mendes Mendonça

Teresa Maria de Sousa Santos Leite
(presidente / ESELx)

David Santos
(arguente/ Direção-Geral do Património Cultural)

Miguel Falcão
(orientador / ESELx)

11/07/2018

Conferência Mundial de Educação Artística (2006), dez anos depois: conceções e expectativas sobre as artes na educação e o perfil do professor de Teatro

Rita Maria Bandeira Afonso Durão

Teresa Pereira
(presidente / ESELx)

Catarina Martins
(arguente/ Faculdade Belas Artes -Univ. Porto)

Miguel Falcão
(orientador / ESELx)

28/05/2018

O teatro como estratégia facilitadora das relações interpessoais: um projeto com jovens em risco numa casa de acolhimento

Crispim Gregório Salgado Santos Rodrigues

Miguel Falcão
(presidente / ESELx)

Ana Bela Mendes
(arguente / ESELx)

Teresa Maria de Sousa Santos Leite
(orientador / ESELx)

26/03/2018

Desvendar’te – Projeto de Animação Teatral com idosos: contributo para o envelhecimento ativo

Laura Fernandes

Miguel Falcão
(presidente / ESELx)

Rita Wengorovius
(arguente / ESTC)

Teresa Maria de Sousa Santos Leite
(orientador / ESELx)

21/12/2017

Lugares de memória: projeto de educação artística em contexto não formal em Alhos Vedros

Sílvia da Conceição Ferreira Viola

Miguel Falcão
(presidente / ESELx)

Mário Caeiro
(arguente / IP Leiria)

Cátia Sofia Tiago Duarte Rijo
(orientador / ESELx)

21/12/2017

O papel das artes plásticas no desenvolvimento da inteligência emocional em adolescentes

Diogo Miguel Cordeiro Soares

Miguel Falcão
(presidente / ESELx)

Maria Margarida Teixeira Barradas Calado
(arguente / Faculdade de Belas Artes – Universidade de Lisboa)

José Pedro Rangel dos Santos Regatão
(orientador / ESELx)

20/12/2017

A educação artística em Portugal (2006-2016): estruturas curriculares e sistemas de apoios como espelhos das políticas educativas

Ana Isabel Augusto Pires

Teresa Maria de Sousa Santos Leite
(presidente / ESELx)

Jorge Ramos do Ó
(arguente / Instituto de Educação – Universidade de Lisboa)

Miguel Falcão
(orientador / ESELx)

20/12/2017

Pensar a identidade: do museu à escola como experiência do tangível

Ricardo José Farias Guerreiro Campos 

Miguel Falcão
(presidente / ESELx)

João Paulo Queirós
(arguente / Faculdade de Belas Artes – Universidade de Lisboa)

Teresa Isabel Matos Pereira
(orientador / ESELx)

19/12/2017

Os museus e o público sénior: proposta de procedimentos para uma visita a um museu de arte para um público sénior de baixo nível de escolaridade

Ana Lúcia de Barros Guarita 

Teresa Isabel de Matos Pereira
(presidente / ESELx)

Ana Cristina Batalha Bernardo Gama
(arguente / ESELx)

Ana Bela Figueiredo Mendes
(orientador / ESELx)

19/12/2017

Educação artística e matemática: uma experiência no 1.º ciclo do ensino básico

Ana Margarida Bastos Gonçalves 

Miguel Falcão
(presidente / ESELx)

José Pedro Rangel dos Santos Regatão
(arguente / ESELx)

Silvia Raquel Carvalho de Castro
(orientador / ESELx)

15/11/2017

A tridimensionalidade nas artes plásticas em Jardim de Infância

Mónica Bastos Bate

Miguel Falcão
(presidente / ESELx)

Ana Bela Mendes
(arguente / ESELx)

Teresa Maria de Sousa Santos Leite
(orientador / ESELx)

18/12/2015

Formar o «Leitor Público»: Contributos do teatro para o desenvolvimento da leitura em voz alta

Duarte Victor

Teresa Leite
(presidente/ ESELx)

Miguel Falcão
(orientador/ ESELx)

Maria Helena Serôdio
(arguente/ FL-UL)

17/12/2015

Grandes obras, grandes artistas: Abordagem da obra de arte em jardim-de-infância, 5-6 anos

Rita Rovisco

Miguel Falcão (presidente/ ESELx)

Ana Bela Mendes
(orientador/ ESELx)

Teresa Pereira
(arguente/ FL-UL)

17/12/2015

Conceções e práticas sobre emoções no faz-de-conta em jardim-de-infância

Filipa Pereira

Teresa Leite (presidente/ ESELx)

Miguel Falcão
(orientador/ ESELx)

Catarina Tomás
(arguente/ ESELx)

16/12/2015

O teatro como lugar de reinvenção de públicos: Conceções sobre a formação do espectador

Ana Rita Nabais

Teresa Pereira (presidente/ ESELx)

Miguel Falcão
(orientador/ ESELx)

Vera Amorim
(arguente/ ESD-IPL)

25/06/2015

Conceções dos professores sobre a disciplina de Interpretação do Curso Profissional de Artes do Espetáculo

Alfredo Pereira Nunes

Teresa Pereira (presidente/ ESELx)

Miguel Falcão
(orientador/ ESELx)

Carla Antunes
(arguente/ IE-UMinho)

22/12/2014

Centro Artístico Infantil da Fundação Calouste Gulbenkian Contributo para a Educação Artística em Portugal

Dora Pacheco

Miguel Falcão (presidente/ ESELx)

Ana Bela Mendes (orientadora/ ESELx)

Margarida Calado (arguente/ FBA-UL)

22/12/2014

A Formação de Professores na Mostra de Teatro das Escolas de Sintra

Sandra Gomes

Teresa Leite (presidente/ ESELx)

Miguel Falcão (orientador/ ESELx)

Isabel Bezelga (arguente/ EA-UÉvora)

19/12/2014

Programação em Artes Performativas para Idosos nos Serviços Educativos das Redes Culturais

Sónia Dias

Teresa Leite (presidente/ ESELx)

Miguel Falcão (orientador/ ESELx)

Eugénia Vasques (arguente/ ESTC-IPL)

09/07/2014

A arte contemporânea enquanto elemento facilitador da autovalorização dos jovens perante as suas criações artísticas

[especialização em artes plásticas na educação]

Ana Clérigo

Miguel Falcão (presidente/ ESELx)

Ana Bela Mendes (orientadora/ ESELx)

Constança Pignateli Vasconcelos (arguente/ ULusófona)

31/01/2014

Ser mulher, aqui: Teatro, género, comunidade

[especialização em teatro na educação]

Susana Gaspar

Teresa Leite (presidente/ ESELx)

Miguel Falcão (orientador/ ESELx)

Eugénia Vasques (coorientadora/ ESTC)

Teresa Joaquim (arguente/ UAberta)

20/12/2013

O impacto de um programa de estimulação em jogo dramático no desenvolvimento da linguagem em crianças pré-escolares

[especialização em teatro na educação]

Ana Pinto

Miguel Falcão (presidente/ ESELx)

João Rosa (orientador/ ESELx)

João Menau (coorientador/ ESELx)

Elisabete Gomes (arguente/ ESELx)

19/12/2013

A Arte/Expressão Plástica numa inter-relação com a Matemática/Geometria: um projeto no Jardim de Infância

[especialização em artes plásticas na educação]

Cecília Guerra

Miguel Falcão (presidente/ ESELx)

Ana Bela Mendes (orientadora/ ESELx)

Cristina Loureiro (coorientadora/ ESELx)

Mário Kong (arguente/ FA-UL)

18/12/2013

A Educação Artística e o desenvolvimento da Criatividade e Autonomia dos alunos de um curso profissional

[especialização em artes plásticas na educação]

Filomena Afonso

Miguel Falcão (presidente/ ESELx)

Teresa Leite

(orientadora/ ESELx)

Ana Bela Mendes

(arguente/ ESELx)

18/12/2013

Perceção da contemporaneidade pelos pré-adolescentes: o que se aprende com a obra de arte

[especialização em artes plásticas na educação]

Carla Pereira

Miguel Falcão (presidente/ ESELx)

Ana Bela Mendes (orientadora/ ESELx)

Graça Carvalho (arguente/ ESELx)

28/12/2012

O Teatro na comunidade de Torres Vedras: As práticas de criação e de fruição em torno do Grupo do Grémio Artístico Torreense

[especialização em teatro na educação]

Benedita Freitas

Ana Bela Mendes (presidente/ ESELx)

Miguel Falcão (orientador/ ESELx)

Maria João Brilhante (arguente/ FL-UL)

28/12/2012

O Teatro – Espaço de encontro de uma comunidade

[especialização em teatro na educação]

Cassilda Costa

Teresa Leite (presidente/ ESELx)

Miguel Falcão (orientador/ ESELx)

Eugénia Vasques (arguente/ ESTC-IPL)

20/12/2012

A Expressão Dramática/ Teatro no1º ciclo do ensino básico: Conceções e práticas de professores

[especialização em teatro na educação]

Berta Pereira

Ana Bela Mendes (presidente/ ESELx)

Teresa Leite (orientadora/ ESELx)

João Menau (coorientador/ ESELx)

Maria de São Pedro Lopes (arguente/ ESECS-IPLeiria)

20/12/2012

As formas animadas e a criatividade

[especialização em teatro na educação]

Sónia Vieira

Miguel Falcão (presidente/ ESELx)

Ana Bela Mendes (orientadora/ ESELx)

Maria de São Pedro Lopes (arguente/ ESECS-IPLeiria)

19/12/2012

A educação do corpo na formação do ator

[especialização em teatro na educação]

Helena Vascon

Miguel Falcão (presidente/ ESELx)

Ana Bela Mendes (orientadora/ ESELx)

Vanda Nascimento (coorientadora/ ESD-IPL)

Maria João Alves (arguente/ FMH-UTL)

18/12/2012

Teatro no 1º ciclo do ensino básico: Relação entre formação dos professores e práticas pedagógicas [especialização em teatro na educação]

Luís António

Ana Bela Mendes (presidente/ ESELx)

Miguel Falcão (orientador/ ESELx)

Teresa Leite (arguente/ ESELx)

18/12/2012

O teatro de marionetas e o desenvolvimento da oralidade no 2º ciclo do ensino básico [especialização em teatro na educação]

Ana Cláudio

Teresa Leite (presidente/ ESELx)

João Rosa (orientador/ ESELx)

João Menau (coorientador/ ESELx)

Miguel Falcão (arguente/ ESELx)